Pode ser o som da rua, do vizinho, de outro ambiente – tem hora que algum deles incomoda! E fora as soluções mais eficientes, mas também bem mais caras como isolamento acústico nas paredes e pisos e vidros duplos nas janelas, tenho aqui 12 formas econômicas de diminuir o barulho dentro de casa

12 formas econômicas de diminuir o barulho dentro de casa

1) Vedação de portas e janelas – Há a venda borrachas chamadas veda frestas que, dependendo do modelo da porta ou janela, podem ser instaladas facilmente e ajudam também na proteção contra vento, poeira, insetos, umidade e água.


12 formas econômicas de diminuir o barulho dentro de casa

2) Cortinas mais encorpadas – A parede é uma superfície dura e toda superfície dura reverbera o som, não o absorve. Por isso um ambiente vazio produz eco, sabia ? Então, uma forma de abafar tanto o som da rua quanto dentro do ambiente é ter superfícies “moles”, como as cortinas que, sendo mais encorpadas funcionam melhor como barreira de sons externos. AH, persiana com cortina tbém é uma ótima solução. Fora que já existem cortinas acústicas

3) Papel de parede – Não parece, mas faz diferença, acredita ? É porque o papel é menos duro que a parede crua. Se tiver textura, nervuras, é melhor ainda.

 Mostra Quartos Etc Gisele 2
Este quarto, da Mostra Quartos, Etc, by Gisele Taranto,  tem tapete, cortina, cabeceira e parede revestida, uma estante com madeira … tudo de bom para que o barulho externo atrapalhe menos

4) Tapete – Evita o toc-toc dos sapatos no piso, aumenta o conforto e quanto mais fofo, mais absorve o som. E também funciona com uma tapeçaria bonita na parede.

asarquitetas 14

Neste quarto, a madeira, as cortinas, a cabeceira e o papel de parede são ótimos para melhorar a acústica. Mas o espelho não. Ele é uma superfície dura.

5) Almofadas, revestimentos com tecidos macios, acolchoados, com texturas, emborrachados – Você já sabe porque.

construindominhacasaclean 275972287_n1
Outra beleza de quarto onde o barulho não se expande mesmo: Cortina, persiana, acolchoados e papel de parede

6) Painel de tv revestido com tecido ou papel de parede – Segue a mesma ideia: Aumentar as superfícies “moles”. E o próprio painel, por ter uma distância da parede, já ajuda a abafar o barulho.

7) Cabeceira da cama revestida com tecido – Se for acolchoado, melhor ainda.

02-cortinas-para-bloquear-a-luz-trazer-privacidade-e-dar-acabamento-decoracaoLINHO1
Tapete, madeira, texturas, almofadas, cortinas… Esta sala deve ser ótima para ver um filme e o barulho não vai atrapalhar..É só fechar a janela e aproveitar! Até o móvel, com a madeira formando quadradinhos com diversas alturas é bom para melhorar o som na sala

8) Quadros com tela – O tecido das telas tbém amortece o ruído interno.

9) Portas de madeira maciça – Muito melhores que as ocas (normalmente usadas dentro de casa) para diminuir a passagem de som de um ambiente para outro . Valem o investimento se você que privacidade ao menos no banheiro e quarto, viu?  Aliás, a madeira maciça – em painéis, móveis, etc absorve também o som.

apartment40_s_fit_

Tapete fofo, quadros de tela, revestimentos macios e com textura, almofadas

10) Pisos vinílicos – Na questão do som, são melhores que os pisos laminados. Não tem o toc-toc irritante que irrita também, provavelmente, o seu vizinho…

11) Drywall ou gesso – Nas paredes, ajudam tbém a diminuir a reverberação do som e abafam o som externo. Mas não exagere de forma a diminuir demais o ambiente de circulação.

arquiteturadoimovel pkbarquitetura_via_cidadesdelgadas

Aqui só falta um tapete fofinho para ficar ótimo! Veja o revestimento em torno da tv

12) Painéis ou revestimentos não lineares, com texturas ou reentrâncias – Tudo que tem “voltinha”, altos e baixos e textura abafa o som. É como se ele entrasse pelos caminhos tortuosos do material e se perdesse.

Ah ! E o que não é bom? Espelhos, metais, vidros, superfícies muito duras e lisas.

36 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Damares!
    Vai abafar um pouco o barulho, principalmente se vc tomar toda a parede(de onde vem o barulho) com o guarda-roupa e colocar um fundo um pouco mais grosso que o normal e/ou colocar uma manta antiruido no fundo.
    È provável que não acabe todo, mas vai diminuir sim.
    bjo
    ROsana

  2. Ola moro em um germinado o quarto é germinado e da pra ouvi criança chorando e gritando vc acha q se eu fazer um guarda roupa planejado ajuda amenizar o barulho?

  3. OLA PESSOAL BOA TARDE ESTOU INDO MORAR EM UMA CASA MAS PERCEBI QUE A AVENIDA É SUPER MOVIMENTADA O QUINTAL DE CASA ME PARECEU ESTAR NA CALÇADA RS A CASA EM SI É OTIMA O QUE ENCOMODA É OS BARULHOS DOS CARROS E CAMINHÕES NA AVENIDA ALGUEM PODE ME DA UMA DICA POR FAVOR

  4. Oi, Sarah,
    Com certeza deve diminuir um pouco. Se vc colocar no fundo do guarda-roupa alguma manta anti-ruído seria melhor ainda!
    abs
    Rosana

  5. Minha vizinha trabalha e fica arrumando a cozinha quase até meia noite, eu escuto o barulho do armário abrindo, gaveta,…meu quarto fica colado com a cozinha deles,
    Se eu colocar o guarda-roupa na frente da parede será que o barulho diminui?, parece ser um barulhinho de nada mas tem hora que até assusta com as batidas que ela da.

  6. Artesmaria Helena, vá à OAB da sua comarca e explique a situação.
    Se você se enquadrar dentro dos critérios, eles lhe darão um advogado para resolver isso judicialmente (única possibilidade).

  7. Então,
    Dependendo de onde vem o barulho e da estrutura do prédio é bem díficil acabar com o barulho. Se o seu vizinho é de parede, ou acima ou abaixo do seu apto, realmente espuma na janela não adianta. O tratamento deve ser feito na fonte do barulho. E algumas vezes não funciona (no teto, por exemplo, o tic tac dos sapatos causados pelo laminado do apto de cima só resolve com uma intervenção no apartamento de onde vem o barulho.)
    abs
    Rosana

  8. Tenho um vizinho que é uma benção, faz um barulho danado. Usei na janela espuma acústico não mudou muito

  9. Pessoal, e como faz com som de carro que não para nunca? Moro numa avenida muito movimentada e que a prefeitura mantem de paralelepípedo. O que fazer?

  10. A lei do silêncio vigora 24h por dia. Se um caminhão de som parar em frente à casa de um cidadão em pleno meio dia, é possível invocar a polícia para fazer o som parar. Quanto à igreja, a recíproca é a mesma. Quanto à igreja, busque seus direitos com um advogado. As igrejas sabem muito bem que fazem barulho e que incomodam, portanto, o santo pastor está fazendo barulho por conta e risco. Se duvidar, a igreja não montou nenhum aparato para reduzir o ruído. Aliás, as igrejas precisam fazer barulho e virar notícia, caso contrário não saem na mídia.

  11. Olá
    E o que fazer…ao lado da minha casa montaram uma igreja
    Acabou o sossego
    O pastor grita o povo grita e pra ajudar eles tem uma banda bom bateria e tudo mais
    A parede da igreja é fundo com as janelas do meu quarto e da m/filha.
    É impossível de conversar de ouvir de tv… já falei com pastora … amigavelmente…falou q ia abaixar o som….mas não adianta. Eu num tenho condições de colocar isolamento acústico.
    Diz que tem a lei da perturbação e da ordem
    Onde vou pra ver essa lei?
    A igreja sim tem que colocar este isolamento…eles começam as dezoito horas e vai até às vinte e duas horas. É um inferno auditivo.
    eles não podem tirar a minha paz…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui