Fui convidada para conhecer a mostra de decoração CasaCor 2016 do Rio de Janeiro, que este ano ocupou a chamada “Casa Rosa”, no bairro da Gávea, com 1.000m2 de área construída em um terreno de 5.000m2. Fiquei mais feliz ainda com os pequenos ambientes da mostra.

São 45 ambientes internos e externos, um enorme e lindo jardim assinado por Burle Marx. A casa é um espetáculo e esta é uma das melhores das 26 edições da CasaCor no Rio, na minha opinião.

Por isso devo falar mais dela por aqui, mas também estou mostrando muitos dos ambientes tanto no Facebook como no Instagram do Simples Decoração. Dê uma olhada lá também!

Pequenos ambientes na Casa Cor RJ 2016

Pequenos ambientes na Casa Cor RJ 2016

Pequenos e lindos ambientes – Veja cada um em detalhes agora

Construída em 1938, foi adquirida em 1977 pelo empresário Celso da Rocha Miranda, dono da extinta Panair e reformada pelo arquiteto Alcides Rocha Miranda.

casa-cor-rio-2016-fotos-de-andr-nazareth-2

 Para quem quiser ver como a casa era 1 mês antes da CasaCor, assista este vídeo. (Foto CasaAbril – Andre Nazareth)

Neste post vou falar somente sobre alguns dos pequenos ambientes que me chamaram a atenção e que são a realidade de uma grande parcela dos que moram nos apartamentos das grandes cidades: Espaços entre 8 e 12 m2. Vamos ver:

1) Quarto da Imaginação: Ambiente criado por Paula Costa, sem TV nem computador, o quarto da imaginação é para ler, pintar, ser criança! Cheio de detalhes delicados, nichos, cores agradáveis, iluminação indireta, ainda com um bom espaço livre e permitindo à criança levar seus amiguinhos. Pequenos ambientes podem ser muito bem aproveitados!

dsc00905a

A área da cama é protegida pela madeira no entorno e ainda tem este painel lindo (na verdade, um papel de parede que simula um painel – é o Join the Circus, da designer Adelina Mehmeti)

dsc00906a

A cabana (By Floor) é muito funcional e ocupa o espaço de um puff (olha a ideia!)

casacor2

Cadeiras Panton e o Puppy – móveis para crianças

2) Quarto do Neto – De Tatiana Lopes e Tatiana Mendes – 10 m2 de bom gosto e espaço bem aproveitado neste quarto com marcenaria sob medida (a laca cinza com madeira clara é uma ótima mistura!) que permite embutir a cama entre as estantes.

dsc00912a

Um quarto que cresce junto com a criança, podendo acompanhá-lo por muito tempo. Repare a TV embutida na parte da parede com tinta lousa, a mesa de estudos abaixo da janela, esta luminária lápis, os nichos estreitos para livros

dsc00913a

O espaço ainda tem uma a escada em corda para a estante e uma pequena parede com nichos para escalada.

3) Design de Ninar – De Leila Dionízio – Não há nome melhor. Um quarto de bebê super aconchegante e cheio de boas ideias, toda em marcenaria em pinus de reflorestamento, com direito a  berço em balanço, pendurado no teto, cama retrátil e um trocador que se expande para ser usado, tudo em um estilo inspirado no escandinavo.

leila-dionizio_design-de-ninar-01

O projeto luminotécnico usa leds e neon no teto, com muita delicadeza (foto André Nazareth), o que é super importante para um quarto de bebê.

dsc00917a

Detalhe do berço, perfeito para pequenos ambientes

casacor3

4) A Copa Íntima, da Claudia Santos, é um cantinho que dá vontade de ficar: O espaço, de 12 m2,  é um apoio para pequenas refeições. Inspirado na Nova Inglaterra e no estilo de arquitetura e design do Maine, ainda tem uma varandinha graciosa. Repare no formato orgânico do sofá que reforça o clima romântico do ambiente

dsc00964a

O piso foi produzido em madeira e cerâmica. E é lindo! A foto não apresenta toda a beleza e sutiliza do trabalho realizado.

casacor34

Muito cobre e romantismo.

dsc00968a

Adorei estes pequenos ambientes e daqui a pouco vou mostrar mais ambientes e detalhes que me chamaram a atenção. O Evento foi um sucesso! A Casa Cor RJ está cada vez melhor!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui