Na  Parte 1 desta série  “Os tecidos na decoração”  eu falei sobre como um tecido é feito, os tipos de fibras e de onde elas vem. Expliquei a diferença entre padrões e estampas e falei sobre o linho.   Na parte 2, eu falei sobre o Algodão  . Agora vou falar sobre a Seda .

Os Tecidos na Decoração

História:  Diz a Lenda que a seda foi descoberta pela imperatriz chinesa Si-Lung-Schi, por volta de 1800/2000 AC quando um casulo de bicho da seda caiu de uma amoreira na sua xícara de chá.

Ela percebeu que o casulo, quando molhado, formava um fio. Eu não sei porque ela decidiu tecer com o fio, mas foi o que fez.

os Tecidos na DecoraçãoCasulo do bicho da seda – Photo Wikipedia

Produção: Os chineses começaram a produzir seda por volta de 2700 AC e mantiveram em segredo como faziam o tecido. – 3000 anos de segredo! Mas eles também proibiam a exportação e  puniam com  a morte os traficantes de ovos das larvas do bicho da seda e sementes da amoreira (vitais no processo).

Os europeus só descobriram o segredo em 552, quando o Imperador Romano Justiniano enviou monges para a China para espionar.

Na volta, eles trouxeram ovos da libélula Bombyx mori. Assim, Constantinopla se tornou o primeiro centro de seda da Europa. Nos séculos seguintes, a sericultura (como é chamada a manufatura da seda) se espalhou pelo mundo.

divartzFoto do site divartz que tbém mostra como é a produção manual da seda

A seda é feita a partir do casulo de diversos tipos de libélula. A mais comum é a Bombyx mori , responsável por 95% da produção mundial.

A Larva expele um líquido por suas glândulas salivares (fibroina) rodeando-a com uma espécie de cola (sericina)  que se solidifica imediatamente quando em contato com o ar.

Mesmo mecanizado, o processo de produção é basicamente o mesmo por 5000 anos: Depois de 30 dias comendo somente folhas de amoreira, o bicho da seda constrói seu casulo e dentro dele, se torna uma crisálida.  

Para termos a seda, o pobre bichinho morre no processo, sabia ?  Isso porque se ele deixar o casulo, vai quebrar o fio…Então …

odireitoavida ethical-ahimsa-farming

Foto de casulos do bicho da seda do site Odireitoavida que enfatiza que para fazer um simples quilo de seda 2000 a 3000 larvas são mortas. O site informa tbém que há uma seda chamada Ahimsa , produzida da mesma larva, mas sem matá-la no processo.

 Você pode ver todo o processo   neste link

Cada casulo produz  458 mil metros de seda, neste caso, casulos que possuem somente um fio inteiro. Por volta de 5 quilos de casulos são necessários para produzir 1 kilo de seda pura.

Atualmente os maiores produtores de seda são a China, o Japão, a Coreia e o Brasil.

No Brasil, as primeiras amoreiras foram plantadas em Minas, por ordem de D. Maria I, a rainha louca, que reinou de 1777 a 1792.

Mas a produção de seda começou somente no segundo império. O desenvolvimento da sericultura nacional tomou folego somente no final da Segunda Guerra mundial. Atualmente o Brasil é o 4o, produtor mundial de seda.

orlean seda1Sedas – Site da  Orlean

Com o surgimento das fibras sintéticas a produção e consumo de seda diminuíram muito, mas ainda é usada para fabricação de roupas, rendas, tecidos para decoração e tapetes, a maioria das vezes, misturado com outros tecidos naturais ou sintéticos. A fibra de seda é muito cara. O Matelasse (no século 18) e o veludo  (ate o seculo 19) eram feitos de seda e atualmente são produzidos com vários tipos de fibras, incluindo fibras de seda.

orlean seda2

Características: A seda é  macia, luminosa, brilhante e confortável; Ela não causa irritação da pele; desvanece quando exposta à luz solar e transpiração; não resiste aos produtos químicos;

Ela pode ser atacada por traças e insetos; Ela exige uma série de cuidados na lavagem e tratamento. A seda tem a característica de ser fresca no verão e quente no inverno. O tecido de seda é antibacteriano e hipoalergênicos também.

Na decoração é usada em almofadas, revestimento de sofás e poltronas, cortinas, papéis de parede com acabamento têxtil, tapetes, roupas de cama. Para aumentar sua resistência, muitas vezes é forrada com tecidos mais espessos.

A fibra da seda é usada em vários tecidos, além do tecido seda em si: Crepe, cetim crepe, crepe geogerte, gaze, organza, shantung, musselina, tafetá, sarja, tafetá, flanela e palha de seda O que tem diferente é a forma de tecelagem e / ou tingimento, mas nós ainda vamos falar sobre tudo (esta história é enorme!)

silkNo sentido do relógio: Cortina de seda, Capitone de seda, seda rústica, gaze de seda e almofadas e sofá revestidos de seda

Mais fontes :  http://www.casapinto.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Seda

http://super.abril.com.br/tecnologia/como-e-fabricada-a-seda

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui