Um dos posts mais compartilhados no Pinterest do Simples Decoração é o “Medidas importantes na cozinha“.  Um post completo, com todas as sugestões de medidas necessárias em uma cozinha seria enorme . Por isso estou sempre voltando ao assunto, com mais informações e desenhos que tentei adaptar para nós, brasileiros.

Mais medidas importantes na cozinha

Veja que eu digo sugestões de medidas porque TODA medida deve ser boa para a altura e condições físicas de quem usa o ambiente: Se você é cadeirante ou sua altura é maior ou menor que a da média da população (1,75 para homens e 1,62 para mulheres) você deve adaptar estas medidas para o seu caso, testando o melhor para vc.

medidas importantes na cozinha

(Estes bonitos desenhos com os móveis em amarelo foram feitos pelo sr. Arthur Mount e estão por toda internet faz tempo mas continuam sendo totalmente válidos.)

Microondas é uma coisa complicada em muitos projetos que vemos por aí. A posição dele deve ser fácil e segura para você lidar com recipientes quebráveis e quentes.

medidas na cozinha

Estude com atenção este desenho. Nele há  muitas medidas importantes na cozinha para seu conforto na cozinha. A altura da bancada NA VERDADE, deve ser tal que lhe permita se manter ereta(o) ao lavar a louça e os armários superiores devem estar posicionados de forma que você consiga alcançar com facilidade a maior parte  dos objetos.

Medidas-cozinha

Aqui um exemplo, no mundo real (Foto CasaAbril)

medidas na cozinha

Achei  interessante mostrar relação entre a altura de uma bancada e a necessidade de espaço para as pessoas sentarem nas banquetas e se sentirem confortáveis. Reparou que qto mais baixa a bancada, mais espaço é necessário? É que conforme a bancada é mais baixa, mais as pernas e pés ocupam espaço. Veja só:

posicao corpo bancada

Medidas importantes na cozinha (fonte: michellilucas

medidas na cozinha 5

Se você quer fazer um banco como este na sua cozinha (ou sala/espaço de jantar), preste atenção na inclinação do espaldar. Talvez não seja necessário 12 graus de inclinação, mas alguma há de haver. Isso faz um diferença enorme no conforto ao sentar. Outro detalhe importante é que as alturas dos assentos do banco e das cadeiras seja o mesmo, senão fica muito estranho e alguém, com certeza, vai se sentir desconfortável.

medidas na cozinha 6

Outro desenho que estou repetindo é este com as distâncias mínimas que vc deve ter para pensar em uma ilha na cozinha. Às vezes, este sonho legal pode se tornar um pesadelo se você não tem espaço bastante.

medidas na cozinha

Outra foto – que já usei, mas vale repetir – para que vc lembre de medidas e ações que deve tomar para sua segurança, economia e conforto: Leia os manuais dos equipamentos e exija que eles sejam seguidos! (foto: CasaAbril)

medidas na cozinha

Achei este desenho já traduzido para o português e não guardei de onde foi, mas as informações são pertinentes.

medidas na cozinha

E já que estamos na cozinha pq não dar uma olhada na área de serviço? Poucos tem uma área tão grande, mas as medidas continuam valendo. Perceba que, assim como na cozinha, você deve escolher os eletrodomésticos antes do projeto dos móveis. E ler os manuais!!!

Espero que, além de ser um sucesso, este post ajude vc a pensar melhor em todas as medidas importantes em uma cozinha, que, afinal, é uma área de trabalho e precisa ser muito bem planejada. Não se prenda tanto às medidas mostradas aqui, mas teste bastante para saber quais são as medidas boas para você!

22 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui