Continuando este minissérie (rs!) sobre cooktops que começou aqui, vamos lá terminar este assunto: Quase tudo que você precisa saber sobre cooktops!

Quase tudo que você precisa saber sobre cooktops

Instalação:

A maioria dos apartamentos vem preparada hoje para a instalação do fogão convencional, de pé: Ponto de gás, tomada e espaço de 60 ou mais centímetros para o equipamento. Se você pretende ter um cooktop vai precisar:

tudo que você precisa saber sobre cooktops

(cooktop à gás com forno abaixo dele)

1) De uma bancada resistente ao calor (granito, corian, etc) com um corte PERFEITO para embutir o modelo específico,  capacidade de suportar o peso do cooktop (uns 3cm de espessura, em geral) e área para ventilação e apoio (veja no manual). O bom é que você vai precisar gastar menos espaço do que para o fogão convencional.

2) Do ponto de gás, se ele for elétrico e do ponto de tomada (se ele for elétrico o circuito pode ter a necessidade de ser específico para ele – a tomada sempre deve ser). Sempre siga o que o fabricante diz sobre posição dos pontos e tudo o mais!

eletros-pretos_voceprecisadecor08

3) Planejar onde vai colocar o forno, que deverá ser embutido e ter instalação específica para ele – se o cooktop for à gás você deve conseguir usar o mesmo ponto para os 2. E se o forno ficar abaixo do cooktop deve existir uma área entre eles (veja no manual).

4) Planejar a geladeira e pia de preferência à uma distância do cooktop. A geladeira devido ao calor e a pia devido aos respingos da torneira. (Veja no manual).

delikatissen6-22

(cooktop de indução em ilha – coifa de ilha)

5) Planejar a coifa ou depurador – Tecnicamente eles funcionam para fogões convencionais ou cooktops da mesma forma. O tamanho tem que ser compatível: Com 4 bocas – coifas com 60cm de largura,  5 bocas: com 70 ou 80 cm e 6 bocas com 90cm, em geral. E a localização do fogão define se o modelo é de parede ou de ilha.

maquina%20de%20lavar%20na%20cozinha%20arquitrecos%20via%20pinterest

Um pequeno cooktop para uma pequena cozinha

ATENÇÃO: Muitos dos manuais de cooktops por indução que li apresentam um texto similar ao seguinte:  “Pessoas que utilizam marca-passo ou equipamentos médicos similares devem ter cuidado ao usar ou quando estão próximas a um aparelho por indução enquanto este estiver em funcionamento, pois o campo eletromagnético pode afetar o funcionamento do marca-passo ou outros equipamentos médicos. Recomendamos que o seu médico ou o fabricante do equipamento médico seja consultado sobre o assunto.”

É um perigo que tal informação não seja absurdamente divulgada. Portanto, pessoal que usa ou tem familiares que usam marca passo, tenham muito cuidado! Leiam o manual e consultem seus cardiologistas se for o caso.

Panelas:

Como já falei no post anterior, os cooktops, dependendo do modelo, tem limitações em relação ao tipo de panela que pode ser usada. No geral, todos precisam de panelas de fundo reto e tamanho de acordo com o tamanho do queimador ou da área de aquecimento.

Os elétricos de resistência precisam de panelas de aço e fundo triplo. Não use panelas de cerâmica nem vidro.

108679422sz

(cooktop elétrico de resistência)

Os elétricos por indução precisam de panelas de aço inox, fundo triplo, ferro fundido, enfim, panelas com materiais ferro magnéticos. A dica de levar um imã para ter certeza que a panela funciona pode falhar. O melhor é procurar a informação do fabricante. Panelas de vidro, cobre e alumínio não funcionam corretamente, pois geram pouco calor.

cooktop-inducao-768x768

Panela de ferro em cooktop de indução

Outra questão é a panela de pressão. As específicas para estes cooktops são bem mais caras e muitas das normais não funcionam bem.

Todo este trabalho é compensado pela maior rapidez no preparo dos alimentos (maior mesmo!!!), pelo melhor controle da temperatura, pelo belo design e pela facilidade de limpeza dos cooktops elétricos.

perfeitaordem -pequenosespaco6781t9s

Também já ouvi falar dos discos de indução que são discos de ferro fundido ou aço inox que, teoricamente, ao ser aquecido no seu cooktop, aquece a panela tradicional. Realmente não sei se funcionam adequadamente….Quem souber, informe aí nos comentários, ok ?

interiorholic-glazed-kitchen1

Repara na panela acima do cooktop de indução

Limpeza:

Os cooktops à gás tem as mesmas dificuldades que os comuns para serem limpos: as peças devem ser retiradas e limpas como vc faz com o fogão convencional.  Já os elétricos, como não tem queimadores, são bem mais fáceis de limpar: Em geral, passe esponja suave com detergente neutro e um pano. Bem instalado nada vai escorrer para baixo. Cuidado com o vidrocerâmico, pois pode riscar facilmente.  E tem gente que diz que o vidro preto é difícil de manter com aspecto limpo porque mostra qualquer sujeirinha.

cozinhas_para_todos_os_gostos__designinnova_16

Imagina como é mais fácil limpar!

Tecnologias acessórias:

Muitos modelos de cooktops tem um monte daquelas tecnologias legais que em geral os modelos de fogão convencionais não tem: Controle de temperatura, detetor de panela, detecção de derramamento, trava de segurança para crianças , luz de alerta para superfícies quentes, timer para desligamento, etc.

O que você não deve fazer em relação à cooktops:

– Comprar sem analisar bem as características de instalação e uso dele; Instalar por conta própria; Cortar a bancada sem ter o cooktop e não observar TODAS as recomendações do manual de instalação (e exigir isso do marceneiro ou empresa que estiver fazendo sua cozinha).

Você já viu que não dá para comprar um cooktop só pela beleza, certo? Além de entender suas particularidades e ver se elas se adequam ao seu modo de vida! Não deixe de fazer isso!

Fotos dos sites e blogs:  designinnova,  interiorholicperfeitaordem,  arquitrecos,  delikatissen,  voceprecisadecor  e  construindominhacasaclean

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cristiane!
    Ótima sua pergunta. Eu realmente não havia prestado atenção a isso. Em quase todos os manuais que pesquisei, após a sua pergunta, está escrito: ” Pessoas que utilizam marca-passo ou equipamentos médicos similares devem ter cuidado ao usar ou quando estão próximas a um aparelho por indução enquanto este estiver em funcionamento, pois o campo eletromagnético pode afetar o funcionamento do marca-passo ou outros equipamentos médicos. Recomendamos que o seu médico ou o fabricante do equipamento médico seja consultado sobre o assunto.”
    Como existem muitos tipos de marca passo entendo que alguns podem ter problemas e outros não. Portanto o que sugiro é que vc realmente peça a seu noivo para conversar com o/a cardiologista e além disso, telefone para a empresa do cooktop (caso a/o cardiologista permita o uso) e peça confirmação – preferencialmente com um documento, de que o equipamento nao causará danos a ele. Isso é super importante e agradeço muito a vc por perguntar.
    bjo
    ROsana

  2. Amo de vontade de ter um cooktop por indução! só de imaginar: a limpeza mais fácil, a segurança de não queimar as mãos das crianças, etc..
    Mas o que me pega é: o noivo usa marca passo!! As empresas que produzem os cooktops lavam as mãos com um simples: “pergunte ao seu cardiologista” e já li diversos estudos realizados e nenhum consegue dizer com certeza se o cooktop irá ou não influenciar no aparelho.

  3. Muito bom, fiz a minha cozinha parecida com a da primeira foto e ficou muito linda, o problema é que não tem forno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui