Muitas dúvidas na hora de escolher os modelos de cortinas para a casa ? A sala tem janela e porta na mesma parede e não sabe o que fazer com a cortina ? Você tem mais que uma janela no quarto ou na sala ? Entra muito sol, prejudica ver tv mas você não quer ficar no escuro o tempo todo? Tem um móvel encostado na parede da janela ?  A janela não é centralizada?

Escolhendo a cortina certa – 10 problemas e suas soluções

Selecionei  algumas fotos que resolvem 10 dúvidas comuns e vou explicar porque estas soluções foram usadas. Isso vai ajudar você a encontrar a SUA solução perfeita!

Escolhendo a cortina certa - 10 problemas e suas soluções

(foto: casaabril)

1) Sala grande com muitas portas ou janelas – Na foto acima,   cortina e persiana  nas portas permitem que mesmo em um ambiente onde entra muita luz, você controle a luminosidade sem precisar de cortinas grossas.  Podia ser uma só cortina mas como há uma certa distância entre as portas  separá-las  faz o ambiente ficar menos pesado (e é mais econômico).  Para manter a leveza, a janela recebeu somente uma  persiana – igual às outras, para dar unidade ao conjunto –  e isso ajudou a aumentar a atenção para as portas. Repare que o trilho da cortina está acima do forro  – para isso o forro precisa deixar uma área para a colocação do trilho no teto. Assim:

cortineiro

(fotos: Casaabril e espaçocasa)

achadosdedecoracao salon_con_sofa_en_v_1021x1280

(foto:achadosdedecoracao)

2) Porta e janela próximas com sofá encostado na parede – A cortina romana é ótima para uma janela pequena quando o sofá está encostado na parede – Ela não cria volume mas não seria a melhor solução para a porta, onde a cortina em trilho indo até o chão é  mais funcional e coerente. Mas veja que foi usado  o mesmo tecido, o que dá unidade ao conjunto.

revistacasalinda ape-depois-da-reforma2

(foto:revistacasalinda)

3) Janela e porta (ou 2 portas?) na parede que vai da área de estar à de jantar –  Uma cortina cobre toda a parede,  Ela é leve e o ambiente é grande o bastante para não “sufocar” com a cortina larga, que delimita muito bem a área de estar.

casadosoutros ManuOristanio_DSC_1222

(foto:casadosoutros)

4) Porta de entrada e janela na mesma parede da sala pequena em estilo descontraído – O estilo da decoração da sala acima, seu tamanho, a mesa encostada na parede e a falta de sentido em ter uma cortina em porta de entrada deste tipo  fez com que a persiana fosse uma solução coerente, simples e funcional (acho que se ela fosse um pouco mais comprida ficaria melhor ainda).

trestudio rimage_(23)

(foto:trestudio)

5) Porta em vidro e janela muito próximas – Nesta sala, devido ao estilo de decoração mais feminino, a posição e material da porta e a grande janela agarrada nela, a cortina leve em toda a parede faz todo o sentido. Veja que há espaço para  parte da cortina ficar atrás da porta sem atrapalhar nem ficar “apertada”…Para cortar a luminosidade o tecido poderia não ser translúcido, ter forro,  ser duplo, etc. E veja que neste caso o trilho está exposto e bem próximo ao teto.

05e-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco

(foto: casaabril)

6) Sala corredor (pequena e comprida, com janela ou porta no fundo – Uma solução comum, simples e econômica para as salas-corredor: Um cortina com varão  (neste caso, ele está um pouco baixo – a altura ideal é centralizado entre o fim da porta e o inicio do teto)  mas é preciso atentar para o espaço que a cortina vai ocupar nas laterais. Aqui veja que o rack, a prateleira e o sofá permitem que a cortina, que ocupa um bom espaço, fique sem “apertos”, o que é bem feio quando acontece.

17a-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espaco

(foto: casaabril)

7) Outra sala corredor – Veja que a parede para o rack é bem pequena. Então escolheu-se colocar a cortina cobrindo somente a área da porta. Acho que só vale a pena fazer isso se não tiver jeito. Além disso, em tetos baixos como este, é preferível que a cortina seja em trilho no teto… a sanca só faz o pé direito ficar menor ainda.. Veja a diferença nesta montagem mal feita que eu fiz (rs!):

17a-apes-pequenos-que-provam-que-da-pra-viver-bem-com-pouco-espacoa

(Claro que morando em ap alugado, por exemplo, pode não ser possível fazer esta modificação)

16-apartamento-sessentao-de-85-m2-parece-novo-apos-a-reforma

(foto: casaabril)

8) Outra sala (quase) corredor –  Só para mostrar outra solução  – a persiana – que pode ser usada sozinha quando o estilo da sala é descontraído. Para maior formalidade pode tbém ser acrescida uma cortina. E sempre que houver móveis ou sofá encostados na parede elas são ótimas soluções.

cabeceira_painel_arquitrecos_via_casa_e_jardim_02

(foto:Casaejardim)

9) Quando a porta ou janela não está centralizada na parede – Uma das soluções é  assumir a assimetria e fazer algo na parede lateral que dê graça ao conjunto (como os quadros neste quarto). A cortina romana “sequinha” é um pouco maior que a janela para diminuir o escape de luz natural nas laterais, que acontece com romanas, painéis e rolos eventualmente, dependendo da qualidade e instalação). Para quem precisa de escuridão total é melhor uma boa persiana em madeira escura e talvez uma leve, não translúcida e curta cortina na frente da persiana.

home-designing glass-coffetable-600x424

(foto: Yodezeen)

Outra solução é desconsiderar a posição e tamanho da janela e fazer a cortina como esta: 2 tecidos, um leve, claro e translúcido e outro, nas laterais, em tamanhos iguais nos 2 lados, mais escuro e espesso. É a melhor solução, usando cortinas, para controle da iluminação natural. E eu acho que as cortinas muito compridas, como estas, não são funcionais no dia-a-dia. Acumulam mais poeira ainda..

cepaynasi a52

10) A porta ou janela abrem para dentro – Há 2 soluções possíveis: a) Colocar trilho ou varão maior que a janela ou porta: 30cm ou até mais (se a cortina for volumosa).

6a00e55008157688340192aa5f5270970d-600wi

A 2a. opção é colocar cortinas/persianas do tipo rolo ou romana que se feche totalmente à frente da janela, de forma que seja possível abri-la quando a persiana estiver recolhida. Portas e janelas que abrem para dentro são as mais difíceis e custosas. As 2 soluções não permitem um bom controle de luminosidade. Se puder optar por portas ou janelas que abram para dentro e tenham venezianas, esta é uma boa ideia!

Ainda tem dúvidas? Escreve aí que eu farei outro post com mais dúvidas e soluções! Mas antes veja esta série sobre as características das cortinas. Sua resposta pode estar aqui.

68 COMENTÁRIOS

  1. Ola preciso de uma opiniao na minha sala tem uma janela e porta de madeira logo na entrada , fiz uma reforma na sala
    rebaixei o teto de gesso e fiz sanca e cortineiro. pois bem a gora estou em duvida se eu faco o [ cortineiro ] todo ou faco so na parte da janela.porque logo que [ entra a porta abre. dou de cara com os vizinhos tambem; por favor me ajude?

  2. Oi, Paulo,
    Talvez seu problema se resolva com um suporte flange. Veja aqui: http://blog.cortinacortina.com.br/para-que-serve-um-suporte-flange/
    Vc vai prender o varão na parede lateral, entende? No lado esquerdo coloque uma terminação normal de cortina.
    abs
    Rosana

  3. Olá! Excelentes dicas. Obrigado.

    A minha janela acaba rente à parede lateral e portanto não existe espaço para instalar um varão. Voce de frente pra ela, do lado direito a janela acaba na parede lateral e do lado esquerdo ainda tem uma parede de 1 metro de largura onde vou fazer um espaço para as plantas e não quero colocar um trilho no teto, pois vou instalar um Split no espaço existente acima da janela ente ela e o teto. Complicado né? Rsrsrsrs

  4. Oi, Andressa!
    Não há qquer problema da parede ser mair de um lado que o outro se vc quer colocar a cortina em toda a parede.
    É claro que vc pode também colocar a cortina centralizada pela janela e colocar na lateral maior que ficou sem cortina prateleiras ou quadros. Vc pode escolher, mas não esqueça que a cortina deve ir além do espaço da janela uns 20 a 30 cm de cada lado, se possível, ok ?
    bjo
    RO

  5. Oi! Tenho uma sala corredor, com uma porta/janela (sacada) no final. Em um dos lados a parede é maior (como no exemplo da parede com rack, mas no meu caso o rack não encosta na parede e tem espaço de sobra). Coloco a cortina em toda a parede ou só até o final da janela?

  6. Oi, Adriana!
    Está me parecendo que sua cortina (ou o varão ou trilho) está pequena para sua janela.
    A cortina deve ir além da janela, nas laterais, uns 30 cm para evitar que a luz entre pelas laterais. E se ela for colocada mais alto a luz tbém não deverá entrar pelo teto.
    abs
    Rosana

  7. Tenho uma janela bem crntraluzada a cortina boa mas entra luz pelas laterais e teto . Queria algo para que nao entrasse essa luz.

  8. OI, Anderson!
    Neste caso,o varão da cortina deve ir além da janela, no lado contrário ao canto, o bastante para que vc puxe a cortina toda para esse lado, entende?
    Espero que resolva.
    abs
    ROsana

  9. Oi, Beatriz!
    Para as laterais, de forma que vc, quando abrir a janela, tenha espaço para puxar cada lado da cortina para depois dela. Veja na 12a foto, o mesmo com uma porta. https://www.simplesdecoracao.com.br/2017/09/escolhendo-a-cortina-certa-10-problemas-e-suas-solucoes/
    Acima da janela, ou vc coloca o varal rente ao teto (se quiser que o ambiente pareça mais alto) ou vc o coloca à meia distância entre o final da janela e o teto.
    bjo
    Ro

  10. Olá,
    tenho uma parede de 3,45 largura x 2,60 altura. Tenho uma porta no canto da parede, sem espaço para a cortina aberta, e esta, quando está aberta, fica fechando a porta, pois essa porta abre para dentro. o que posso fazer? na Parede, alem da porta tem uma janela de 1,50 x 1,mt

  11. Oi, Elaine!
    Se ela abre para dentro o que vc precisa é que a cortina seja maior do que a porta o bastante para que quando aberta a cortina fique na lateral, entende? Em geral uns 50 cm em cada lateral é o bastante. Se o quarto é pequeno e vai sobrar muito pouco de parede nas laterais (tipo 30 cm ou menos), é melhor colocar na parede inteira. A altura da cortina depende do seu gosto e do seguinte: Se o quarto tem teto baixo, a cortina desde o teto vai dar a impressão que ele é mais alto.
    bjo
    RO

  12. Boa tarde

    Tenho uma porta balcao no meu quarto q abre pra dentro. Seria melhor colocar uma cortina na parede toda ou só na porta? Se for so na porta, devo colocar desde o teto ou só em cima da porta? Medidas da parede: 2,80 altura por 3,67 de largura

  13. OI, Valneide,
    Depende muito do uso, mas eu particularmente prefiro 2 cortinas em casa janela abrindo para os 2 lados para ter mais liberdade de movimentação e controle de luminosidade/privacidade.
    abs
    Rosana

  14. Tenho dois janelões na mesma parede, com um espaço de 3 metros entre as duas onde pretendo colocar um quadro.
    O que vc me orienta para cortina?
    Coloco duas cortinas em cada janela onde abrirá para os dois lados ou uma só em cada janela abrindo para um só lado?

  15. Oi, Márcio! Vc pode colocar uma persiano rolo blackout no teto, o mais próximo que for possível da janela. Se for instalar 2 persianas, por exemplo, certifique-se de que há forma de não ter espaço ou ter o mínimo espaço entre as 2 pois daí surgem as frestas entre elas, por onde passa a luminosidade.
    Vá a uma boa loja e converse com o vendedor sobre sua necessidade, o tamanho da janela (para boa vedação da luz a persiana precisa ser maior que a janela nas laterais) e a altura que deseja.
    boa sorte
    abs
    ROsana

  16. O meu problema é que quero botar um blackout (de rolo, por exemplo) mas a janela começa grudada no teto. Não sei como fazer.

  17. Oi, Carine,
    A cortina ideal depende do objetivo que vc deseja com ela (privacidade, manter a claridade ou diminuí-la, etc), a decoração do ambiente, as cores já existentes e do seu gosto. Se desejar enviar fotos eu posso tentar ajudar. Envie para [email protected]
    bjo
    RO

  18. Juliana,
    Qquer cortina que vc colocar vai necessitar furar a parede, que eu saiba, inclusive para cortinas de rolo. A não ser que vc queira testar adesivos, que estão cada vez mais fortes, mas eu não tenho uma boa experiência com eles: Usei adesivo para colocar um quadro mais ou menos pesado e ele ficou preso muito tempo mesmo… Só que na hora em que quis tirar o adesivo ele danificou a parede…. Não recomendo.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui