Quase não lembro da festa dos meus 30 anos, sabe ? Mas de uma coisa lembro: Eu não pensava que envelhecer necessita de preparo e adaptação. Também não pensava nas dificuldades que os idosos tinham na minha casa de adulta jovem. Então, tenha a idade que tiver, leia este post: Como preparar sua casa para o futuro?  Sempre há um idoso querido a quem você quer dar conforto e, se você tiver sorte, um dia será um deles, certo ?

Como preparar sua casa para o futuro

Como preparar sua casa para o futuro

E prestatenção!  Sua casa será confortável caso vc tenha um acidente e tenha seus movimentos dificultados por um tempo – como muletas, gesso, cadeira de rodas ? Torço para não acontecer, mas acidentes não dependem de idade … (tô batendo na madeira, ok? Xô coisa ruim!)

A melhor hora para pensar no futuro é quando vc, seu (sua) sortuda(o)  vai construir ou reformar sua casa. Construir lhe dá a liberdade de fazer do seu jeito uma casa que lhe servirá para toda a vida. E na reforma muita coisa pode ser melhorada. Por isso, pense em:

notreloftloft-vancouver-1-00100-800x532

Planta térrea – Mesmo que sua casa tenha mais que um andar, pense em ter ao menos um quarto, banheiro e cozinha no térreo. Assim, se precisar, poderá usar somente o térreo para viver bem.

casosdecasa helpinghandshomeimprovement_com-_a-500x642

Escadas bem dimensionadas  e corredores com, no mínimo, 90cm de largura, tudo bem iluminado e livre para o caminhar – Inclinação leve, medidas dentro dos padrões , balizadores, interruptores bem posicionados e a 1,10 de altura, corrimão sempre.

Wooden-Staircase1

Portas largas e fáceis de abrir (80 cm no mínimo) e pisos antiderrapantes

aegosto-banho-para-deficiente1

Banheiros acessíveis – Com boa área livre, barras de apoio, boxes com 80 cm de largura no mínimo, assento dobrável no box, torneiras do tipo alavanca ou com sensor eletrônico, nichos e prateleiras baixas

limaonaagua 11-cozinha-pequena-moderna

Cozinhas com o máximo ao alcance das mãos e bastante espaço para circulação

um brinco INT2architecture_intNI2

Salas com móveis leves, distribuição que facilite andar pela casa sem que pareça uma corrida de obstáculos

revistacasalinda quarto-projetos-diversos-decore-planejados-idelli-viva-decora

Quartos com boa circulação em toda volta da cama, acionamento de iluminação na cama. Armários com luzes internas.

Leia mais sobre este assunto tão importante na Guia sobre Acessibilidade  , neste post com detalhes sobre acessibilidade  , neste outro onde questiono se cabe uma cadeira de rodas no apartamento pequeno, e ainda neste onde falo sobre decoração e segurança 

Fotos dos sites e blogs: Site Casa Linda, um brinco, limaonaagua, casaabril, casosdecasa, notreloftloft, 1-Kindesign

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito obrigada, amiga Cássia!
    Pior q é nestas horas que a gente percebe o quanto é importante uma casa acessível… 🙁
    bjo
    ROsana

  2. Perfeito! Aconteceu exatamente assim aqui em casa… meu pai não quis reformar o banheiro e no fim da vida ficou bem difícil pra ele… logo depois eu quebrei o pé e aí senti na pele o tanto que acessibilidade é importante, principalmente nos dias em que não tinha ninguém pra me ajudar :/
    Fora que uma boa circulação é agradável até mesmo pra que está são.
    Excelente post!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui