Um estilo que vem tendo cada vez mais adeptos é o Industrial. E para os que sempre querem sofisticação, seu filho mais classudo, o Industrial Chic é o mais querido. Vc pode não saber o nome, mas está cansado de ver por aí.

ccasaejardim j691decogabriela_152

Um ambiente industrial chic – vigas e colunas aparentes, o piso, trilhos com spots simulando a elétrica exposta do industrial, cinza, preto e  metal combinados com elementos mais sofisticados, leves e contemporâneos

acasaesua loft industrial

Sofás de couro, tapetes orientais e obras de arte são um contraponto sofisticado ao jeito industrial da arquitetura, piso e iluminação de teto

O estilo industrial surgiu a partir do uso dos chamados lofts urbanos, espaços industriais abandonados que começaram a ser usados como residências (explodindo na década de 70 mais ou menos, em NY especialmente).

archilover 08bc942d

Outro industrial chic, que mistura peças de design, tapete cinza simulando o cimento, muito metal, tijolinhos à vista, luminária no estilo e a estante de metal, escada e tapete na frente do sofá todos com design bruto

– Historicamente, o loft surgiu na área rural e muitos consideram o 1o. loft urbano o conjunto Cité Radieuse, em Marselha-França projetado por Le Corbusier e que objetivava realocar os cidadãos afetados pela 2a. Guerra Mundial (saiba mais sobre isso aqui  e vc pode até visitar – continua lindo!) –

blogDOTencadreeposters.

Praticamente um estilo industrial puro neste quarto, que mostra o toque vintage que pode ser agregado, com beleza, ao estilo

Como os espaços eram industriais anteriormente, eles eram bem amplos, quase sem paredes, com pé direito alto e tinham revestimentos, instalações elétricas e hidráulicas diferentes das de uma residência.
decoracaoeideias quarto-estilo-industrial-6

Um quarto estilo Industrial bruto e sem glamour

Da adaptação deste espaço para virar uma moradia (e sem muito dinheiro, pois no início estes imóveis eram baratos) surgiram muitas das características deste estilo de decoração: Instalações elétricas e vigas aparentes, paredes com tijolos / revestimentos rústicos, pisos de cimento/concreto, as cores cinza e preto, luminárias do tipo usado em indústrias, Iluminação exposta (não embutida – trilhos são muito usados), funcionalidade,  simplicidade, madeira desgastada e metais.
  PRODESIGN MM-House-14-850x567

Outro quarto com algumas características do estilo industrial. Reparou que ele tende a ser bem masculino ?

Além disso, o faça-vc-mesmo e os móveis e objetos reciclados – pallets, tubulações, etc – tem tudo a ver com a origem deste estilo, que pode ter um certo ar nostálgico também, com peças antigas em outras funções ou renovadas (arquivos antigos ao invés de armários, por exemplo).
  homedsgn College-Campus-Living-at-Baton-Rouge-06-850x566

Uma cozinha com toques do estilo na mesa e iluminação. Os armários e a madeira no piso aquecem e dão uma amenizada retrô, o que torna o ambiente menos masculino

homeshabbyhome 49682151

Industrial chic e leve, bem contemporâneo

Hoje o estilo está em qualquer tipo de moradia, seja loft ou não. E caiu nas graças do povo que gosta da rusticidade mas adora também um luxo – por isso o Industrial Chic, que acrescenta glamour, peças de design, revestimentos com aparência bruta, mas caros, mais conforto e sofisticação.
limaonaagua 01-cozinha-estilo-industrial-tijolinho

Cozinha industrial (iluminação, tijolos, design da mesa e cadeiras), vintage (armário lá do fundo) e retrô (armários da direita e azulejos), tudo junto e misturado, com equipamentos contemporâneos
  home-designing open-industrial-bathroom-design-600x750

Se não tem tijolos à vista, vale um papel de parede no Industrial chic

HOMEDSGNChmielna-Apartment-25-850x1277

Já sentiu o leve industrial deste banheiro na iluminação, cores e metais, né ?

industrial

Toques industriais na estante, luminárias e cama nas fotos acima

Então, hoje é mais legal assim: Vc não precisa se prender a um estilo específico. A mistura bem feita valoriza o ambiente, permitindo resultados bem originais e ricos.

13 COMENTÁRIOS

  1. É só visitar o Simples Decoração que sempre tem dicas novas (e procure as antigas pelo assunto – em categoria ou tags – temos muuuuuuitos posts!
    bjo
    Rosana

  2. vc tem razão, Karyme!
    Já faz tempo estamos tirando do mundo mais do que ele pode nos dar e nos descartando rapidamente das coisas, criando lixo de uma forma assustadora…
    Temos q mudar isso e espero q esta consciência exista cada vez mais fortemente.
    Obrigada!
    abs
    Rosana

  3. Acredito que estamos entrando em uma era onde devemos aproveitar tudo o que é possível dos objetos que temos. O consumismo exagerado está chegando em seu limite.
    Este estilo, como citou acima, veio de uma necessidade (Abrigar os sobreviventes da guerra) e agora está ressurgindo diante de uma nova necessidade, o aproveitamento de materiais.
    Adorei a seleção! Muito bom!

  4. Eu sou fã do estilo minimalista, acho que com esse estilo industrial dá pra fazer uma conbinação muito boa.

    Algumas dessas fotos simplesmente me deixaram apaixonado. Muito lindo mesmo!

    Abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui