Você acha que o ar do interior de sua casa ou escritório é mais limpo que o dos ambientes externos? Costuma ter espirros diários ou dores de cabeça e letargia sem uma causa aparente? Já ouviu falar da Síndrome do Edifício Doente? Vamos usar as Plantas para melhorar a saúde da sua casa!

Plantas para melhorar a saúde da sua casa

Plantas para melhorar a saúde da sua casa(Desenho do site http://www.lummaconstrutora.com.br/)

Sua casa ou ambiente de trabalho podem estar mais poluídos do que o exterior! O motivo disso é que tudo o que temos no ambiente interno libera gases chamados COVs (compostos orgânicos voláteis, veja onde eles estão no final deste post). Seus móveis, suas roupas, a tinta da parede, o piso, o revestimento, os plásticos, etc, e quanto mais novos, mais COVs serão liberados. Acrescente-se a isso seus cremes, perfumes, shampoos, produtos de limpeza. A grande maioria sozinho ou em conjunto causam danos à saúde, especialmente dos mais suscetíveis.

Como resolver esse problema já que não é possível viver sem esses produtos?

Tendo vegetação a nossa volta! As plantas despoluidoras tem propriedades vantajosas no quesito eliminar químicos tóxicos do ar. Todas são muito baratas e é possível produzir mudas com facilidade. Vou falar de 10 delas para você escolher e começar a purificar o ar da sua casa agora mesmo.

1-      Sansevieria trifasciata (Espada de São Jorge)

marciaSANSEVERIA TRIFASCIATA

É a minha queridinha porque é fácil de cultivar, é perene, pode ficar sob sol pleno e também na sombra, tolera frio e calor e está sempre vistosa. Muito benéfica quando colocada no quarto de dormir pois libera oxigênio durante a noite (já falei sobre ela aqui). Segundo estudos ela filtra os tóxicos benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno presentes nos ambientes internos.

2-      Aloe vera (Babosa)

marciaALOE VERA2

Suculenta, fácil de cultivar e perene. Também é ótima para o quarto pois também libera oxigênio durante a noite. Ela precisa ficar próxima a uma janela pois necessita de luz solar direta. Ela filtra o tóxico  formaldeído. E, além disso, ela produz flores e mudas junto a planta mãe.

3-      Chlorophytum comosum (Clorofito)

marcia01-clorofito

A espécie com listra branca no centro é de sol pleno ou meia sombra. A com listras brancas na borda da folha é de sombra. De fácil cultivo, produz mudas. O Clorofito é muito usado como forração de jardins mas fica uma graça em pequenos vasos que se repetem numa estante, por exemplo. Ele filtra o gás carbônico e o ozônio.

marciaCLOROFITO2

4-      Spathiphyllum wallissi (Lírio da paz)

marciaLIRIO DA PAZ

Linda folhagem com flor branca. Fácil cultivo. Deve ficar na sombra e longe de correntes de ar. O solo deve ser mantido úmido.  Filtra: benzeno, xileno, formaldeído, tolueno e tricloroetileno.

5-      Hedera helix (Hera)

marciaHEDERA HELIX

Fácil cultivo. Pendente. Pleno sol ou meia sombra. Ela filtra: Formaldeído e xileno. É útil para filtrar o ar de ambientes frequentados por fumantes. Se ninguém na sua casa fuma, mas a fumaça de cigarro do vizinho vem para sua casa ou apartamento, abuse das lindas Heras.

6-      Nephrolepis exaltata (Samambaia paulistinha)

marciaSAMAMBAIA PAULISTINHA

Pendente. Gosta de umidade e sombra como nas florestas. Filtra o formaldeído.

7-      Philodendron (Filodendros em geral – família Araceae)

marciaPhilodendron-Xanadu

Na sua maioria gostam de sombra como os antúrios. Muito fáceis de cultivar, gostam de umidade e filtram o formaldeído.

8-      Epipreminum aureum (Jibóia)

marciaJIBÓIA

Espécie resistente, vigorosa, de fácil cultivo e folhagem abundante. Filtra: xileno, benzeno e formaldeído.

9-      Dracaena reflexa (Pleomele)

marciapleomele

Arbusto muito versátil pode ficar sob luz difusa, pleno sol ou meia sombra. De crescimento lento e fácil cultivo. De acordo com a Plants for Clean Air Council (PCAC), organização que resultou de um projeto de pesquisa conduzido pela NASA, é recomendada para purificação do ar em interiores e considerada eficiente na remoção de formaldeído, benzeno, tolueno, xileno e tricloroetileno.

10-   Rhapis excelsa (Ráfis)

marciaRAPHIS

Palmeira de porte pequeno, entouceirada, de fácil cultivo e gosta de ser mantida úmida, inclusive em suas folhas. Deve ser colocada na sombra de preferência. Filtra todo tipo de poluentes.

Estas são as 10 queridinhas, mas existem muito mais. Vamos investir em plantas e melhorar nossa saúde por deixar nossa casa ou local de trabalho mais saudável também. Livres de químicos tóxicos. Mesmo em pequenos espaços você pode tê-las como aliadas.

* Curiosidade sobre os COVs.

Benzeno está presente em: tintas, graxas, ceras, plásticos, etc.

Xileno está presente em: petróleo, cigarro (alcatrão), e solvente de diversos produtos industrializados.

Formaldeído está presente em: produtos cosméticos e de limpeza, etc.

Tolueno está presente em: corantes, perfumes, gasolina, detergentes, medicamentos, revestimentos, borrachas, resinas, tnt, colas, etc.

Tricloroetileno está presente em: adesivos, líquidos para remoção de pintura, corretores de escrita, removedores de machas, etc.

Obs.: meu texto não é uma matéria científica, portanto poderá se desejar pesquisar mais sobre esses compostos e seus efeitos. As fontes de pesquisa sobre as espécies e suas funções são de minha confiança. Há uma ciência que produz estudos e pesquisas sobre esse tema, chamada Fitorremediação. 

Fontes: Conheça plantas que eliminam poluentes do ar, Dracaena reflexa , ar – wolverton environmental,   e 5 plantas que a Nasa Recomenda 

Poderá ler mais sobre a Síndrome do Edifício doente em “Quando as substâncias químicas causam doenças” 

Vale a pena ler também sobre o pesquisador Dr. Bill Wolverton, que conduziu pesquisa junto a NASA por mais de 30 anos.http://www.wolvertonenvironmental.com/​  (inglês)

Se gostar da matéria: curta, compartilhe e comente. Isso nos ajuda a manter a alegria de compartilhar informações. com vocês. Fique a vontade em fazer perguntas.

 Marcia Nassrallah​

Fotos dos sites e blogs:morarkallas,  storifymichelangelo, Flora Avancinedoublepacktvgiardinaggiopro.casa.abril, (fotos de  Marizeth Estrela e Liane Martins), gardenhouseflorisafazfacil paisagismosd

25 COMENTÁRIOS

  1. Podem ser diversas as razões. Dê uma olhada aqui: https://www.jardineiro.net/8-causas-de-folhas-com-pontas-secas-e-queimadas.html

  2. Olá, gostaria de saber porquê minha zamioculca demora pra sair novos caules com folhas. A minha está num canto da lavanderia com luz indireta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui