Hoje eu gostaria de dar uma dica para os amantes da plantas mas que sofrem com as lagartas.
Há algum tempo assisti um documentário sobre esses bichinhos devoradores que não são de todo maus. Aliás não são nada maus. São o estágio juvenil das borboletas e você gosta de borboletas, não gosta? Então como conviver com as lagartas do jardim ?
 O equilíbrio ecológico depende de convivermos com todos os bichinhos.

Como conviver com as lagartas do jardim?

Bem, mas vamos as dicas – Use somente quando as lagartas estiverem acabando com as suas plantas, viu ??
A borboletas colocam centenas de ovos nas folhas das plantas – esses ovinhos se tornarão lagartas. Veja só: 
borboletasbr Postura3
borboletasbrPupas e adultos1
Veja mais fotos e informação no site borboletasbr
MAS, quando elas encontram outros ovos na planta desistem de colocar os seus, para que não sejam consumidos por possíveis predadores como pássaros. Portanto, nada de lagartas!  Então, que tal  você simular ovinhos? E, por estranho que pareça, ovos comuns já enganam as bichinhas:
marcia 20160509_170140
 Tente fazer uma simulação com bolinhas de isopor ou mesmo cascas de ovos colocadas como a da foto. Você tira o conteúdo, limpa e o apoia num palito de sorvete ou pequeno galho.Que tal testar? Depois nos conte se deu certo!  
  E o melhor: Sabia que existem plantas que para se proteger fazem essa simulação? Um exemplo é a Passiflora (Maracujá)Outras espécies produzem pequenos corpos de folha que se parecem com os ovos de borboletas. A natureza é interessante demais, não ? 
Se gostou dessa matéria, comente, pergunte, curta, compartilhe.

4 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada, Simone, pelo feedback !
    E concordamos com vc! É a melhor forma de tratar as bichinhas <3
    bjo
    Rosana

  2. No meu jardim e no meu quintal enche de lagartas variadas a cada estação. Meu marido e eu não tiramos. Separamos uma parte do jardim para que elas se reproduzam. Amamos ver as borboletas nascerem. Ele entende um pouco e conseguimos deixar elas nascerem sem estragar a horta. A casca de ovo funciona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui