Hoje tem vidro de todo jeito e para tudo: Que protege dos raios UV, sol, calor, barulho, resistente à arranhões, ao fogo, antirreflexo, antivandalismo, vidro laminado, colorido, impresso, vidro temperado, reflexivo, que quebra assim, que quebra assado, nossa! Como tem vidro! Então, vamos falar ao menos dos mais usados na construção e decoração da casa?

Vidro Comum, Float ou cristal

É o vidro mais comum no Brasil. Ele é feito com sílica, potássio, alumina, sódio, magnésio e cálcio, misturadas e fundidas no forno a 1.000 graus. Esta mistura é derramada num tanque de estanho e espalhado uniformemente. Ele pode ter diversas cores e espessuras de 2 a 19 mm. É usado na construção civil, indústria de móveis e decoração e para fazer todos os tipos de vidros planos. Ele pode ser liso ou texturizado. É uma beleza, mas é frágil. E quando quebra, seus pedaços são cortantes e pontiagudos, por isso seu uso em casa deve ser limitado a pequenas dimensões ou ter maior espessura.

01-vidro-comum-float

(vidro float texturizado – Fonte: Clique arquitetura)

marb-rj-painel-Tampo-de-Mesa-Vidracaria-Daimond-Vidros-Salvador

Mesa em vidro comum

E qual a diferença entre Vidro Laminado e Vidro Temperado ?

Vidro Laminado

Vidro de segurança composto por 2 ou mais lâminas interligadas de vidro e por uma ou mais camadas de EVA (Etileno-Vinil-Acetato), Resina ou Polivinil (PVB). A quantidade de camadas define a resistência dele a impactos. Se o vidro se quebra os cacos permanecem presos, o que dá maior segurança. Ele pode proporcionar conforto acústico e filtrar até 99.6% dos raios ultravioletas (aqueles que descolorem móveis e tecidos). E dependendo dos vidros usados também proporcionam conforto térmico.

marb-rjUntitled-210Composição do Laminado

wikipedialaminadoquebradoLaminado quebrado

O vidro laminado simples é o mais usado na arquitetura: Divisórias, boxes, portas, janelas, guarda-corpo, etc. Há vidros laminados usando vidros especiais (jateado, impresso, temperado, etc,) que aumentam ainda mais a beleza, funcionalidade e possibilidades de uso – até como parte estrutural de um imóvel, sabia?

psdovidro laminados02Escada com degrau em vidro laminado

O vidro temperado é obtido pela passagem do vidro comum por um forno de têmpera (A têmpera é um processo onde o vidro é aquecido e depois resfriado rapidamente). É um vidro de segurança porque em caso de quebra se fragmenta em pequenos pedaços de bordas pouco cortantes. O vidro temperado também possui maior resistência à flexão e pode suportar diferenças de temperaturas de até 200°C. Ele não pode ser cortado, quer dizer, se for produzido com as medidas erradas, não tem como corrigir. Usado em portas de vidro, boxes de banheiro, janelas laterais de carros, etc. A espessura varia entre 6, 8 e 10 mm, pode ser liso ou áspero, além de ser encontrado diversos tons.

 renoveinterioresPorta-de-Vidro-TemperadoPorta de vidro temperado

vidracariayang quebrado

caquinhos do vidro temperado quebrado

Para limpar o vidro temperado: caso tenha pó acumulado passe um pano seco ou papel-jornal. Não aplique limpa-vidros diretamente no vidro, nem ao sol, pois pode manchá-lo.

ocnetbancadacomvidro temperado mesa-cozinhajpg1400674667537c996b01783bancada em vidro temperado

atlanticboxbox-para-banheiro-vidro-sistema-elite-rollit_2013a-99

box em vidro temperado

A indicação de hoje para aquisição de vidro laminado e vidro temperado  é a Vitron Glass. Excelência para desenvolver o projeto que você precisa.

E aguarde o próximo post da série, quando vou falar de diversos vidros que são variações interessantes destes que apresentei aqui…

(Este post recebeu incentivo para ser divulgado. Incentivo este aceito porque o Simples Decoração reconhece a importância e positividade da campanha veiculada e a recomenda a você).

3 COMENTÁRIOS

  1. box do meu banheiro quebrou em pedaço aff que susto levei eria jogar fora mais minha mae disse faz arte com o quebrado kkkk boa ideia vou fazer ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui