Mais uma da série Plantas Fáceis de Cuidar, criada pela Márcia Nassrallah e sei que vocês vão amar: É o Leocofilo. 

Marcia  já falou da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari e da Lavanda . Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

(e não deixe de ver o novo vídeo no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Plantas fáceis de cuidar

Plantas fáceis de cuidar - Leocofilo

Desta vez vamos falar de uma espécie arbustiva muito versátil e de excelente contraste no jardim. É o Leucofilo mais conhecido como Folha de Prata ou Chuva de Prata obviamente por causa da cor de suas folhas. 

Plantas fáceis de cuidar - Leocofilo

Ela poderia ser deslumbrante simplesmente pela bela e contrastante cor de suas folhas mas ela consegue ser mais linda ainda por seu exagero de flores rosas levemente arroxeadas. ​Existem também cultivares na cor roxa, branca e azul, embora só tenha visto a rosa aqui no Brasil. 

Plantas fáceis de cuidar - Leocofilo

Minha experiência com ela é de pouco mais de 3 anos quando plantei as primeiras mudas. Um total de 9. Todas estão vivas​ e lindas​, portanto ​estamos falando de uma espécie perene. Desenvolveu-se melhor as que foram plantadas sob sol pleno, onde cresceram mais e produziram mais flores. A única que foi plantada em vaso não se desenvolveu  ​tão bem.

Plantas fáceis de cuidar - Leocofilo

Esta espécie pode ser podada ou topiada, mas também pode crescer livre chegando a uns 2 metros de altura.Ela produz mais flores na Primavera e Verão. No inverno perde algumas folhas.

Plantas fáceis de cuidar - Leocofilo

Pode-se multiplicá-las pelo método de estaquia que já ensinamos aqui e que tbém tem vídeo.  O solo pode ser pobre e para melhorar a drenagem incorpore areia grossa. Regue apenas quando o solo estiver seco ou 1 vez na semana. 

Plantas fáceis de cuidar - Leocofilo

Ela é originária da América do Norte, México e Estados Unidos, mais especificamente do deserto do Chihuahua. Seu nome científico para não haver erro na hora da compra é: Leucophyllum frutescens.

Plantas fáceis de cuidar - Leocofilo

Ela fica muito linda em jardins de estilo rochoso ou desértico, mas cria belos contrastes em jardins verdinhos desde que você a mantenha longe da umidade. 

Alguma dúvida? Pergunte! Se gostou, curta, comente e compartilhe!

E não deixe de ver a próxima das Plantas fáceis de cuidar – A Cica! 

Sucesso com seu Leucofilo!

 Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

62 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Suzanne!
    Não sei onde vc mora, mas tente digitar no google “sapatinho de judia venda” + a cidade onde vc mora. Provavelmente vai ver lugares onde ela é vendida, ok ?
    bjo
    Rosana

  2. Você pode tentar usar calda de sabão.
    1 colher de sopa de detergente neutro ou de coco em 1 litro de água. Borrife nos locais atingidos ao entardecer a cada 2 dias até ter certeza que foram eliminados.

  3. OI, Maria !
    Atualmente vc encontra cactos muito facilmente em hortos, lojas de plantas, enfim…. Se mora em Sp tem a CEAGESP em um monte de lugares.
    Bjo
    ROsana

  4. Oi Dalva.
    Sem ver o ambiente fica difícil dizer com certeza mas uma trepadeira que fecha bem e que tem crescimento rápido é a Sapatinho de Judia. Já falei sobre ela aqui no Blog.
    Bjosssssssssssss

  5. Tenho um espaço para fazer um pergolado. Mas preciso de sugestão para plantar trepadeira formando uma parede de proteção do sol, que vai bater diretamente nesta” parede”. Como é proximo à piscina, não pode cair folhas, ou que caiam poucas. Gostaria de sugestão de plantas.

  6. Boa tarde. Estou gostando muito das dicas. Acho linda essa planta, e não sabia o seu nome: chuva de prata! Tenho um muro com hera, de uns 2m de altura. Será que ficaria bonito, plantar em sua extensão? Queria algo que contrastasse com o verde escuro. O que acham?

  7. Oi Antônio. Tudo bem?
    Se vc puder plantar diretamente no solo é muito melhor porque ela raramente se desenvolve bem em vasos. Pelo menos esta é minha experiência.
    Por exemplo, tenho 1 num vaso de 70 x 70 cm aproximadamente que não se desenvolve de forma alguma. Já as que plantei em solo estão enormes.

  8. Ganhei uma muda de uma amiga, agora a dúvida se mantenho ou retiro do vaso, qual o tamanho preferência pra ser feito a troca do vaso?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui