Nesta série de postagens com plantas fáceis de cuidar chegou a vez de mais uma lindinha – A conhecida como Falsa Érica (maldade isso….kkkk!). Vamos ver o que a Márcia Nassrallah, nossa editora de Jardinagem e Paisagismo fala sobre ela (e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

20170325_145120_Richtone

A oitava planta que apresento fácil de cuidar que apresento a você é mais uma nativa do Brasil ! E por falar nisso, as nativas sempre serão mais fáceis de cuidar – afinal estão em sua terra – não é mesmo?

pinterest 62e68f214af6e7cc9b10a10325eee26b

Agora é a vez da Érica, também conhecida como Cuféia e Falsa Érica (tadinha!). Pitaco da Rosana: Depois de conhecer o outro nome, acho que ela prefere Falsa Érica mesmo…kkkk). 

20170325_145157_Richtone

Pra não ter erro, o nome científico da belezinha é: Cuphea gracilis e é da família Lithraceae enquanto que a Érica (a verdadeira) é da família Ericaceae.

cuphea em vaso

Trata-se de uma forração de porte baixo, chegando a uns 30cm no máximo. Fica linda em vasos, bacias, em canteiros rústicos de pedras e dando um ar campestre na formação de maciços ou em caminhos.

Ela pode ficar a pleno sol ou meia sombra e produz delicadas flores brancas ou lilás o ano inteiro, a folhagem também é um mimo.

20170325_145144_Richtone

O solo pode ser composto daquela mistura que sempre indico: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de substrato para jardim e 1 parte de areia grossa lavada (de construção).

As regas podem ser espaçadas, ou sempre que o solo estiver seco.

euamoflores25112011075

(foto:euamoflores)

Adube com matéria orgânica, ou npk-4-14-8, ou outro para floríferas. Sempre siga a BULA pois adubo em excesso mata as plantas.

Com essa queridinha não tem erro: Mãos a obra! Se tiver um jardim na frente de sua casa, experimente; se tiver uma pequena varanda, plante em vasos e tenha flores o ano todo!

floresefolhagens Erica

(foto: floresefolhagens)

Se gostar, curta, comente e compartilhe. Faça-nos perguntas. Mande-nos fotos de suas criações!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

Marcia Nassrallah​, já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya e do Tapete Inglês Não deixe de ver!!!

66 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Graziela,
    A Márcia Nassrallah respondeu: Pode fazer uma tentativa de eliminação das partes queimadas imediatamente mas provavelmente não vão brotar.
    A falsa érica não suporta frio rigoroso. Já pensou em colocar dentro de casa, perto de uma janela ensolarada?
    bjo
    RO

  2. Olá…tenho várias falsa erica no meu jardim, mas como faz muito frio aqui no sul, a ultima geada q teve queimou todas as minhas plantinhas. Gostaria de saber se na primavera ela brota? se devo podar os galhos secos, e se devo, qual é a melhor época para fazer isso?… sendo q esse inverno ainda promete algumas geadas. Obrigado

  3. OI, Erika
    Eu sugiro que vc só regue quando a terra começar e ficar seca e a coloque eu um local onde haja mais luminosidade.
    bjo
    Rosana

  4. Bom dia a minha mida de chupeta gracilis está com as folhas e as flores murchas, mesmo com a rega de duas ou três vezes por semana ela ficou assim, porém ela está na minha área de serviço onde é coberto e sombreado, mais esta chovendo um pouco e ela recebe respingos da chuva, fico no seu aguardo.
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui