A esta altura todo mundo sabe que “Boho” vem de  bohème (Francês) que é o habitante da Boêmia (Região da Europa). Mas vou falar umas coisinhas interessantes – de uma forma abusivamente superficial  mas que serve ao objetivo –  para você entender o estilo direitinho, além de mostrar 10 salas descontraídas e charmosas nesse estilo.

No século XV, o pessoal da França resolveu chamar os ciganos de bohèmes  porque pensavam que eles eram de lá (da Boêmia). No  século XVII, resolveram chamar de bohèmes os artistas que foram morar nos bairros ciganos – áreas de aluguel barato  –  e que tinham um estilo de vida liberal e meio jogadão (rs!). No século XVII os portugueses já falavam que bohème era mesmo vagabundo, de “vida desregrada” ou não convencional, ás vezes ligado às artes (pessoal não perdoa!).

hippie e cigana

Fotos: wikepedia e revistaplaneta

Aí no século XIX surgiu o movimento artístico e literário do mesmo nome, um filho do movimento romântico, mais “aristocrático” e um pouco diferente do uso original do termo. Rimbaud, Verlaine e Modigliani tem a ver com ele e o termo ficou perto de outro que vcs devem conhecer: Dândi, que é aquele cara superficial, super preocupado com a aparência e todo emperequetado, enfim! Entendeu, né ?

E é claro que percebemos que o movimento Hippie, nos anos 60, se influenciou na cultura cigana. Eles também eram bohèmes e se ligavam nas coisas orientais e na natureza, certo? 

Falei isso tudo prá nem precisar falar sobre as características deste estilo na decoração! Mistura toda esta história e põe em uma sala! Só diminui um pouco o lado dândi (ou deixa um pouco se quiser um Boho Chic, rs!) e aumenta o cigano (ou hippie), deixando um pouco também do romântico (pense em todas as referências que você tem destas culturas e estilos).

10 salas descontraídas e charmosas no estilo boho chic

10 salas descontraídas e charmosas - estilo boho

(foto: referans)

Não vai ficar parecida com essa sala ? Pois é! Decoração também é (e muito!) História! rs!

Então: Se gostou e quer tentar: Use e misture o quanto desejar tudo que vou escrever abaixo assim – mas não abuse porque vai ser muita informação, ainda mais se o ambiente for pequeno. E não precisa “se jogar” totalmente no estilo. Vai devagar: Uma almofada hoje, um tapete amanhã ….ok?  Teste-se observando nas fotos as influências do estilo.

Decoração-Boho-Chic

(foto: casinhaarrumada)

Influências hippie, oriental, cigana, romântica; Cores vivas e tons quentes; Uma certa rusticidade. Plantas

sala estilo boho chic

(foto:revistacasaejardim)

Artesanato, objetos de viagens, de brechós, lojas de antiguidades; Texturas. Mistura de estampas.

sala estilo boho chic

(foto: Rioetc) – Cores fortes nas cortinas colorindo toda a sala. Um pequeno mas forte toque boho.

decoracao-boho-chic

(foto:meucasebre) – Muito romantismo, vintage, cores… Vamos dizer que um Boho comportadíssimo, praticamente não é Boho ! rs! Mas vc pode começar assim!

Para mim uma das maiores características do Boho na verdade é uma certa sensação de “baguncinha”: Sabe aquela hora depois que você “usou” um pouco a sala e as coisas não estão muito no lugar – almofadas desarrumadas, mantas meio caindo pelo chão, entende?

sala estilo boho chic

(foto: sfgirlbybay)

Metais prateados e dourados; Algo vintage, crochê, macramê, veludo, jeans (todo hippie tem jeans!) madeira;Estes tapetes/tecidos na parede são uma forte característica tbém

sala estilo boho chic

(foto: thedesignfiles) – Bem comportado tbém…

mantas, almofadas, bandeiras, panos coloridos, coisas meio non-sense

OU para dizer a verdade verdadeira, sabe como é a casa da maioria dos mortais quase o tempo todo ? Casa com cara que que mora gente lá e que as pessoas se divertem ali? Pois é! Você já viu hippie ou cigano todo arrumadinho ? 

sala estilo boho chic

(foto:thinkdecor)

E casa o tempo todo arrumadinha? Só em revista, gente! Por isso eu gosto deste estilo. É mais a gente (ao menos é mais eu e minha família toda, fora os amigos…kkkk!)

sala estilo boho chic

(foto:Forma plural)

sala estilo boho chic

(foto:desiretoinspire)

Acho que este post ficou bem Boho! Assim meio bagunçado! Espero que vocês tenham entendido a minha “viagem”!

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei o estilo bohemio, quem sabe quando reformar o apartamento faço uma sala dessas pra mim. Valeu pelas dicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui