Atendendo ao pedido de alguns leitores que tem a alegria de morar em casa (ah, como amo um quintal…<3 ) e tem dúvidas na hora de escolher a cor dos muros e fachadas, vou dar 3 dicas para expandir a visão sobre esta questão e 7 dicas mais práticas

Como escolher a cor do muro e da fachada?

Primeira Dica:  Olhe para fora de casa!

escolher cor do muro e da fachada
foto do site: historiasvalecai

Como são as casas em volta ? Elas seguem o mesmo estilo ou todas tem estilo diferente? Qual a cor do muro e da fachada delas? Você quer que a sua se destaque de forma contrastante ou que seja harmônica? Isso pode lhe ajudar a definir um caminho inicial e até dar alguma inspiração!

Segunda Dica: Olha a sua casa por fora! 

cor do muro e da fachada
foto: CasaeConstrucao

Uma casa tem janelas, portas, telhado, piso; Pode ter plantas e revestimentos e algum detalhe bacana ou que você não gosta. Tudo isso deve ser considerado na escolha do muro e da fachada para que o conjunto seja harmônico e a casa o mais bonita possível. Os elementos podem ser realçados ou escondidos usando a pintura. Veja: Na casa acima os contornos das aberturas foram realçados com o branco. Pensando nisso, vc pode decidir quantas cores diferentes a casa pode ter.

cor do muro e da fachada
foto: Revista Construir Mais por Menos

Veja nesta casa como este bonito volume vertical foi exaltado com a cor diferente (até o muro nesta área tem vidro para que ele possa ser visto inteiro de fora). Estas cores juntas funcionam super bem!

cor do muro e fachada
foto: CasaeConstrucao

Falando em muro, outra questão a pensar é: Se a casa é vista do lado de fora, vc prefere realçar ou, ao contrário, chamar menos atenção para o muro? Quando ele tem a mesma cor da casa é como se fosse uma continuação dela. Chama menos atenção, fazendo com que o olhar vá para a casa, como na foto acima.

cor do muro e da fachada
foto:inovavidros

Já quando ele merece ser realçado, como este (bonito e chic) muro, uma cor diferente como este lindo azul, faz com que a casa fique quase em segundo plano, percebe o contraste entre a cor do muro e da fachada ?

Terceira Dica: Pense no estilo da sua casa e no estilo da sua decoração interna

Nada como uma boa foto para exemplificar esta dica. Veja esta casa:

cor do muro e da fachada
Foto: Casa Abril – Casa alugada usada por uma loja

Ela chama muito mais  atenção devido à estranheza do uso da cor “extravagante” neste estilo arquitetônico convencional (na verdade, isso foi feito de propósito, para chamar atenção para a loja que funciona na casa. Uma ótima ideia!). Agora, compare com  a próxima foto:

fachada colorida
foto: followthecolours

Apesar das cores serem bem parecidas, na 2a casa, que tem um estilo mais contemporâneo, o vermelho parece que “combina mais”, certo ? Então, o estilo da casa influi no efeito que uma cor de fachada pode dar! Logo, ele deve ser considerado! Agora imagina entrar nesta última casa vermelha e encontrar um ambiente assim:

interior de casa clássica

Vai ser inesperado, não é mesmo ? É porque as cores que você usa na fachada da casa dizem alguma coisa sobre você. Logo, quase todo mundo espera que a decoração desta casa seja mais para o descontraído, alegre e colorido. Então, seu estilo de decoração também influi na escolha da cor da fachada!

Mas, e se o seu estilo não tem a ver com o estilo arquitetônico da casa? Você tem 3 opções: OU segue o seu estilo e causa impacto para quem vê de fora, OU segue o estilo da casa e causa impacto do lado de dentro OU pinta a casa em cores neutras (as mais usadas) de forma a não chamar muito atenção para isso! A solução depende do que lhe faz se sentir mais à vontade. E isso não precisa ser um problema se você não acha que é um problema.

Agora que tentei lhe dar uma visão abrangente sobre a questão, algumas dicas práticas: 

cor de fachada da casa
foto: Casa Abril

1) Cores sóbrias, neutras, atemporais e atuais com as acima, se mantem muito tempo.

2) Com cores vivas e fortes, principalmente se morar em locais com muito sol, prepare-se para ter que repintar com maior frequência – elas desbotam com  o tempo. Compre as melhores marcas para durar mais.

fachada colorida
Foto: Casa Abril

 3) Pense em contrastes: Se há revestimentos escuros no piso, tente cores claras nas janelas e portões e vice-versa.

4) Teste tons diferentes de uma mesma cor: Em geral funcionam muito bem.

5) Cores diferentes para muro e portão são mais agradáveis e bonitos em geral.

casa bege branca e azul
foto: casa e construção

6) Um arranjo simples é: Usar uma cor dominante, na maior parte das paredes + uma cor de destaque nas portas, janelas, colunas +  uma cor para as guarnições (sustentação de janelas, portas, etc). Escolha uma cor de guarnição que contraste bastante com a dominante, de forma que estes detalhes sejam bem exaltados. Se a cor principal for escura, use cores claras para o destaque. O contraste alegra e chama atenção.

7) Achei este post com algumas opções de cores bem bonitas. Prometo que vou fazer um assim logo,logo. Este assunto não acaba por aqui! RS!

ACRESCENTANDO: Recebi um comentário tão importante, da Leitora Letícia que vou colocar aqui embaixo para vc pensar nisso também e com muito carinho! É preciso observar a sua cidade, sua rua e pensar  no que ela precisa. Cidades com poucas plantas e flores precisam de cor, nem que seja em detalhes. O Cinza é uma cor ótima, mas deve-se atentar que o cinza em excesso trás melancolia, mas é uma ótima cor para enfatizar detalhes em cores vivas. E nunca esqueça da calçada. Ela é de sua responsabilidade. (Obrigada, Letícia)

Se você mora em São Paulo Capital, pelo amor, não pinte de cinza. Bairros bons, com casas enormes que devem ser lindas por dentro são um horror de muros cinzas e calçadas inexistentes por fora.

Sei que é mais caro mas pense em tintas laváveis, porque o maior problema nas fachadas é sujeira. É mais barato no longo prazo investir numa tinta boa e uma lavadora por pressão do que repintar à cada dois ou três anos.

PS: A calçada é parte da fachada e um ato de cidadania. Cuide da sua, os pedestres agradecem”

92 COMENTÁRIOS

  1. Oi, JOsy,
    Um combinação clássica que dificilmente dá errado é a seguinte: Observe as cores do porcelanato de madeira – em geral, ele tem uma mistura de cores mais claras e mais escuras, imitando os veios da madeira. Então, se ele imitar uma madeira clara, veja os tons mais escuros desses veios e, de preferência levando uma peça, busque na loja de tintas, uma cor que seja bem similar à uma das cores escuras. se ele imitar uma madeira escura, veja os tons mais claros desses veios e, de preferência levando uma peça, busque na loja de tintas, uma cor que seja bem similar à uma das cores claras.
    Outra possibilidade é usar cinza, um cinza que seja realmente mistura de preto e branco (há cinzas que tem azul, verde, vermelho, amarelo, bege, marrom nas suas misturas). OU um cinza tendendo para bege ou marrom.
    Boa sorte
    ROsana

  2. Bom dia estou muito em dúvida na cor que deve pintar meu muro pq ele tem uns detalhes porcelanato de madeira e não sei a cor que deve pintar podem me dá alguma dica?

  3. Oi, Tânia,
    Esse tom sobre tom de cinzas fica bem, mas pode ficar pesado se os tons forem muito escuros,então só os portões de cinza escuro é um boa ideia.. Vc não disse a cor da casa (ou não entendi), mas colocar a calçada toda em grafite eu acho que pode escurecer muito. Se quiser, mande fotos para [email protected]
    bjo
    Ro

  4. Terminei a reforma da minha casa agora vou fazer a pintura e estou muito em dúvida com a casa Da da casa não sei se Pinto o muro com cinza medi o e os portões de cinza escuro e passar grafite na calçada estou muito em dúvida preciso de uma orientação munh a casa e de esquina

  5. Oi, José,
    O Areia é uma cor neutra então muitas cores combinam com ela. A combinação fica mais bonita que se vc não usar cores vivas, mas sim acinzentadas, por ex.: Azul acinzentado, vermelho mais fechado e acinzentado… Se quiser se manter nos neutros, os marrons tbém ficam bem.
    abs
    Rosaan

  6. Boa noite!

    Estou mudando um pouco o visual da minha casa e pintei o portão e a grade da cor areia Suvinil, porém, agora não sei qual cor devo pintar a pouca área de muro e as paredes internas que ficam a vista.

  7. Oi, Alex!
    Eu acho interessante haver entre fachada e muros um tom-sobre-tom, que é o que me parece que vc pensou. Só que as cores que vc escolheu me parecem (estou vendo no site da suvinil) muito próximas. Eu escolheria uma mais clara como a prata ou granizo. Se desejar, fica bonito acrescentar, em detalhes na fachada (como janelas, por ex) a cor usada no muro.
    E atenção: Teste as cores antes de comprar todo o necessário. Os cinzas confundem e são muito influenciados pela luz do local onde são colocados e pela variação dela (dia e noite, dia nublado, dia de sol…)
    abs
    ROsana

  8. Eu quero pintar a fachada da cor ânfora de prata da Suvinil. Vc acha melhor eu pintar o muro da mesma cor pra realçar a fachada ou vc prefere outra cor? Pensei né elefante da Suvinil, o que vc acha?

  9. Oi, Lucas!
    O uva-rubi combina super bem com tons de bege e cinza médios (algodão egípcio, safari, areia – cinza, som das ondas, névoa da manha – suvinil )
    O portão pode ser preto , chocolate ou até um tom dourado
    abs
    ROsana

  10. Bom, pintamos a casa que estamos construindo de uva-rubi da Suvinil. É uma casa estilo moderno, com telhado embutido e porta de correr na frente (sem janelas aparentes, apenas a porta branca de vidro). Nossa dúvida é em relação à cor do muro ao lado e na frente. Bom, nosso portão é tipo grade de lanças, queremos que a casa chame a atenção. Pensamos no muro e na frente com uma cor mais clara que o vermelho, e quem combine com a casa, não queremos uma cor muito apagada, queremos combinar com o verde da grama e com as plantas dentro. Queremos pintar o portão mais escuro (tipo um preto fosco). Que cores você me recomendaria para o muro neste caso? Obrigado.

  11. Geovana,
    O cinza chumbo é uma cor muito escura. Em locais de muito sol a tendência é desbotar rápido. Além disso, mesmo com os detalhes em branco, acho que ficaria muito pesado. Eu apostaria em um cinza uns 3 tons mais claros, um pouco mais escuro que um cinza prata. O tom sobre tom ficaria muito elegante.
    bjo
    Rosana

  12. Pintei meu muro de cinza chumbo fica feio pintar a casa por fora também ?
    Minhas portas e janelas são brancas e o forro da varanda tbm !

  13. Oi, Letícia,
    O camurça é uma cor neutra, vc pode pintar da cor que quiser, praticamente. Mas como é uma cor escura, eu sugiro usar cores mais claras para o muro. Se quiser ficar nos neutros, um bege ou marrom claro, um café com leite médio/claro ficam bem. Para a casa se quiser alegrar, azul ou verde médio a claro ficam super bem com marrons/beges.
    bjo
    Ro

  14. Oi, Walquiria,
    Não sei qual é a cor exata, mas procure nas paletas de azul intenso da suvinil a
    É bem similar ao azul profundo.
    bjo
    Ro

  15. Oi, Márcio!
    O verde musgo combina bem com tons terrosos, tendendo para o marrom. Se deseja neutros, os cinzas esverdeados são uma boa opção.
    abs
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui