Gente, tá difícil um post para cada cidade, porque dá vontade de escrever tanta coisa e fica tanto sem dizer… Mas esta série já vai durar mais que a viagem à Europa! Então, não tem jeito e vamos falar de Roma!

Ah, se vc quer ver mais fotos da viagem e também se quiser ver mais conteúdo do Simples Decoração além do que posto aqui, acompanhe nossos Instagram e Pinterest!  E veja os posts com Paris e Amsterdam tbém!

Viagem à Europa – Roma

viagem à Europa - Roma

O Vittoriano, construído em homenagem a Vitório Emanuel II, o 1o. rei da Itália unificada e a Piazza Venesia, na frente.

Roma é grandiosa. Quase tudo que a gente pensa que é grande – é enorme!

DSC01654a

Via Sacra e Fórum Romano 

E tem esta coisa de quebra-cabeça, de pedaços de história sobre outros pedaços de história de séculos depois que é incompreensível sem uma pesquisa enorme para entender cada pedacinho…

DSC01645a

E se maravilhar, entendendo ou não.

IMG_20170612_164949b

Ao mesmo tempo tem, nesta parte – o Centro Histórico da cidade, estas ruazinhas estreitas onde passa de tudo – carro, gente, caminhão, uma zona mais ou menos organizada – e de vez em quando vc houve alguém reclamando, daquele jeito falando alto, dramático, com todo o corpo, um espetáculo ! Sempre parece que vão sair no pau..rs! Esta é a rua onde fiquei, no Relais Bocca de Leone, que eu recomendo – achei estranho de início pq o estabelecimento é em um andar de um prédio. Tem 4 ou 5 quartos. Mas são ótimos, o atendimento gentil e acolhedor, o quarto limpo, bonito e grande…E situado quase ao lado da Piazza de Spana.

IMG_20170612_194202a

Piazza de Spana com a Fontana della Barcaccia lá no meio.

Esta lindeza enorme de uma forma contraditória e espantosa! Aliás as praças enormes são… enormes!

IMG_20170614_114622a

Piazza del Popolo

Assim como as fontes…

IMG_20170616_201635

A Fontana di Trevi é o ponto terminal do antigo aqueduto Aqua Virgo,construído por Agripa.

Parece que existem mais de 2000 fontes em Roma! Originalmente, o Rio Tibre as fontes e poços nas proximidades forneciam água para a cidade. Em italiano o nome do rio é Tevere – e por isso um dos bairros mais lindos de Roma, Trastevere tem este nome que quer dizer depois do Rio Tevere.

IMG_20170614_134422a

Eu na Piazza Navona, que tem a Fonte de Netuno, a Fonte do Mouro e a Fonte dos Quatro Rios (Fontana dei Quattro Fiumi), esta atrás de mim. Lá tbém está a Embaixada do Brasil em Roma.

IMG_20170618_101926a

Uma rua típica de Trastevere. Caminhei de manhãzinha da Piazza de Spana até lá. Uma delícia !

Com o passar dos séculos e aumento da cidade,  foram construídos aquedutos subterrâneos ou expostos e eles alimentavam mais fontes e termas construídas. No século VI, os godos saquearam Roma e cortaram o fornecimento hídrico da cidade. Somente no século XVI, os poderosos papas renovaram os aquedutos e decoraram Roma com as fontes monumentais que hoje vemos.

IMG_20170614_133113a

O Tevere com a Basílica de São Pedro (O Vaticano, nosso próximo post) ao fundo

E achei surreal as inúmeras bicas na rua para você beber água, se molhar ou encher sua garrafa pet. No calor que estava fazendo, tinha até fila em alguns lugares (imagino agora, pessoal deve estar tomando banho!). Não tirei foto de besta…mas vc pode ver algumas aqui.

IMG_20170618_121432s

Interior do Panteão

Eu adoro museus, prédios históricos, arquitetura e obras de arte. É difícil dividir o tempo com o que realmente nos faz nos sentir em um cidade e vê-la de um jeito mais original e nosso: Andar pelas ruas, conversar com as pessoas, almoçar nos locais onde os moradores da cidade almoçam (pagando menos e tendo, eu acho, uma experiência mais verdadeira), descobrir sozinho aquilo que não está nos guias e excursões de turismo… Isso é muito bom e realmente queria ter feito e fazer muito mais…

IMG_20170618_103446

Porque há beleza escondida em todo canto, inclusive neste interior de um prédio que me pareceu residencial, por onde passei e olhei, por acaso, para dentro.

Estão gostando da minha viagem à Europa? Comentem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui