Será mesmo possível viver e se sentir bem em um apartamento bem pequeno ? Muitos tem esta dúvida, uns acreditam que sim, outros que não. Outros vivem, mal ou bem, porque necessitam ou escolheram devido à comodidade do trabalho próximo. Mas dá para morar em um apartamento de 35 m2 ?

As fotos de apartamentos deste tamanho ou até menores se reproduzem na internet, muitas com soluções de marcenaria altamente sofisticadas cujo preço é maior do que o apartamento muitas vezes, o que não é uma solução para a maioria.

Para morar em um apartamento de 35 m2

Diferente disso, achei aqui uma postagem do blog Delicatissen mostrando um apartamento simples, sem marcenaria especial quase nenhuma e cheio de espaço livre… Vamos analisar como isso é possível e se é possível para vc?

para morar em um apartamento de 35 m2

Nesta foto dá para ver a entrada, lá no fundo do corredor. Ao lado a porta do banheiro, à esquerda o quarto, à direita a cozinha. Uma planta quadrada, que permite uma boa divisão dos espaços.  No corredor, esta parede “grossa” à esquerda esconde um armário grande, o único armário grande da casa. E a parede à direita tem também os armários da cozinha.

Ambiente claro, móveis pequenos, tudo bem pensado para ter mais espaço livre, luminosidade e ventilação. É isso que vc precisa quando mora em um apartamento pequeno!

E veja mais:

Se quer morar : O que você tem para guardar em armários cabe aqui ?

delikatissen 31130

O quarto não tem janelas ou portas, é aberto para a sala e o trilho no teto sugere a possibilidade de colocar uma cortina para alguma privacidade.  A cama é encostada na parede no canto direito e há um outro pequeno armário espelhado na lateral que até atrapalha um pouco a circulação e o uso da cortina, mas lugar para guardar coisas é precioso aqui! O sofá até poderia ter uma mesinha de apoio na lateral, há espaço. E tem estreitas prateleiras acima.

Um quarto sem privacidade lhe é conveniente ? Se não, procure um apartamento que permita alguma privacidade. Ou procure formas de criá-la.

delikatissen 3728

Esta foto foi tirada do sofá. Veja as janelas enormes. Não há televisão na casa, percebeu ? TV na sala é um costume bem nosso. A mesa de jantar é pequena, 3 lugares, e está encostada entre as janelas, permitindo boa passagem.

Veja tbém que há vidros na parede da cozinha, com o objetivo de levar a luz da janela para ela. E a porta de correr que fecha a cozinha corre por fora, para economizar espaço. Um pequeno armário guarda louças no canto.Ventilação e luz são primordiais. Poucas plantas de aptos pequenos são tão boas aqui.

Você não pode ser um(a) acumulador(a) de forma alguma, percebeu ? E tem que ser bem organizado(a)

delikatissen 31026

A cozinha, do tipo corredor, tem armários nos 2 lados.

delikatissen 827

Tudo pequeno, mas bem funcional. Me parece que o que vemos no lado esquerdo é a geladeira (ou lava e seca, que tbém não achei no ap? Não consegui descobrir!).

Refeições simples funcionam tranquilamente nesta cozinha – mas cozinhar para muita gente ou fazer muita fritura não vai funcionar bem, concorda ? E seus apetrechos de cozinha cabem aqui?

delikatessen1131

O banheiro tem vaso, box, pia mínima. e um pequeno armário. É bem simples (senti falta de uma cortina, ao menos…).

delikatissen 31226a

Olha a planta dele. Se fosse possível acrescentar uma janela no quarto e usar um pouco da área de estar para aumentá-lo, ficaria melhor ainda, ao meu ver. Serve muito bem para quem tem as características que enfatizei no texto, um casal ou pessoa só que trabalhe fora e arrume um jeito de lavar e secar roupa fora de casa (ou invente um jeito de lavar no banheiro e secar … sei lá.. na área de jantar? Ou se houver, talvez seja o caso, lavanderia compartilhada no prédio, o que é comum no exterior). Com uma criança as coisas começam a ficar mais difíceis mesmo…

Enfim, viver e se sentir bem em um espaço pequeno tem a ver com suas características pessoais e hábitos, o tamanho da sua família e é claro, a necessidade e disposição para se adequar de uma forma positiva se for necessário, porque ser infeliz é o pior de tudo.

77 COMENTÁRIOS

  1. Nossa amei a decoração, parabéns Rosana, eu moro em um apartamento bem pequeno, e um planejamento faz toda diferença.

  2. Que apartamento bonito. O problema é que na minha cidade são poucos apartamentos assim, e o pior que o valor é meio alto. Mas gostei muito do design.

  3. Incrivel, cada dica maravilhosa, acho que eu com um espaço desses não conseguiria aproveitar tão bem…. parabéns

  4. oi, Ivete!
    Obrigada, mas, como disse no post, não é meu. Só o encontrei e resolvi compartilhar com vcs!
    bjo
    Rosana

  5. Ótimas Dicas! Moro em um conjugado de 24m², e sou solteiro. Realmente é muito difícil ter ideias de como fazer um bom layout sem prejudicar a circulação no ambiente. Gostei muito da cozinha tipo corredor. É bem parecido com a minha! kkk
    Parabéns pelo artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui