E não podia deixar a sala de Jantar de fora da série “O que NÃO fazer”, certo? Pois lá vamos nós com O que NÃO fazer na sala de Jantar – aqueles detalhes importantes que não devemos repetir em nossas casas e algumas coisas que eu nem imagino que você já tenha pensado em fazer, mas que tem gente que fez, sabe-se lá porque! (rs!) –

O que NÃO fazer na sala de Jantar

O que NÃO fazer na sala de Jantar

Já vi mais do que devia esta situação que traz desconforto: Veja que para sentar neste banco você precisa ou afastá-lo da mesa ou “passar por cima”, sabe como é ? Isso pode resolvido com um banco que não seja tão comprido ou, o melhor, com uma mesa com pés centralizados, por exemplo.

cococozyjantarbcoqudro

Se o banco está encostado a uma parede, como no caso acima, você cria uma situação quase intransponível, vamos dizer assim. Isso não é bem desconfortável? E este banco ainda tem um braço que atrapalha mais ainda, percebeu ?

Masuria-Country-House-Jam-Kolektyw-07-1-Kindesign

Vejo dois problemas chatos nesta mesa: 1) As 6 cadeiras ficam bonitinhas, mas não dá para comer encolhido assim ! Colocar 2 cadeiras nas cabeceiras pode ser uma solução, mas neste caso, devido ao formato e posição da mesa, isso vai ser complicado… 2) Decidir a altura da luminária sobre a mesa não é uma questão fácil: Você deve considerar o modelo dela  e a abertura do facho de luz (q deve ser o bastante para iluminar toda a mesa) . Mas uma coisa que não pode acontecer é você não conseguir ver o seu vizinho de frente na mesa porque a luminária não deixa. Tenho a impressão que a posição desta luminária erra nas 2.

homeshabbyhomeimage2

Tapete na sala de jantar já é complicado: Cai comida, cai bebida…mas quando ainda faz as cadeiras ficarem dançando desequilibradas – porque  tem pé dentro e tem pé fora do tapete.. ah, é melhor tirar, viu ? Pior ainda quando o tapete é fino e se embola todo com o senta-levanta.

nicetyDOTlivejournal5290

Uma coisa importante em uma mesa de jantar é que todos os assentos tenham a mesma altura e sejam compatíveis com a altura da mesa. Ficar uma pessoa lá no alto e outra lá embaixo é esquisito e desconfortável – o mais ergonômico é que a altura do braço dobrado seja mais ou menos a altura da mesa.

gradeneyork 2012fd35-404-e1441638064965

Tão bonita e com esta linda luminária tão torta ! E ainda tem o tapete pequeno prá completar… 🙁

bahrainiDivaIndustrial-style-conservatory

Você evita muito acidente quando se preocupa com a área de circulação. Estas garrafas neste lugar são mesmo um perigo!

 TheDesignerPadportugal-home-dining2

Estes banquinhos não tem o menor sentido, a não ser que alguém queira comer ajoelhado neles, concorda ?

decorology_jpg_rendition_largest

A luminária TOTALMENTE fora do lugar a gente pode até perdoar, mas novamente: Nunca, nunca mesmo, coloque um quadro pendurado em uma cortina! Q ideia é essa, gente ?

home adore 007-boise-residence-hsu-mccullough

E finalmente, não crie a possibilidade de situações perigosas (e até vergonhosas) para seus convidados. O tronco é lindo, acho até que tem rodinhas para deslizar facilmente, mas … Gennnte! Isso é um desconforto (e ainda é bem mais baixo que as cadeiras.. nem prá criança é bom este troço.

E veja também :

O que NÃO fazer no banheiro ou lavabo

O que NÃO fazer no Home-office

O que NÃO fazer no quarto do bebê

O que NÃO fazer no quarto de Casal

O que NÃO fazer na cozinha

O que NÃO fazer na sala de Estar

O que não fazer no jardim, varanda ou quintal 

27 COMENTÁRIOS

  1. Menina!!
    Parabéns…suas observações são muito pertinentes e servem de alerta para aqueles que como eu são leigos em decoração, mas não deixam de tentar deixar a casa mais bonita e aconchegante.
    Realmente, há certas dicas de arquitetos que só funcionam na foto.
    Um abraço, e fico aguardando novas dicas.
    Att.

  2. Hahaha
    Estou rindo horrores com seus comentários!
    É muita coisa absurda mesmo, mas nem sempre dá pra perceber de cara.
    Eu estou olhando a foto antes e tentando achar o problema antes de ler teu comentário. E é bem legal! Acho que apura mais a nossa percepção.
    Novamente, ótimas dicas!
    =]

  3. Oi, Aline!
    Gosto da Candice Olson e já vi que atualizou bastante seu estilo nas últimas temporadas, criando ambientes muito menos voltados a certo tipo de decoração característico de parte do público americano q é bem diferente do jeito brasileiro de decorar. Fora isso, veja que até em programas de decoração, algumas vezes certas soluções são claramente disfuncionais. É bom sempre treinar o olhar e pensar se as soluções apresentadas “batem” com o seu jeito de viver, seu espaço e suas necessidades.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Marina!
    Realmente, algumas fotos são feitas para mostrar os objetos e móveis ou combinações bonitas, mas nem sempre o objetivo é ter um ambiente que possa ser usado de verdade. É preciso considerar isso ao olhar aquela foto linda da revista.
    bjo e obrigada!
    ROsana

  5. Oi, Patricia.
    Estas cores são neutras, logo vc pode ter uma poltrona até colorida, se quiser destacá-la. Mas se gosta de tons neutros mesmo, uma estampa que tenha tanto cinza como bege vai compor muito bem.
    bjo
    ROsana

  6. Geeente, eu adoro adega suspensa mas aquela com as garrafas parecendo que vão cair é horrorosa! Não poderia deixar uma criança ali sozinha jamais, risco de cair e machucar é muito grande.

    Adorei as fotos que você colocou, são detalhes que as vezes passam despercebidos mesmo, eu cometo alguns deslizes que só percebo quando amigas vem e me falam. rs

    Beijos linda!

  7. Boa tarde, olha atá parece que foi meu marido quem escreveu este post!
    A luminária fora centro então deixaria ele doente!
    boas dicas, e infelizmente muitas das dicas do que não fazer estão presentes em nossas casas, mas agora vou tomar mais cuidado e prestar mais atenção!

    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com/

  8. Boa tarde,

    Tenho uns sofás de cor cinza e cadeiras de cor beje como devo conjugar o ambiente. A sala é comum. Quero comprar uma poltrona de que cor devo comprar.
    Obrigada

  9. Realmente tem que ter bom senso na hora de montar a decoração. Aqui em casa tentei fazer uma mesa diferente e cai na armadilha do “intransponível”, o que tinha de gente batendo o joelho ali não tava escrito! rrsrsrsr.. Acabei trocando.

  10. Ro,
    Mais uma vez dei umas gargalhadas… O banquinho para “comer ajoelhado” e o banco de tronco, foram os melhores.
    Adoro suas dicas e observações.
    Beijo grande

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui