Tanto em salas pequenas como em ambientes comerciais, uma solução cada vez mais usada também por aqui é o chamado, lá pelos americanos, de Booth (table ou set). Aqui temos o canto alemão…Não importa o nome, mas é o melhor assento para pequenos espaços, viu? É, originalmente, este conjunto aqui:
O melhor assento para pequenos espaços
Tenho certeza q vc já viu ao menos um filme com muita brilhantina e Booths nas lanchonetes, hehe!
É uma obra prima do conforto máximo no mínimo espaço, na minha opinião! Veja bem porque:
1) Os bancos são fixos (não precisa de espaço livre para “puxar a cadeira”). Seus assentos tem boa profundidade e os espaldares são bem confortáveis – o certo é que tenham um ângulo de mais ou menos 12 graus. Os assentos tbém vão mais à frente que a parte inferior do banco, de forma que seus pés e pernas tenham espaço lá embaixo.
(Em um ambiente atual com pegada retrô)
2) A mesa com pé central é perfeita, pois permite que vc sente ou levante tranquilamente, em geral (sim, pessoas obesas podem ter mais dificuldade. Mas elas teriam tbém com cadeiras comuns ocupando o mesmo espaço, com certeza!) . E veja que ela é mais larga que a distância entre os 2 assentos! Assim vc tem mais espaço na mesa sem mexer na área ocupada pelo conjunto!
(Booth em L na sala de jantar)
(Privacidade no restaurante)
3) Em restaurantes, fazendo os espaldares mais altos, é uma boa forma de criar um ambiente mais privativo em pouco espaço (booth é cabine em inglês – a ideia da privacidade era bem forte originalmente)
(Mil variações!)
Dá para entender pq tantos bares e restaurantes usam este tal de booth, certo ? E para um apartamento pequeno é perfeito tbém (pode ser 1 banco e cadeiras no outro lado, banco em L, em U, enfim… mil variações possíveis).
(Este é um luxo! Veja que o tampo da mesa se sustenta na base em preto – espaço livre para pernas e pés!)
Banco elegante e cadeiras no outro lado – como vc pode fazer na sua casa, veja:
(Na sala de jantar, o banco em um dos lados. Atenção para que a altura dos assentos seja a mesma)
(Aqui outra vez a solução…mas…falta o ângulo do encosto para ser mais confortável – fora o vidro perigoso no pé da mesa, toda a luz refletida no espelho – que também particularmente prefiro que esteja em um local em que ninguém fique de frente para ele… 🙁
Bancos comprados prontos tbém podem se usados – talvez o conforto não seja tanto, mas podem. O importante mesmo é a escolha da mesa – o pé central e que ocupe pouco espaço é essencial para a melhor solução – e a altura igual de todos os assentos.
Iara,
Dependendo do modelo, em vidraçarias vc pode conseguir que façam da forma que vc desejar.
bjo
Rosana
Como adquir mesa e pés de vidro com medidas que eu preciso?
Onde procurar?
Que bom, Leticia!
São realmente uma ótima solução!
bjo
Rosana
Acho uma ótima ideia esse bancos fixo, no meu gosto prefiro eles do que os soltos. Um bom exemplo é na minha casa que optei bancos fixo na cozinha. Estou contente com a escolha, até meu marido que é chato pra essas coisas gostou também.