A “cozinha-corredor” é quase uma unanimidade nos projetos de imóveis com pequena ou média metragem.  Aberta ou não para a sala, chamo assim as cozinhas estreitas e compridas que quase sempre só permitem móveis e eletrodomésticos em uma das  paredes mais compridas. Vamos ver 20 cozinhas-corredor bem organizadas?

20 cozinhas-corredor bem organizadas

Apesar do pouco espaço, a cozinha-corredor pode ser uma boa área de trabalho, desde que tenhamos atenção a algumas “regras” básicas:

cozinha-corredor-bem-distribuida-1 - 20 cozinhas-corredor bem organizadas
foto: AchadosdeDecoracao

1) Disposição geladeira-pia-fogão: Desta forma o fluxo do trabalho é o mais racional, evitando idas e vindas desnecessárias

cozinha corredor com divisória de vidro com adesivo
Foto: diariodoape

2) Geladeira perto da entrada – Assim quem vai somente pegar uma água na geladeira atrapalha menos quem está trabalhando, É bom que os copos também fiquem perto.

cozinha branca e vermelha
Foto: revistacasalinda

3) Ótima iluminação para o trabalho – Colocar lâmpadas (que não esquentem e sejam branco quente – ou amarelo) na parte inferior dos armários superiores e coifa é uma ótima medida.

2 cozinhas corredor - branca e rosa e preta e branca
Foto: CasaAbril
Cozinha corredor branca e madeira
Foto: AchadosdeDecoracao

4) A melhor ventilação possível – Uma área que “esquenta” precisa de uma boa ventilação para o conforto de quem lá trabalha. E uma boa exaustão leva os odores para fora de casa e não para a sala.

Seguindo estas 4 regras dentro do possível, vc terá uma cozinha, além de bonita e fácil de manter, muito eficiente. Veja estas outras ideias para você se inspirar:

2 cozinhas corredor - preta, madeira e vermelho e madeira e branco
Foto: CasaAbril
2 cozinhas corredor em cores neutras
Fotos: apartmentTherapy e arquitetandoideias
2 cozinhas corredor ~Laranja e cinza e branco
Foto: CasaAbril e delikatessen
2 cozinhas corredor em branco
Fotos: arquitetandoideias, e CasaeJardim
2 cozinhas corredor cores neutras
Fotos: delikatissen e designeoqueha
cozinha e lavanderia planejadas - em branco
Foto: revistacasalinda
2 cozinhas corredor - amarelo, branco e cinza e prata e preto
Fotos: designlimaromao e  homify

22 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Lucia
    Se para fazer esta integração é preciso derrubar paredes, eu sugiro a vc que faça isso somente com profissional que execute e se responsabilize pelo serviço. Inclusive se vc morar em condomínio, dependendo da cidade, pode ser obrigada pelo síndico a apresentar documento de responsabilização para fazer a obra.
    Caso não seja o caso de derrubar paredes e queira fazer um atendimento on-line comigo, então me escreva ([email protected]) e para agilizar o orçamento, já envie fotos e planta ou desenho com as medidas das paredes das duas áreas, ok ?
    aguardo vc
    abs
    Rosana

  2. Olá Rosana, tudo bem. Tenho uma cozinha que mede 3×3 e gostaria de fazer uma transformação deixando integrada cozinha e área de serviço. Poderia me ajudar?
    Abraço.
    Lucia Almeida

  3. Oi, Ingridy,
    Sua questão é muito ampla, não sei exatamente o que vc deseja. Escreva novamente deixando claro quais são os seus problemas especificamente e eu tentarei lhe ajudar.
    bjo
    Rosana

  4. Olá!
    Gostaria de ajuda na arrumação da minha casa. Ela é quarto, cozinha e banheiro, e a entrada da cozinha da pro quarto /sala.

  5. Oi, Raquel,
    Para dicas específicas para o seu caso, eu precisaria ver o ambiente e a planta e saber o que precisa colocar nela. Caso tenha interesse em um projeto, escreva para [email protected].
    Para dicas gerais, veja:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/decoracao-na-cozinha-2/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/06/medidas-importantes-na-cozinha/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/04/10-dicas-para-cozinhas-pequenas/
    bjos
    ROsana

  6. Oi, Marina,
    O problema de inverter (me parece, pelo que entendi) é que qdo estiver fazendo a comida vai ter gente passando por vc para chegar à geladeira para pegar uma água, por exemplo. Esta é uma configuração que pode trazer menos segurança, ainda mais se vc tiver criança. Não dá para saber, mas é provável que a claridade diminua mas talvez seja compensada pq vc vai abrir a cozinha para a sala , não é ? De qquer forma, acho que o maior problema é a questão da circulação das pessoas até a geladeira passando pelo fogão.
    bjo
    ROsana

  7. Boa noite.. Gosta de tirar uma dúvida..Minha cozinha é de corredor também..E a porta de entrada dá para a sala.a configuração dá cozinha é geladeira, pia, fogão e lavanderia.. eu estou com ideia de inverter a geladeira com o fogão e abrir metade dá parede e fazer um balcão para ter um ambiente mais integrado.Porem para esse tipo de cozinha comum em apartamento pequeno não achei nenhum exemplo.. Será q invertendo a geladeira com o fogão a claridade diminuirá?

  8. Oi, Cristiane,
    Nao é comum, pq em geral, a área de serviço é minima. Mas acho a sua ideia muito boa, a questão é que vc não quer q as coisas fiquem expostas mas tbém não quer perder luz. E acho quase impossível conseguir as 2 coisas: Ou vc esconde e perde luz ou vc deixa entra luminosidade e deixa exposto. Uma opção seria um vidro jateado entre a cozinha e a área, que meio esconde e meio deixa passar luz, entende ?
    bjo
    ROsana

  9. Olá, Rosana. Comprei um apartamento com cozinha e lavanderia corredor integradas. Tenho um espaço de 5,70 X 1,60. Na maioria dos apartamentos novos, com um espaço menor, nas cozinhas corredores só cabe mesmo a geladeira, pia, fogão, divisória da área de serviço e lá máquina e tanque.
    Como possuo um espaço maior, eu teria como colocar um armário para esconder as coisas altas de limpeza (vassouras, tabua de passar roupa, varal de chão) dentro da minha área de serviço, após a divisória entre o fogão e a máquina de lavar.
    No entanto, não consegui até agora ver uma foto de uma área como a minha. Você já viu?
    Ou seja, na cozinha e área de serviço corredor todos os armários ficariam no mesmo lado (liberando a luz solar que só vem da área de serviço). No entanto, veriamos: geladeira, bancada de granito, cooktop, porta de vidro divisória, armário alto para coisas de serviço, máquina de lavar roupa abertura frontal (coberta com o mesmo granito da pia) e tanque.
    Minha dúvida é grande pois, apesar de querer um ambiente amplo e iluminado, não quero deixar essas coisas de serviço expostas e acredito que um armário alto serviria também para esconder roupas secando em um cabideiro acima da máquina de lavar. O que você acha? já viu planejados como esse louco da minha cabeça?
    Obrigada!

  10. Olá, Dayse!
    A maioria absoluta das fotos que coloco no blog não são minhas decorações, mas fotos que seleciono de outros blogs e sites (veja que sempre coloco abaixo de onde tirei as fotos). Qto a tentar lhe ajudar sugerindo alguma mudança, eu posso tentar. Envie fotos da cozinha para [email protected],
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Sandra
    Moro no apartamento minha casa e minha vida, eu reformei a cozinha por conta própria e ficou horrível.
    Me ajuda por favor.
    Quero que fique legal, mas não tenho dinheiro pra pagar e vi que suas decorações são perfeitas.
    Me ajuda por favor.

  12. Boa tarde, adorei o post… tenho uma cozinha corredor que não tem porta e infelizmente fica de frente para a entrada do apartamento.Isso me incomoda muito. Uma porta comum não caberia e uma porta de correr não teria espaço suficiente para a abertura da folha.
    Pensei em cortina de passagem ( nao achei uma que feche o suficiente e seja bonita) e pensei em biombo o que ocuparia muito espaço.

    Se puder me ajudar qual alternativa sugere?

  13. A minha conzinha fica entre um pequeno corredor que vem da sala e dois quartos que são frente um pro outro. Tem uma largura de 3 por 4/5. Mas não sei como montar

  14. Oi Sandra!
    Adorei suas ideias. A cozinha do meu apartamento tem formato de corredor. Sempre tive muitas duvidas como colocar a bancada da pia e principalmente a cor do granito
    No seu blog consegui tirar todas minhas duvidas.
    Obrigada pelas dicas.
    Abraco
    Magali.

  15. Oi, Sandra,
    Coloque a torre mais perto do fogão. É o mais correto, pq a geladeira é fria, o fogão é quente e entendo que a torre terá fornos e tal, certo ? Neste caso tem muito mais sentido que esteja perto do fogão.
    bjo
    Rosana

  16. Olá Rosana!!
    Acompanho seu blog, adoro todas as suas dicas e ótimas ideias de decoração, mas estou com uma dúvida e gostaria de sua preciosa opinião.
    Comprei um apto que tem cozinha corredor e gostaria de colocar a torre de eletro de um lado e a geladeira de outro com a pia e o fogão entre eles, só que todas as fotos que vejo a torre e a geladeira estão juntas. Será que não fica bem esteticamente? Se puder me orientar, agradeço muito.
    Abraço.
    Sandra Maria Mafra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui