O quarto do casal deve ser um ambiente bem pensado – é lá que o casal tem seus momentos de intimidade e descanso,  que são essenciais para a felicidade e saúde da casa e do casamento. E a iluminação faz uma diferença danada, viu ? Veja o básico para iluminar bem seu quarto

O básico para iluminar bem o quarto

Basicamente, é necessário: a) uma iluminação geral, que pode ser um plafon com luz difusa e central b) Luminárias laterais para leitura. c)  Caso haja closet, uma boa iluminação que não cause sombras nem aqueça (led). d) Caso haja mesa ou poltrona para leitura ou área para maquiagem, boas luminárias direcionadas para a área de “trabalho”. Na verdade, para o quarto de solteiro seria o mesmo, mas acho que o quarto de casal deve prever mais “climas” aconchegantes….

O básico para iluminar bem o quarto
Foto: int2architecture

Um quarto que poderia ser sem graça pintado de uma forma diferente: A parede, parte do piso e paredes laterais neste verde mais escuro tornaram aconchegante o que poderia ser um quarto frio! A iluminação é boa e praticamente básica: Os pendentes em boa altura para uma leitura e a luminária na mesa atende a função de ler ou fazer algum trabalho nela. Só os spots direcionáveis no teto fogem do básico: Eles não jogam luz sobre a cama e compõem para a iluminação geral (como nas fotos abaixo, deve haver outros, mas as fotos não permitem ver – só eles não seriam o bastante para a iluminação geral)

Mas quarto de Casal com iluminação básica não faz bem ao casamento…rs! Vamos analisar alguns quartos que fogem do básico, para você ver a diferença (e alguns problemas):

assimeugosto decoracao-quarto-parede-painel-madeira-clara-recortes-600x399
Foto: assimeugosto

Veja quantas possibilidades de variar o “clima” ! A iluminação não é nada básica: A luz do rasgo no forro  ilumina o alto da parede e não é desconfortável para quem está deitado (melhor ainda se tiver dimmer). As luminárias laterais não ocupam espaço e as mais altas – dimmerizadas na foto – permitem a leitura. Além disso, há 2 pontos de luz laterais no teto, que iluminam o caminho à noite.

svoya-studioIMG_5616
Foto: svoya

Outro quarto bonito e bem iluminado, com  possibilidades de variação – além do básico: As luminárias decorativas tem luz difusa e leve (tbém devem ter dimmer), há 2 pequenas luminárias laterais presas à parede da cabeceira, 3 pendentes sobre a mesa (um só poderia ser o bastante, dependendo da luminária) e 2 spots duplos no teto.

construindominhacasaclean cama-com-cabeceira-de-couro

Já neste quarto algumas coisas que me incomodam: O lustre pode ser bonito, mas não é funcional como iluminação lateral, pois a luz se espalha e atrapalha o acompanhante. E perceba que os spots acima da cama iluminam a área dos travesseiros, logo, o rosto de quem está deitado! Há muitos outros pontos de luz, que devem ser dimmerizados e com lâmpadas Led.

cj vivicirello-aptoruaaraguari-27

Um detalhe que pode ser inconveniente para quem gosta de ler na cama: Este abajur é baixo e sua cúpula não é translúcida, logo  joga luz para baixo e para cima, em ângulo tão fechado que a luz não chega praticamente à cama. Conclusão: É difícil ler … (ao menos na minha idade, kkkk!)

asarquitetascasa_parigi_03_oggetto_editoriale_h495

Neste quarto a iluminação é básica e funcional: Luz central e luminárias laterais. O único efeito a mais é o rasgo iluminado, mas ele faz toda diferença, não é mesmo?

construindominhacasaclean Pendente_lateral_VII

Às vezes, as mil opções além do básico podem criar problemas: Apesar de bonitos, os pendentes de cristal, ainda mais em frente de um espelho, são – na minha opinião – bastante desconfortáveis, devido aos reflexos. E há mais 2 problemas neste quarto: a) Os spots acima da cabeceira – Um está apagado e os demais estão iluminando de forma diferente, o que dá um aspecto nada bonito…b) A iluminação vinda do rebaixo atinge diretamente o ar-condicionado, que acabou virando um “ponto focal” no quarto… Assim, o “clima” fica prejudicado 🙁

E agora alguns quartos de solteiro: 

casaclaudiaquartocinza

Iluminação básica que só tem de mais as arandelas ao lado da tv. É claro que elas só podem ser usadas quando a tv não estiver ligada. A luminária articulada é versátil, mas tbém poderia ser usado um abajur. O plafon central com difusor leitoso é sempre a melhor opção: A luz é mais suave e não produz sombras.

decophotoquartobcoqute1

Básico dos básicos. Mas dá vontade de colocar mais pontos de luz neste quarto, mesmo sendo de solteiro, não é ? Além de uma corzinha na parede de fundo e uma cortina até o chão, uma luminária de pé, uma fita de led acima do painel… enfim…O quarto teria mais interesse, concorda?

Veja tbém O básico para iluminar o quarto do bebê e da criança e

o básico para iluminar bem a sala

Fotos dos sites e blogs: decophoto, casaabril, construindominhacasaclean, asarquitetas, casaejardim, svoya-studio, assimeugosto e int2architecture

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei a primeira imagem. Aquela parede verde deu um contraste interessante. Quanto a iluminação, prefiro as luminárias na parede, se bem que as no teto e vão até embaixo são bem legais também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui