Quando o assunto é a casa, nossa atenção se volta aos detalhes. Escolhemos tudo com atenção e cuidado, do porta-retrato com a melhor foto, até a cor das cortinas e dos tapetes.

Porém, existem pontos importantes que não fixamos nossa atenção, mas fazem toda a diferença no funcionamento da casa, como o sistema responsável pelo abastecimento de água.

vaicomtudo Planta-hidráulica-6(imagem do site: http://www.vaicomtudo.com/planta-hidraulica-de-casa-modelos-e-como-montar.html)

Um item essencial neste sistema, que deve ser bem escolhido e mantido é a caixa d’água ou reservatório, que a armazena e garante o abastecimento no caso da falta d’água. Na hora de escolher é importante saber calcular a capacidade adequada para atender nossas necessidades.

A recomendação é que a capacidade seja suficiente para abastecer a residência por dois dias de falta de água. Se costuma faltar água na sua casa, aumente a quantidade de dias, mas não exagere: Uma reserva muito maior que o necessário facilita a proliferação de fungos e bactérias.

planeta sustentavel quanto-cada-pais-gasta-de-agua-todos-os-dias(imagem do site: http://planetasustentavel.abril.com.br/)

O consumo médio diário pode variar de 150 litros/pessoa (para casas) até 200 litros (para apartamentos, onde a pressão da água é maior). E a conta: número de pessoas x Litro por pessoa x dias de reserva define o tamanho ideal do reservatório.

Assim, para uma casa com 4 pessoas, considerando volume diário de 150 litros por pessoa, e reserva para 2 dias sem água, temos: 4x150x2 = 1200 Litros, que é a capacidade que deve ter o reservatório ideal para esta casa.

caixa

Hoje existem no mercado muitos materiais usados na fabricação dos reservatórios, como fibra de vidro, polietileno e também as Caixas d’água Tipo Taça, fabricadas em aço carbono e que garantem mais durabilidade e praticidade na manutenção, sendo ecologicamente corretas, não-poluentes e não-tóxicas. Além disso, elas mantém a água fresca e são ótima solução para terrenos em desnível: a água pode ficar somente no topo e a altura da coluna pode variar para aumentar a pressão d’água.

Esses reservatórios podem ser usados também no reaproveitamento de água da chuva para atividades que não necessitam da água potável, o que nesses de crise hídrica e água cara é super válido e ajuda na preservação deste recurso valioso.

E não se esqueça: Mantenha fechada e limpa sua caixa d´água (2 vezes por ano é uma boa medida) e economize sempre!

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá, ótimo artigo á várias formas seguras, eficazes de se armazenar água diante das crises hídricas que grandes centros vivem hoje no Brasil e com certeza um dos melhores investimentos é nos reservatórios metálicos.

  2. Na minha casa felizmente temos água reutilizável então nunca falta água em casa mesmo quando interrompem o fornecimento, se na crise econômica já estamos todos puxando os cabelos da cebeça, imagina se faltar água? belo post e artigo… acompanho seu blog ele é ótimo.

  3. Na minha casa felizmente temos duas caixa de água então nunca falta água em casa mesmo quando interrompem o fornecimento no bairro, antes morava em apartamento e lembro o quanto era ruim ficar sem água, mas graças a Deus não preciso mais passar por isto..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui