i, Pessoal! Acabou o Carnaval, então, vamos iniciar este Oitavo (!!!) ano do Simples Decoração atendendo a milhaaaares de pedidos dos nossos leitores que, vira e mexe, solicitam ideias de distribuição no banheiro, dar as medidas  e organizar box, pia, vaso, na hora da construção ou reforma de banheiros pequenos. Fiz uma seleção de medidas e ideias para vocês. Vejam aí!

1) Algumas medidas importantes no banheiro

thisoldhouse 02-dimensions

Outra adaptação que fiz de um desenho bacaninha que acredito ser do Sr. Arthur Mount  como o dos posts com as Medidas na Cozinha e o   Mais medidas importantes na cozinha (se não viu, vai lá ver!). Atenção que as medidas sempre tem um range pq elas tem que se adaptar à altura e necessidades das pessoas que usam o ambiente! Encontre aquela que é a mais confortável para todo mundo!  (Desenho original no site thisoldhouse).  No caso de cadeirantes e tbém idosos, leiam também estes posts: Acessibilidade , banheiro adaptado,  e “Cabe uma cadeira de rodas em um apartamento pequeno?

thisoldhouse 04-dimensions

Detalhe importante que não parece até você tentar pegar o papel e não conseguir….(Desenho original no site thisoldhouse)

thisoldhouse 03-dimensions

Outro item que devemos ter atenção: O assento dentro do box, muito bom para todos e principalmente para os idosos, deve ter uma altura e profundidade tais que todos que o usam possam sentar com os pés inteirinhos no chão. Se não for assim a segurança é menor, claro. (Desenho original no site thisoldhouse)

2) Algumas ideias de distribuição no banheiro das coisas (lavabo e banheiro pequenos)

ideias de distribuição no banheiro pequeno

Este esquema com ideias de distribuição no banheiro pequeno foi adaptado do original em inglês (veja acima) pelo pessoal do ótimo Arquidicas. Eu só coloquei as medidas maiores pq achei muito pequenas para mim por exemplo, que sou meio ceguinha e coloquei um vaso sanitário mais bonitinho..rs!

7-aec298-80-tamanhop-67

Este desenho e o próximo achei no mundo inteiro e na Casa.Abril neste post. Os banheiros (mostrados abaixo) são projeto da Erika Linardi e Ricardo Caminada, arquitetos.

4-aec298-80-tamanhop

3-aec298-80-tamanhop

1-aec298-80-tamanhop

Muito ótimo o aproveitamento do espaço nestes banheiros, não é não ?

lavabode150x150

Outro desenho que achei legalzinho, adaptei (estava em inglês) mas não sei de onde tirei (se alguém souber, me avisa para colocar os créditos, ok ?)

Agora você pode escolher uma dessas ideias de distribuição no banheiro que mais se adeque à sua realidade!

Então, um Feliz Ano Novo prá todo mundo e não esqueçam de visitar o Simples Decoração e suas Mídias Sociais: O Pinterest, O Facebook e o Instagram  Lembrando que o canal de vídeos no You Tube daqui a pouco vai ficar cheio de novidades ok ?

24 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Maria!
    Este espaço dá bem para um lavabo, mas um banheiro inteiro que seja confortável é complicado. Um box mínimo deve ter 80×80. Uma porta de banheiro tem 65cm no mínimo, que vc precisa ter livres para ela abrir. Usar porta de correr em banheiro economiza espaço mas não é uma boa opção…. A área livre deve ter uns 65 no mínimo (e isso é apertado). Não será possível, já que vc está construindo, aumentar um pouco esta área não? O gasto que vc vai ter agora vai ser compensado pelo arrependimento depois da construção, viu ?
    bjo
    Ro

  2. O meu banheiro tem 1.60 de comprimento e 1 de largura ainda não estar rebocado não sei como distribuir as coisas dentro(vasos chuveiro)….

  3. Olá Rosana, gostaria de agradecer pelas dicas, consegui adaptar aqui no meu apartamento!! Muito obrigada!

  4. Muito obrigado por compartilhar, era isso que eu estava procurando para fazer no meu banheiro!! Me ajudou muito!!!

  5. Oi, Nara,
    Realmente ele é muito pequeno. Vc deve usar as louças bem pequenas para conseguir um mínimo de conforto. Se for possível tirar espaço de algum outro cômodo para aumentá-lo um pouco seria ótimo. E não esqueça de ter ventilação para este banheiro. Eu sempre comento aqui que construir sem ao menos uma consultoria de um arquiteto ou engenheiro faz com que vc possa evitar problemas ou situação de insegurança na construção… Nunca é tarde. Pense nisso!

    bjo e boa sorte!
    Rosana

  6. Olá, estou construindo, sendo que minha casa os espaços são bastante limitados começando pelo banheiro que mede 1,20 de largura por 1,80 de comprimento. Estou sem ideia para organizar-lo. Queria que se possível alguém me auxiliasse a concluir esse trabalho.

  7. Oi, Jane!
    Vc fala deixar o lavatório antes da porta do banheiro, é isso? Sinceramente, eu me pergunto se esta é uma boa ideia em termos de higiene, visto que após usar o vaso sanitário vc precisará abrir uma porta para lavar as mãos… vc já pensou nisso?
    De qquer forma, com 1,50 x3 vc consegue colocar tudo dentro do banheiro, como os desenhos mostram…
    bjo
    ROsana

  8. Adorei as dicas! No meu banheiro quero o lavatório separado do banheiro, então as medidas mudam muito? Meu espaço é 1,50m x 3,00m.

  9. Oi, Villian!
    7 m2 ? Talvez ,quem sabe, se fosse um quarto de solteiro com uma cama de solteiro encostada na parede…hummmm… mesmo assim, não, não colocaria!

    Bjo
    ROsana

  10. Boa noite! Adoro as dicas!! Uma pergunta: vc colocaria um mini banheiro em um quarto de 7 metros? Quarto de casal. Caberia?? rs

  11. Uau!!Adorei as dicas,estou reformando minha casa e os cômodos são mal divididos,quero otimizar os espaços para aproveitar melhor,e o mais difícil estava sendo o banheiro porque é muito grande e preciso diminuir pela metade mas não fazia ideia de como fazer isso de uma forma que o banheiro fique pequeno e ao mesmo tempo bonito e confortável.O site me ajudou demais!!Obrigada!!!!

  12. Dicas excelentes para quem está pensando em construir um banheiro novo, no meu caso vai ajudar quando estiver na terminação do banheiro. Pretendo terminar as obras da minha casa antes do meio do ano e já guardei as imagens aqui pra quando chegar a hora. Muito obrigado, estou adorando seu blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui