Não estou vendo sua casa, então pode não ser seu caso, mas há uma grande possibilidade que a posição da sua televisão lhe cause ou venha a causar desconforto ou até um problema de saúde!

Depois de quase 10 anos pesquisando fotos de decoração na internet, posso lhe dizer: Quase todas as fotos tem a televisão muito alta! 

home adore 009-park-avenue-apartment-indi-interiorsA

(foto:homeadore)

Como já falei inúmeras vezes aqui, a ótima altura para a tv é aquela em que o centro da tela se encontra na sua linha de visão quando está sentado(a) no sofá de frente para ela.  Esta é a posição mais relaxada da sua cabeça, pescoço e coluna. Mas o que acontece quando você olha (e fica olhando muito tempo) para cima ?

home adore 009-park-avenue-apartment-indi-interiorsB

O seu corpo se mexe para dirigir o olhar, principalmente na parte superior, forçando músculos a posições que não são naturais para eles e isso faz mal se feito repetidamente!  Se isso é tão claro, então, porque tanta gente erra????

Será influência estrangeira? Alguma relação com o cinema ? Algo histórico, do passado?  Vamos ver!!!

1) No Exterior

Pesquisando, achei um vídeo (meio mal feito, mas elucidativo – está em inglês aqui se vc quiser vê-lo) em que o técnico fala que também nos EUA e Europa, 90% das TVs estão em posição acima do que deveria. Mas ele dá uma razão: As TVs lá ficam, muitas vezes, acima da lareira. E diz que isso, além do problema físico, faz com que você nem veja nem ouça bem a sua tv!

tvfireplace

Achei até outro vídeo que vende um suporte articulado de tv que permite que ela seja puxada para a frente da lareira para evitar isso.

Bem, então pode ser esta uma tendência que veio de fora? Pode ser, mas nem lá funciona, não é mesmo?… Mas vamos ver outras possibilidades:

2) Como é no Cinema

Achei um post super interessante e fácil de ler falando sobre normas e padrões que devem ser usados para a construção de uma sala de cinema.  É muito bacana ler o post, mas para esta minha pesquisa só preciso destas informações: a) Na sala ideal, todo espectador  deve conseguir enxergar o meio da tela sem precisar virar o rosto mais que 30º. b) O espectador da primeira fileira não pode erguer demais o olhar. Para enxergar a borda superior da tela, a inclinação vertical da cabeça não pode passar de 40º.

mundoestranhosala_cinema_21

E o que quer dizer isso? Que devido às condições específicas do cinema, a maioria vai ter que levantar a cabeça um pouco, mas que isso deve ser controlado para não cansar demais nem causar problemas!

Pode ser por causa das telas de cinema altas que pessoal inventou de colocar as TVs na sua casa mais altas do que deveriam? …Não sei, mas se estas normas existem é pq inclinar a cabeça assim não é tão legal, não é mesmo? Então, vamos ver a última possibilidade que pensei:

A TV no passado 

anos50e60

(fotos: G1Globo e apartmenttherapy)

anos70e90

(fotos: designinnova e revistazapimoveis)

Não vem de tão longe o problema porque  as TVs eram tão pesadas que colocá-las no alto seria um desafio!!! Parece até que no início elas eram, pelo contrário, muito baixas!

revistas2001e2005

Com o passar dos tempos, observe nestas fotos de revistas brasileiras antigas, que as TVs começaram a ficar mais leves, mais finas e aí pessoal resolveu embutir nos móveis que eram usados para guardar objetos, equipamentos, enfim…Estes móveis precisavam ter uma altura razoável para que o espaço para guardar as coisas fosse grande o bastante… Você percebe isso? As TVs ficaram mais altas!!

revistas 2006 e 2009

E, indo um pouco mais para frente, vemos que as tvs super leves e finas se tornaram como quadros nas paredes, “compondo” com o ambiente e paredeTenho a impressão que a questão “estética” superou a funcional. Com o advento dos “painéis” isso se tornou quase uma praxe:

apartamento_voceprecisadecor01

A posição mais “bonita” ou “simétrica” da TV foi escolhida ao invés da posição mais funcional e ergonômica!

Enfim, esta última  é a resposta que acho mais coerente para a questão: Porque as tv estão mais altas do que deveriam??? É porque ficam mais bonitas no ambiente!!! (Veja onde o centro desta tv deveria estar  para ficar na linha dos olhos de quem estiver sentado no sofá… O móvel bonito abaixo teria que ser mudado.. O espaço acima da tv preenchido de alguma forma… Muita coisa deveria mudar!). O problema é que com essa solução mais bonita, vc vai ter muito menos conforto. 

O que você acha ? Gostaria de saber sua opinião sobre isso. Você concorda com a minha conclusão ? 

E continuando:

O pior ainda que vc pode fazer é NÃO colocar a TV na frente do sofá:

6zk10i8w6qmsq2zqb1ze7bcvo

Não sei qtos problemas o Barack Obama teve quando presidente… mas se este jogo durou mais que 2 horas, torcicolo pode ter sido um deles… É claro que uma sala de reuniões onde eventualmente se usa uma tv ou monitor para apresentações não vai comprometer tanto quanto a tv que vc vê todo dia, por horas, em casa! 

posturas

Veja este post para saber mais

Outro ponto importante é que não é somente a tv alta que pode trazer problemas! Estando muito baixa ela também pode lhe prejudicar, assim como monitores em geral. Vc força a coluna para olhar muito para baixo…

Enfim, este post foi uma viagem que fiz e quis compartilhar com você de uma das minhas pesquisas sobre o design de interiores, a decoração e as razões das soluções que são dadas hoje em dia para as suas questões. Espero que tenham gostado e que ajudem a fazer boas escolhas no futuro.

14 COMENTÁRIOS

  1. Belíssimo post… minha TV ficou um pouco alta, mas meu sofá e do tipo chase… consigo deitar… minha TV 55” 4K distância dos olhos para a TV 1m81. Sentado, meus olhos batem na base da TV

  2. Olha que engraçado! Eu tava querendo um solução estética pra minha parede. Minha sala tem um pé direito de 2,89. A tv de 47polegas está num móvel de 54cm de altura. O que acontece é sobra um pedaço enorme de parede vazia acima da tv. Pensei em colocar a tv mais alta e pesquisando encontrei essa publicação. De fato pelas suas orientações minha tv está um pouco baixa, mas só um pouco. Teria alguma dica do que fazer com esse tanto de parede que sobra para cima? Acho esses painéis horríveis , então não seria uma opção.
    Obrigada!

  3. Oi, Dario! Depende do tamanho da sua tv e da altura do assento do seu sofá. O melhor é vc fazer o teste: Sente no seu sofá (ou se ainda não o tiver, sente em uma cadeira comum, que provavelmente terá 48 cm de altura do assento, uns 5 mais alto que o assento de um sofá normalmente) . Peça a alguém para marcar a altura, na parede, que marca a altura dos seus olhos, olhando diretamente para a tv, sem esticar o pescoço nem abaixar a cabeça… simplesmente olhe reto para frente. Este ponto é mais ou menos onde deverá ficar o centro da tela da sua tv.
    Daí é só medir a altura da sua tv, dividir por 2 e medir, do ponto que encontrou na parede (a altura dos seus olhos) esta mesma medida encontrada – para baixo. Será neste ponto que a base da tela de tv deve ficar… uns 5 a 10 cm para cima ou para baixo não faz muuita diferença não.
    bjo
    RO

  4. Eliena,
    Como lhe falei, 90% das tvs estão em altura errada…os painéis, inclusive, estão sendo fabricados na altura errada… Infelizmente…
    bjo
    RO

  5. A minha está acima, o montador da loja fez assim, falei com outro, mas mesmo assim ainda não está na altura adequada.

  6. Concordo plenamente com vc!
    Suas materias sempre são esclarecedoras e contribuem muito com a praticidade, beleza e ergonomia!

  7. Top demais essa sala dos anos 70!
    Pricipalmente as poltronas.
    Em relação à tv, minha falta de grana me fez reaproveitar o rack da tv de tubo e sem querer acabei acertando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui