Muita gente me escreve comentando sobre este problema: Umidade na parede da casa, estragando móveis, soltando azulejos, destruindo a pintura e, o pior, prejudicando a saúde dos moradores!  Pois consegui boas informações que passo aqui para vocês sobre como tratar umidade nas suas paredes.

Antes de pintar uma parede ou qualquer superfície interior ou exterior de uma residência, temos de assegurar que não haja qualquer umidade que impeça a aderência adequada de tinta. Não há material capaz de aderir em uma superfície com umidade. Por isso, é necessária resolver o problema pela raiz antes de tentar pintar sua casa. Algumas opções para remover a umidade são simples, mas na maioria dos casos você precisa contratar um profissional especializado ou empresa para executar o serviço.

Como tratar umidade nas suas paredes

Basicamente, existem três tipos de umidade e um tratamento diferente é aplicado de acordo com cada um deles:

1) Condensação: É proveniente do vapor de água sobre as superfícies, incluindo as paredes. O excesso de umidade faz com que o crescimento de fungos e manchas aconteça nas em paredes. Isso acontece muito em banheiros mal ventilados.

Como tratar umidade nas suas paredes

Fonte: http://www.heloraemdesign.com.br/2013/04/mofo-bolor-e-umidade.html

2 – Umidade Ascendente – Este tipo ocorre devido à absorção e retenção de água nas casas construídas diretamente sobre o solo natural. A umidade sobe através da base deteriorando as paredes.

umidade-ascendente

(embaixo: Os alicerces e paredes da casa. Em azul, a umidade subindo….)

Fonte: http://www.watersec.com.br/umidade-ascendente/solucao-definitiva/

3 – Infiltração – Esta forma de umidade surge da penetração de água a partir do exterior, através das paredes no caso de construções abaixo do nível do solo, ou pela chuva ou uma fonte de água exterior.

umidade infiltração

Fonte: http://www.lifestyles.com.br/index.htm/2013/04/dicas-para-eliminar-e-prevenir-mofo-e-bolor/

Tratamento de umidade por condensação ( o primeiro caso)

a) Ventilar diariamente para evitar o excesso de umidade.

b) Instale uma janela no cômodo para manter o local com uma boa entrada de ar e luz solar se for possível. 

umidade por condensação

Fonte: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/aquecimento/noticias/humidade-em-casa-renove-o-ar-antes-de-abrir-a-carteira

c) Em áreas sem ventilação ou possibilidade de instalar uma janela, use extratores para remover o ar úmido e odores.

d)  Usando desumidificador em áreas úmidas ou zona climática abundante umidade natural. Um desumidificador absorve a água contida no ar

Tratamento de umidade ascendente ( O 2o. tipo)

Este é um pouco mais complicado e necessita de mão de obra qualificada para execução!

umidade ascendente

Fonte: http://www.tintasepintura.pt/guia-completo-de-como-combater-eliminar-e-prevenir-a-humidade/

A solução  é remover o reboco numa altura superior à da umidade (50 a 80 cm), executar furos na parede e aplicar argamassa especifica para umidade, como cimento polimérico e depois um novo reboco. 

Tratamento de umidade por infiltração ( o 3o. tipo)

Para o tratamento deste tipo de umidade será preciso identificar e reparar a fonte de umidade, que podem ser canos quebrados, fontes de água exteriores ou ruptura em tetos. Pode haver a deterioração de materiais estruturais, que devem ser analisados e substituídos. Antes de tudo, toda área danificada e úmida deve ser ventilada até que não haja sinais de umidade. 

umidade por infiltração

Fonte: http://www.brasilengenharia.com/portal/construcao/9350-viapol-ensina-a-eliminar-umidade-em-paredes-e-alicerces

Se  não é possível reparar a fonte de umidade pode-se revestir a superfície usando argamassa, resinas e aditivos especiais que criam uma superfície que estanque  a água, como os impermeabilizantes que são utilizados em piscinas de concreto.

Gostou das dicas? Tem alguma ideia para ajudar a complementar este artigo? Deixe seu comentário com sua experiência em como tratar umidade nas suas paredes para ajudar outros leitores do nosso site.

Este artigo é uma colaboração do blog Decoideias, onde você encontra dicas e sugestões de decoração.

E acrescento os seguintes conselhos:

1) Não economize qualidade (de mão de obra e material) na construção da sua casa. As coisas que ninguém vê são as que mantem sua casa funcionando e segura – hidráulica, elétrica, materiais de construção e bons profissionais para executar o serviço.

2) Procure, nem que seja para uma consultoria inicial, um arquiteto ou engenheiro civil. Afinal, se você não se atreve a operar uma pessoa porque não estudou para isso, porque deveria construir sua casa sem um profissional qualificado a seu lado?

Estas economias podem custar MUITO mais caro! Proteja seus bens!

30 COMENTÁRIOS

  1. OI, Rose,
    A primeira questão que queria lhe perguntar é: É seguro sua casa estar encostada neste barranco? Ela está protegida contra chuvas fortes, deslizamento de terra? Tem muro de contenção? Foi construída considerando este barranco, protegida dele ? Isso é o mais importante, pq não adianta (e em diversas situações nem é possível) sua casa estar sequinha e este barranco oferecer perigo de derrubar sua casa. Se vc não souber responder esta pergunta, pode chamar, por exemplo, um engenheiro ou até a defesa civil para fazer uma avaliação. Caso haja um muro de contenção mas ele não tenha tido manutenção por muitos anos, tenha plantas ou árvores, tbém é bom chamar pessoal especializado para ver se é necessário fazer alguma coisa para manter sua segurança.
    A presença de muita umidade quer dizer em uma situação como essa, muitas vezes, que há água contida no barranco e isso é um grande perigo.
    Pf, se preocupe primeiro com isso. Depois com a umidade interna da sua casa.
    bjo
    ROsana

  2. ola,tbm tenho esse problema em minha casa,ela è encostada em um barranco,o q me sugere fazer pra amenizar a umidade.Desde ja agradeço

  3. oi, Danieli,
    É provável que o seu caso seja o segundo que está escrito no post. O que pode ajudar é retirar tudo até o reboco numa altura superior à da umidade (50 a 80 cm), executar furos na parede e aplicar argamassa especifica para umidade, como cimento polimérico e depois um novo reboco.
    Sugiro vc procurar profissionais que tenham experiência com este problema que deve ser comum na sua área. Pergunte a vizinhos se eles tem tbém e como resolveram.
    bjo
    ROsana

  4. Boa noite, minha casa é de 2 pisos e estamos com um problema sério de humidade na parte de baixo, a metade da parte de baixo foi colocado pedra vermelha, que imita a pedra de alicerce, depois encima tijolo. Vc pode me ajudar no que posso fazer?

  5. Depende muito do que ja está pronto. O correto e fazer o tratamento antes mesmo de levantar as paredes. Mas se as paredes ja estiverem prontas. Se reboca. Aplica-se o prime e se aplica a manta.mas ou na pior da hipótese. Aplica-se três demaos se impermeabilização com altura de 50 cm.e largura de 50 cm. Mas sao soluções paliativas.

  6. Boa tarde. Sou profissional na área de manutenção. Realmente esse problema e um caso sério. Geralmente eu converso muito com os meus clientes. Mostro os problemas e aa soluçoes possiveis. Pra que se gaste de forma correta. No final o resultado e bem satisfatório.

  7. Com certeza, Alessandro, o melhor é pensar e cuidar de problemas de umidade desde o início, ainda mais em terrenos úmidos, em declive, enfim… como o 2o. e o 3o. casos. Já o primeiro, se o caso for só vapor dágua (em banheiro, por exemplo acontece muito) é resolvido, mas pode voltar com o uso sem resolver a saída do ar úmido do banheiro, o que às vezes não é possível (aptos alugados, por ex)…
    Obrigada!
    ROsana

  8. Melhor serviço a ser feito e no começo da obra, do alicerce…..c não fizer um serviço bem feito com produtos no alicerce não adianta nada…já peguei muito serviço desse tipo…

  9. Cid,
    Dá trabalho, mas vc consegue resolver muitas vezes. Consultar um profissional da região é uma boa ideia.
    abs
    ROsana

  10. Oi, Dalva!
    Eu não tenho conhecimento profundo sobre este assunto, mas sei que hoje existem produtos que ajudam muito (como informado no post) a resolver esta situação. Acredito que acrescentar a estes produtos o uso de uma manta (se bem colocada) a situação pode melhorar bastante.
    bjo
    Rosana

  11. Olá Rosana, que bom que achei esse material, que por sinal, está riquíssimo em informações! Tenho uma cliente que está passando exatamente por essa situação. Estive em sua casa há uns 15 dias para medir um serviço e, a instalação do meu serviço depende da solução desse problema que tem na parede dela, e pior, é exatamente na parede onde vou trabalhar a fixação do produto que ela comprou de mim.
    Conversando com ela, notei que não tem ideia do que fazer! Sendo assim, decidi ajuda-la fazendo algumas pesquisas, graças a Deus achei você! Vou mandar o link de sua página pra ela agora mesmo! Valeu Rosana, obrigado pelo bom trabalho!

  12. Excelente o artigo.Já tive problema semelhante e o que está dito aqui foi exatamente o que foi feito.
    Chamei primeiro um profissional (engenheiro hidráulico) para dizer o que deveria ser feito os operários vieram a seguir.
    Precisamos de informações assim.
    Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui