Simples Decoração - Porque o bom é simples

Jardim Varanda

Flores para ter na sacada, varanda ou jardim

Você tem uma pequena varanda ensolarada e quer flores? Ou só uma sacada? Tem vento? Que bom! Vou lhe dar algumas sugestões:

Lavanda (Lavandula angustifolia) – Além de linda, as folhas e as flores são perfumadas. Tem flor quase o ano todo. Pode ser podada em geral no final do outono. Produz flores por uns 10 anos. Eu já falei em outro post sobre o preparo dos vasos, mas só para pincelar a questão do solo: faça uma mistura 1/2 a 1/2 de substrato para jardim com areia grossa e plante. A muda deve ficar firme no vaso. O tamanho do vaso define o tamanho que a planta terá (entre 30 e 90 cm de altura).  Tolera vento e frio. Colocar em Sol pleno. Não encharque. Além de bonita e cheirosa , ainda tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. 

lavanda1

 

anniverdi lavanda

Ametista (Plectranthus saccatus) – Tem flor quase o ano todo. Tolera vento e frio (Ótima para varandas altas). Meia sombra (ou seja, sol da manhã, nunca do meio dia). Podar quando as flores murcharem. O solo pode ser composto por 2/3 de substrato para jardim e 1/3 de areia grossa. A ametista é ótima para quem mora em apartamentos. Exige poucos cuidados e suas folhas são perfumadas. 

plectranthus

ametistaorquideasrita

Russélia (Russelia equisetiformis) – Florífera pendente, pleno sol ou meia sombra. Tolera o vento, o frio e a salinidade (perto da praia). Atrai beija-flores e borboletas. O solo pode ser composto por 2/3 de substrato para jardim e 1/3 de areia grossa.

russelia2a

anniverdi russelia c49ca57829a7

Ixora (Ixora chinensis) – Esta espécie também atrai pássaros. O solo pode ser composto por 2/3 de substrato para jardim e 1/3 de areia grossa. Pode ser podada. Suporta bem o vento e gosta de sol.  Tem diversas cores e portes. As flores são pequenas de 5 pétalas pontudas, nas cores creme, rosa alaranjadas ou vermelhas, mas ficam unidas como um guarda-chuva, formando um arranjo muito bonito. Floresce o ano todo, principalmente no verão e pode ser cultivada em todo o país, só não suporta geadas. São resistentes e de fácil manutenção. Não necessita muita água.

ixora1

ixora

Agapanto (Agapanthus africanus) – Flores na primavera-verão. Pleno sol. Tolera vento frio e geada. Muito resistente a pragas e doenças. Flores brancas e azuis. O solo pode ser composto por 2/3 de substrato para jardim e 1/3 de areia grossa. Pode usar em vasos e floreiras e se o agapanto estiver muito grande outono deve retirar a planta dividi-la e tornar a plantar. Necessita de regas regulares no verão. Fertilizar no inicio da primavera.

Agapanto 2

AGAPANTOSumjardimparacuidar-9

Adube suas plantas de tempos em tempos. Existem várias opções para floríferas no mercado (em pó, granulado e líquidos), siga a bula pois adubo em excesso mata.

Viu? Você pode ter flores na sacada sim!

Se gostar da matéria: curta, compartilhe e comente. Isso nos ajuda a manter a alegria de compartilhar informações. com vocês. Fique a vontade em fazer perguntas.

 Marcia Nassrallah​

Fotos dos sites e blogs: umjardimparacuidaryoureasygardenfazfacilimaginefazerassim, casaejardimanniverdi, alternativaruraldetudoeumpoucoorquideasrita,

Posts relacionados

Comentários:

Aline · 12 de junho de 2016 às 20:59

É uma pena que se vê tão poucas flores e jardins, principalmente nas cidades maiores. Eu mesma, gostaria muito de ter um jardim, algumas plantinhas… Pena que não tem espaço! Mas um dia…

Só Ombrelones · 12 de junho de 2016 às 17:53

O ombrelone da Só Ombrelones é uma peça fundamental e indispensável quando se trata de projetos paisagísticos de área externa.

Celio Nogueira · 12 de junho de 2016 às 19:30

Crie , podemos criar qualquer coisa é só querer !

Orquídeas Brasil · 12 de junho de 2016 às 17:00

Agora meu apartamento ficará mais bonito, obrigada pelas dicas.

Rosângela Dias · 12 de junho de 2016 às 22:02

Amei as dicas
Sucesso Divino

guto · 12 de junho de 2016 às 10:07

poxa minha casa vai ficar maravilhosa obrigado

Deixe o seu comentário!