Aqui no Rio de Janeiro, até 1 semana atrás estávamos torrando (pensei q o verão havia se instalado de vez!)… E de repente, em uma noite, a temperatura caiu uns 10 graus e carioca já está todo agasalhado…kkkkk! Mudando a estação é sempre assim: A maioria revoltada pq o verão acabou e a minoria, na qual me incluo, feliz com o friozinho (mas preocupada com as doenças da estação 🙁  )…

dicasnewyork inverno-ny1É assim que nós cariocas (em geral) nos sentimos com a temperatura em 20 graus centígrados…kkkkkk!

Mas e a nossa casa? Está feliz e preparada para o inverno? Veja o que você deve fazer:

Mudando a estação na decoração de casa

1) Em primeiro lugar, nossa saúde, segurança e economia:

Se ainda não fez, faça a revisão anual do gás (principalmente se usa chuveiro à gás).

Mude as regulações do controles do chuveiros, freezers e geladeiras, adequando-os a temperatura necessária e bastante para o bom funcionamento.

Reveja o funcionamento de lareiras e aparelhos que serão mais usados agora (aquecedores, desumidificadores, etc).

mudando a estação - almofadas á mão no invernoOlha a cara do inverno! E você pode fazer, percebeu ? 

Veja se calhas estão limpas e em boas condições.

Se tiver sótão, é a hora de dar uma geral nesta área, procurando problemas hidráulicos, elétricos e de isolamento.

Se não tiver feito ainda, contrate uma dedetização para a sua casa. O controle de pragas é mais eficiente no inverno.

daylydreamdecor sohvatyynyt3-kopioNo inverno, mesmo quem gosta de cores claras, usa cores escuras para “aquecer” o ambiente

2) A troca da “roupa” da casa

Troque cortinas mais finas de verão pelas mais encorpadas do inverno.

Troque almofadas e tapetes por aqueles com tecidos mais quentes e aconchegantes.

Dê uma geral na roupa de cama :  Lave ou mande lavar as roupas de cama de inverno que estiveram muito tempo guardadas antes de começar a usá-las. Doe o que não servir mais para o uso, conserte o que precisar. Depois disso lave ou mande lavar as de verão que serão guardadas (use embalagens de tecido não tecido – TNT – para guardar).

contemporistcontemporary-apartment_230116_11-800x1197Manta aos pés e piso que não seja gelado – tudo de bom no frio

Aproveite os dias mais quentes, quando aparecer um solzinho, para arejar a casa: abra janelas, armários e deixe os colchões na vertical por um tempo. Troque os lados dos colchões. Mudando a estação tudo deve estar limpo e arejado.

Reorganize o guarda-roupa, colocando mais acessíveis as roupas de inverno que, mudando a estação, serão usadas com maior frequência.

3) No Jardim ou varanda:

Prepare as plantas para este período: Algumas não suportam frio ou sofrem com os ventos. Coloque-as em áreas mais protegidas. Plantas de interior devem ficar mais perto das janelas, já que há pouco sol.

revistacasalinda jardim-externo-bonito2Um cantinho protegido dos ventos para um bom vinho…

Plantas mediterrâneas toleram bem até 10 e 12ºC, já as tropicais entre 20 e 22ºC. As que são adaptadas ao frio suportam até -5ºC sem problemas.

Agora, mudando a estação, você já não precisa regar tanto as plantas – só quando a terra estiver seca – e prefira as manhãs para isso. As gramas especialmente não gostam de rega no inverno e caso você tenha inverno rigoroso, cobrir as gramas com um pouco de terra e/ou folhas secas é bem eficiente. As folhas e galhos secos também protegem os canteiros de hortaliças no inverno.

Thedecoristadetalhe1Aproveite as plantas que florescem no inverno para alegrar sua casa

E você deve adubá-las agora no outono para também diminuir ou até parar as adubações no inverno, época em que quase todas as plantas querem ficar quietinhas, com pouca adubação e se possível, nenhuma poda (só de galhos mortos e doentes). Mas é um bom momento para  combater pragas e doenças: a maioria delas reduz sua proliferação neste período.

Camélia, amor-perfeito, boca-de-leão e hamamélis (ou flor-do-inverno), Ipê roxo, pata de vaca, primaveras, camélia, azaléia e gardênia são plantas que se dão muito bem com o inverno.

E que estes dias de temperaturas amenas e frias sejam fonte de prazer e alegria para todos nós.

Fotos dos sites e blogs: Thedecoristarevistacasalindacontemporistdaylydreamdecordigsdigsdicasnewyork

2 COMENTÁRIOS

  1. Sou Curitibana e 20 graus aqui pra nós é considerado calor…rs

    Mas apesar disso detesto o frio e nunca consigo me acostumar, quando o inverno chega pra valer como neste ano a casa fica muito, mas muito fria, tem dias que fora de casa é mais quente do que dentro, por isto começamos uma pequena reforma que vai fazer com que bata sol na cozinha e na mesa do almoço, assim ajuda um pouco, fazer algo assim também é uma ótima dica para quem tem uma casa muito fria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui