Posts sobre organizar quadros nas paredes tem aos montes na internet. Aqui já falei sobre diversas formas  mas tem um detalhe que faz toda a diferença, apesar de sutil: É a forma de escolher os quadros de uma composição para chamar a atenção para onde você deseja.

Vou lhe explicar como e vc nunca mais vai ver um conjunto de quadros com o mesmo olhar!

O que você ainda não sabe sobre organizar quadros

Um exemplo simples é sempre bom:

O que você ainda não sabe sobre organizar quadros

Tenho quase absoluta certeza que você viu a arma de brinquedo sobre o livro. Vc pode pensar que foi porque é uma arma, afinal! Mas na verdade, o que aconteceu foi isso:

quadrorevistacasaejardim1

A mulher na imagem tem todo um movimento para o ponto onde a arma está. E leva o seu olhar junto!

Quase todo quadro ou imagem tem um movimento, que faz seu olhar seguir uma direção (ou até mais que uma). Alguns são estáticos, ou “olham diretamente para você”, outros fazem movimentos circulares para seu próprio centro…Enfim, tem de tudo!

quadrosmovimento

E como você pode usar isso? (Além de nesta beleza de exemplo que dei acima) 

quadros sala decoracao3

Veja estas 2 disposições: A da esquerda, como o Coelho olha para fora, ele leva o seu olhar para o canto esquerdo. Já na segunda foto, onde mudei os quadros de posição, os da ponta olham para “dentro da composição”, chamando mais a atenção para ela mesma, percebe ?

quadroenfatizando

Quando você tem um agrupamento de quadros e deseja que ele seja o centro das atenções, colocar os quadros que apontam para a esquerda no lado direito e os que apontam para a direita no lado esquerdo faz com que as pessoas foquem mais no arranjo.

decoracaodeimovel sala-com-lareira-10

Quadros chamando a atenção para a TV/lareira (inserção minha na foto para ilustrar a ideia – nem a tv nem os quadros existem – Desculpa aí! rs!)

delikatissen 5

Veja na composição acima que há 3 figuras “olhando” para o lado esquerdo – isso “desvia” o olhar da cozinha…

interiordesign 4123e17830

os 3 quadrinhos da direita “apontam” para o cantinho à esquerda e vc nem repara o quanto o quadro neste lado é pequeno para o espaço e ainda valoriza a mesinha.

Acho que já deu para sentir o poder desta dica, não é pessoal? Dá trabalho, mas é uma delícia fazer um post como este, que fala de design e arte e como a pesquisa e conhecimento dos dois assuntos podem ser um diferencial importante.

Fotos dos sites e blogs: revistacasaejardim,  interiordesign, pulselibre, delikatissen, decoracaodeimovel, valedecorado (com modificações minhas),  sala decoracao (com modificações minhas), fotos de quadros da Democrart  e all posters 

4 COMENTÁRIOS

  1. Sensacional este post! Excelentes dicas. Leio muito a respeito de decoração e é a primeira vez que leio sobre posicionamento de quadro neste contexto. Obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui