Sempre se fala em usar branco ou cores claras em pequenos espaços. Isso tem sentido, principalmente quando os ambientes são pouco iluminados pela luz natural, porque o branco é a cor que mais reflete a luz. O branco não ilumina – a única coisa que faz isso é a própria luz – mas ele realça, como nenhuma cor, o minimo de luz que houver.

teste1

Quando não há luz, o branco vira um monte de tons de cinza, até quase o preto. Mas quando há alguma luz ele dá uma sensação de expansão.

Em espaços pequenos, cores escuras podem sim ser usadas. E quando há pouca luz e queremos sensação de aconchego, elas são, em geral, mais interessantes que o branco. O importante é a escolha da cor. Veja só: Os tons quentes e vivos, como este vermelho que pintei a parede abaixo:

persiana-romana-cortineiro-cortina-voil2a

Dão, claramente, a impressão que a sala é mais estreita. Porque cores quentes e vivas SALTAM MUITO aos olhos. Como saltam, dão a impressão que a parede está mais perto.

Já as cores atenuadas e principalmente as frias, não fazem isso. Veja este azul:

persiana-romana-cortineiro-cortina-voil4

É um azul nem tão escuro, mas atenuado, não chama tanta atenção e não dá a impressão que a sala é mais estreita. Além de ser bem aconchegante (mais que o branco cinza da 1a foto….)

decor_do_dia_2014_07_29

Como a variação da luz faz com que todas cores tenham nuances diferentes (como o branco que se torna diversos cinzas diferentes dependendo da luz) pode ser muito mais rico você ver a sua cor mudando de acordo com a luminosidade.

E dependendo de onde vc posiciona a cor, ela pode, inclusive, fazer o ambiente parecer maior. Cores escuras e atenuadas dão profundidade, fazendo o olhar não saber onde realmente está a parede. Veja só:

tendenciadecoradesigninnova

As paredes de fundo e laterais em preto tornam os cantos difíceis de definir, dando a ideia de profundidade a este lavabo, fazendo-o parecer maior.

Lavabos e quartos são ótimos para testar esta ideia. Aproveite!

construindominhacasaclean 50b

Este marrom funcionou super bem neste banheiro

home adore 015-turin-apartment-uda

Neste quarto de solteiro dá para ver bem o quanto uma cor escura pode lhe enganar em termos de profundidade. A cabeceira parece que é mais profunda. E não é.

desiretoinspire int2architectureOOD12a1

Aconchego com este azul que aprofunda o quarto pequeno (ele é dentro de uma caixa azul, mas isso é para outro post)

Fotos dos sites e blogs: CasaVoguedesigninnova, ViajandonoApe, Construindominhacasaclean, Homeadore, desire to inspire

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Leilce,
    O vermelho é uma cor de muita presença e muito forte. Sugiro vc diminuir a área onde a usa. O vermelho escuro em uma parede inteira vai fazer sua sala parecer menor e pode tbém precisar de mais iluminação.
    Sugiro que vc escolha cores mais claras e leves para as paredes e coloque mais objetos vermelhos espalhados pela sala, mas nem precisa ser muitos, pois o sofá já é vermelho, ok ?
    bjo
    Rosana

  2. Ola Vc pode mim ajuda?minha sala é pequena e quero pinta una parede de vermelho escuro e as outras de areia Ourense gelo o sofá é vermelho e a porta e janela de vidro incolor Tem um balcão que separa a sala da cozinha. Obg

  3. Realmente quando há pouca luz e queremos sensação de aconchego, elas são, em geral, mais interessantes que o branco.

  4. Oi, Maria!
    Já lhe respondi no facebook. Só se preocupe se a cor da parede combina realmente com o piso. Beges enganam muito.
    bjo
    Rosana

  5. Olá. Adoro suas dicas e decorações. Tenho uma dúvida: cor papel picado suvinil fica bom com piso pietra di firenze camel e piso teca suave (portobello)? Ou fica muito pesado ? As portas são brancas. Obrigada!

  6. Marcela,
    Se vc colocar todas as paredes em cor escura é claro que vai escurecer.
    Uma opção seria ter só uma parede escura mas não colocar nela o sofá (talvez ela na frente do sofá seja o que vai dar mais equilíbrio) e colocar nesta parede prateleiras ou móveis ou quadros, enfim… em cores claras.
    bjo
    Rosana

  7. Olá
    Bom dia Rosana, tenho uma dúvida.
    minha sala não é tão grande mas também não é tão pequena quanto de apartamentos,
    dá para mudar os moveis sempre de posição.
    porém, pretendo mudar a sala para uma parede escura, e o meu sofá talvez seja preto ou marrom, na sua opinião ficará muito escura a minha sala?
    agradeço qualquer ajuda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui