Com este calor absurdo que está fazendo no meu Rio de Janeiro, só consigo pensar em água, chuveiro, ar condicionado, banho, praia e piscina. E fico me lembrando da pequena (mínima) piscina (mais prá tanque..) que já tive em uma casa tempos atrás: Podia ser mínima, mas era uma delícia! Veja As vantagens de ter uma pequena piscina!

plantasdecasaspiscina17O meu antigo “tanquinho” era maior um pouco que este e quebrava o maior galho…

As vantagens de ter uma pequena piscina

Tem gente que acha q o quintal é pequeno e não vai valer a pena… Nem pense nisso! Piscina pequena (e até menor que as das fotos que vou mostrar) só tem vantagens! Veja bem:

bridetobridepiscinas-pequenas-decor-carla-cantidio-02Achei esta bem bonita

Piscina pequena é igual a menor gasto com construção e manutenção: água, luz, sistemas de limpeza (que podem até não existir), produtos… todo este gasto diminui e você mesmo(a) pode fazer a limpeza, reduzindo muito o gasto com manutenção.

decorfacilimagem-224Esta parece ser em cobertura.. Leia lá embaixo para saber os cuidados antes de pensar em construir

E a construção é sempre mais barata, seja como for sua piscina – alvenaria, fibra, vinil, etc. Assim como bombas e filtros precisam ser mais possantes (isso é, mais caros) quanto maior for a piscina e podem até não existir (como era o caso do meu tanquinho…) Mas não economize em um aspecto: Use os melhores materiais e contrate ótimos e reconhecidos profissionais para construção.

habitissimopiscinas-pequenas-936454aQuase nada, mas é tão bom!

Piscina pequena e rasa é menos preocupante para quem tem crianças: Claro que criança você tem sempre que estar de olho, mas se a piscina é rasa e pequena refresca do mesmo jeito com um pouco mais de segurança.

limaonagua01-piscina-pequena

Piscina pequena valoriza a casa: Qualquer piscina valoriza muito uma casa (dizem que de 20 a 30% sobre o preço sem piscina), mas em um quintal pequeno ela vai ser realmente um grande diferencial. E as pessoas vão pensar que a manutenção não vai ser um bicho de 7 cabeças.

tuacasapiscinas-pequenas-11-730x563

Para saber mais sobre os tipos de piscina leia este artigo: Qual piscina construir: alvenaria, fibra de vidro ou vinil? e tenha em mente que: Uma piscina da alvenaria ou concreto pode durar até 30 anos, enquanto a de fibra de vidro tem uma durabilidade média de 10 anos.

plantasdecasaspiscina47

Achei este post, que fala da instalação de uma piscina de vinil em 2010 e pelos comentários (leia q tem muita informação interessante) está funcionando bem até hoje.

plantasdecasaspiscina21

E antes de fazer qualquer coisa consulte um arquiteto ou engenheiro para ter uma piscina segura e proteger seu investimento. Leia este artigo sobre piscinas em cobertura (mas que serve para piscina em qualquer terreno).

Minha experiência informa que (em locais quentes como o RJ) até um pouco de sombra na parte da tarde é bem vinda pq a água não fica tão quente…Só acho que não dá é colocar a piscina em um local onde não bate sol nunca, ok ?

Fotos dos sites e blogs: Casaabril, Tuacasaplantasdecasalimaonaguahabitissimodecorfacil e bridetobride 

6 COMENTÁRIOS

  1. Anderson,
    Muitas vezes estas piscinas pequenas não tem nem bomba ou filtro fixos instalados. O tratamento é todo manual (vc encontra vídeos sobre isso no youtube). Agora, realmente esta não é a minha praia. Mas achei estas 2 informações na internet:
    https://poolrescue.com.br/blog/de-quanto-espaco-preciso-para-ter-uma-piscina/
    http://br.piscinas.com/perguntas/qual-a-distancia-maxima-para-instalar-bombafiltro-de-piscina-igui
    abs
    Rosana

  2. Olá, sobre a “casa de máquinas” de uma piscina pequena como essa. Poderia informar uma medida pra um pré-dimensionamento, apenas para saber se irei ter espaço suficiente?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui