É duro saber que há residências  nas grandes cidades sem um aparelho de ar-condicionado ! Principalmente no RJ, SP e na maioria das capitais do Nordeste, o verão ficou tão insuportável que ele é um item fundamental . E quem os tem, deve pensar na inserção dele na decoração dos ambientes: O ar condicionado fazendo parte da decoração da casa!

Mas será que é possível melhorar o aspecto do ar-condicionado Split na sua sala ou quarto? A resposta é SIM e é sobre isso o post de hoje. Veja como:

O ar condicionado fazendo parte da decoração

1) Esconder o condensador do seu ar condicionado split:

Para começar, saiba que essa parte do ar-condicionado split  precisa receber ventilação para que a máquina funcione plenamente. Empresas de móveis planejados ou  uma marcenaria de confiança podem confeccionar  um móvel que se encaixe  sobre a unidade condensadora do Split. Esse móvel tem que ter frestas na frente para o ar circular.

O ar condicionado fazendo parte da decoração da casa - ar condicionado escondido

(observe que o nicho onde está o ar condicionado é vazado na frente e na lateral e não é fundo)

ar-cwbengenharia-condensadora-escondida-06

(aqui todos os lados são vazados, mesmo assim, este distanciamento entre as ripas pode não resolver para todos os equipamentos nem em qualquer lugar – consulte sempre o manual do fabricante!) 

E você pode usá-la como um banco, suporte para plantas, para objetos de decoração, arranjos variados, etc.

2) A parte interna do seu ar condicionado Split na decoração:

Não é possível colocar coisas na frente da parte evaporadora do ar condicionado Split. Mas você pode usar sua criatividade com adesivos ou pintura, não esquecendo de proteger as partes sensíveis e saídas de ar da máquina (talvez seja melhor chamar um profissional para este serviço).

01-projetos-com-criancas

Você pode também escolher parede e aparelho da mesma cor e o instalar  em cantos da parede, acima dos vãos das portas ou escondido por vigas, de forma que ele passe quase desapercebido.

ar-oglobo-unnamed

Outra opção que pode lhe interessar é o split cassete , que fica posicionado no teto.

02-ape-de-58-m2-ganha-marcenaria-pastilhas-e-itens-reciclados

(ótima solução: Integrar o ar condicionado à mobília, totalmente exposto e sem fazer feio)

Utilizá-la dentro de um armário também é possível, mas será necessário abrir a porta sempre que for usar o ar condicionado. E o nícho não pode ser fundo. Lembre-se que dependendo da altura isso pode ser complicado.

05-atriz-e-roteirista-patricya-travassos-e-apaixonada-por-reformas

Ou em nichos em estantes (talvez este acima seja muito pequeno. Tenha cuidado …) 

arquiteturadoimovel-casavogue2

Outra opção é  que a porta do armário seja ripada. Em geral, as  réguas devem ter  a proporção mínima de 2:1, quer dizer, para cada 1 centímetro de largura da ripa, deixe 2 centímetros de espaço livre. Exija ripas triangulares, com a face reta voltada para fora da estante. Assim o vento é direcionado o melhor possível para fora do armário.

assimeugosto-quarto-de-menina1-600x403

(olha que quase não dá para ver o bem escolhido ar condicionado split!)

Nas duas opções, o nicho onde ficará a unidade não pode ser profundo demais. Se for o ar frio vai se acumular dentro dele e o termostato (que controla a temperatura do aparelho) vai entender que a temperatura já está boa e desligar o compressor, mantendo só a ventilação.

3) Pontos de Atenção:

– As  2 partes (unidade interna e  a externa) tem entrada e saída de ar e se estas passagens forem  obstruídas,  o equipamento não rende o que deveria e pode ser danificado.

– A unidade condensadora do Split deve ficar na área externa da casa (na varanda, por exemplo) porque é a responsável por retirar o ar quente do ambiente.

– Para ter certeza mesmo, pois há muitos modelos e características, o melhor é consultar o fabricante de seu equipamento para saber como o armário deve ser feito, seu tamanho e espaçamentos necessários, além de distâncias máximas entre as 2 unidades.

– E atenção à escolha do seu ar condicionado: Ele deve ter potência compatível com a área que você quer climatizar e outras características. Veja aqui como calcular.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbriloglobo , cwbengenharia  e  arquitetura do imóvel

3 COMENTÁRIOS

  1. Acertar o ar condicionado faz toda diferença para o conforto em casa, conseguir ornar com a decoração então, o deixa ainda mais especial!

  2. Tão difícil relacionar o ar condicionado com a decoração, mas o conforto em primeiro lugar! Parabéns pelas dicas.

  3. Nossa, muito bom. Hoje em dia, com esse calorão que anda fazendo no verão, não consigo mais ficar sem ar condicionado. Uma pena não ter tido ideias assim na hora de colocá-lo no meu quarto 🙁

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui