Esta foi a frase que fez com que eu criasse o Simples Decoração, sabia ? “Decoração e design de interiores são coisas pra rico”

E, agora, depois de quase 10 anos de uma decisão que mudou minha vida, quero lhe contar esta história. E com ela você vai entender o porque da “linha editorial” deste blog, quais os valores – éticos, morais –  atrás dos posts que escrevo, das fotos que escolho e ver que o Simples Decoração, é mais que um blog. É uma afirmação, um posicionamento em relação a muitos assuntos da vida – a minha e a sua.  Então:

Decoração e design de interiores são coisas pra rico

(e não é tão grande assim!!) 

Se vc me conhecesse 10 anos atrás não iria acreditar que sou a Rosana do Simples Decoração. Eu era uma gerente de projetos de informática quase workaholic, que ganhava bem, feliz e, dona do meu próprio ap, não ligava nem para a decoração da minha casa e achava decoração uma coisa muito “mulherzinha” prá me preocupar com ela mais que o básico. 

Rosana-1aAAA

Eu hoje posso estar mais velha, mas estou menos idiota um pouco 🙂

As únicas coisas que destoavam do meu “pensamento lógico e pragmático” eram A) a paixão pela pintura, um hobby que estudei e exerço até hoje – Veja algumas das minhas artes aqui (e abaixo) e B)  Meu interesse por jardinagem. Passei a infância em uma casa simples mas com um terreno grande onde tínhamos hortaliças, frutas e legumes – usadas para melhorar nossa alimentação…Pai pedreiro e mãe costureira, 4 filhos… tivemos situações difíceis e esta “mini plantação” foi essencial e super prazerosa. 

quadros1

Minhas artes

Adulta, voltei a ter mais contato com plantas cuidando do jardim da casa de praia de meu marido e fiz alguns cursos de jardinagem pela internet.

Imagem 019_editedaA

Um pedacinho do meu cantinho de ser feliz, onde eu jardinava…meu marido tirou a foto ao lado da fontezinha q ele tinha acabado de fazer pra mim. Esta foto é muito especial 

Entre 2007 e 2008 o meu mundinho lógico e organizado caiu – meu marido faleceu, logo depois perdi o emprego e a depressão e crises de pânico não me deixavam ter uma vida normal. Precisava redirecionar a vida e queria que fosse diferente para fugir de lembranças tristes e recomeçar…

A Virada

Já havia me dado conta, com o exercício da pintura, que a beleza era capaz de nos transportar para cantinhos mais equilibrados da nossa mente. E também do quanto uma casa é importante para sentir segurança e conforto em um mundo que me parecia agora perigoso, difícil e doloroso. 

Recomeçar

Então meu interesse se voltou para Decoração e Design de interiores. Fiz curso técnico on-line mas senti que precisava “sair da toca” que o pânico nos impele a entrar…

  E acaba que dei com a abertura de inscrições na PUC-RJ para uma especialização com nome pomposo: Design de Interiores: Crítica, Método Projetual e Aplicação. Ele não existe mais…Mas foi uma transformação para mim.

Formada em Administração de empresas, com Técnico em Eletrônica e Especialização em Sistemas de Informática, não tinha  experiência, mas – devido à pintura e os cursos que havia feito antes, consegui ser aceita!

Minha turma era 90% de Arquitetas(os). Aprendi muito com o curso e meus colegas e acho que ajudei alguns também – ter conhecimentos diversos na bagagem e ser mais velha faz diferença! 

Agora é que entra a história da “Decoração e design de interiores são coisas pra rico”:

estudospuc

(nenhum professor falou que eu tinha que usar “móveis de design” ou que só podia trabalhar para uma classe social…mas nas entrelinhas….)

Do que aprendi era claro o quanto um bom designer pode melhorar a QUALIDADE DE VIDA das pessoas.  O conhecimento de princípios e técnicas, ergonomia, funcionalidade, conforto visual, térmico, acústico, a importância da boa distribuição dos móveis, iluminação, segurança, acessibilidade…

Tudo me mostrava que design de interiores é indispensável para todos e, em geral, mais ainda para quem não pode comprar os móveis “de design” caríssimos que vemos na maioria das revistas e mostras de decoração. 

design2

(Bom design deve fazer sua casa ser funcional, segura e bonita para você – “Móveis de Design” são, em geral, maravilhosos, mas não são obrigatórios e sozinhos não fazem um bom design de interiores – é preciso saber usá-los! Foi isso que aprendi e constatei)

As pessoas que vivem em casas comuns – pequenas, com pouca iluminação natural, tetos baixos, enfim… casas deficientes em qualidade – precisam do design para conviver melhor com estas condições. 

A Contradição

Apesar de aprender isso, quando questionava porque as classes média e pobre quase nem conheciam o design de interiores (muito menos o usavam), recebia a mesma resposta: “Design é caro!“; “Estas pessoas não podem pagar por isso“; “Economicamente para o designer isso não é viável“… Enfim: “Design e Decoração são coisas para ricos!!! “

Transformando frustração em realização

Eu já tinha um blog mas,  a partir da frustração de ver aquele conhecimento sendo direcionado prioritariamente para um pequeno grupo da sociedade, sem uma razão lógica e afastando quem muito precisava dele, resolvi trabalhar com esta ideia e criei o SIMPLES DECORAÇÃO  (Acho que agora você já entende porque escolhi este nome).

assinatura-horizontal2

A marca faz parte da missão

E meu objetivo maior é e sempre será: Falar sobre soluções possíveis para o maior número de pessoas, explicar, de forma simples, o importante aprendizado que tive do que é o verdadeiro Design de Interiores:

Não se trata de móveis caros e exibição. Trata-se de MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA! 

O público alvo 

E sim, quem não tem o que comer ou casa para morar dificilmente vai ter condições até psíquicas para se preocupar com isso. Mas há um MUNDO de gente que pode usar o Design de Interiores para melhorar a sua casa, dentro das suas condições financeiras! 

E um monte de designers que podem começar a ver sua profissão como muitos já vêem: Um conhecimento valioso para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas.

bf4ce2108eb03dda2fe39aa2b3107109--scottish-independence-celtic-women

Todos só precisam saber que sim, podem!

Conhecendo um pouco do assunto – que não é a complexa teoria da relatividade, afinal! –  mesmo leigos podem fazer por suas casas muito mais do que estão fazendo, gastando o mesmo ou até menos, com criatividade e sorte!

E designers podem pensar além de marcas de luxo ou “alto design” para atender necessidades e solucionar problemas.

É isso que o Simples Decoração quer mostrar:

design3

Então, me sinto feliz por, mesmo quase não dando espaço para fotos de casas luxuosas demais só usando-as como base para falar de conceitos importantes que não dependem do luxo para existirem e nada falando de soluções que só envolvam valores absurdos, o Simples Decoração está aqui, quase 10 anos depois, respeitado no meio, com uma boa audiência, um pouco longe dos holofotes enganadores, mas vivo e fiel à razão porque foi criado

E espero mesmo que você esteja no time dos muitos que com a ajuda do Simples Decoração agora acreditam nisso!

(PS.: Este post foi difícil de escrever ! Não gosto de expor a minha vida…Mas o Simples Decoração tem a ver com ela demais. Espero q ele seja interessante para vc ter lido!)

56 COMENTÁRIOS

  1. OI, Ester!
    Que bom que encontrou! Aproveita que tem muita ideia para decoração econômica por aqui (Veja algumas: https://www.simplesdecoracao.com.br/?s=decora%C3%A7%C3%A3o+econ%C3%B4mica) Saiba que só a pintura já vai ajudar muito e tem coisa mais gostosa do que vc mesma fazer e ver o belo resultado? Escolha bem as cores, sugiro cores que lhe deem a sensação de aconchego e segurança. Os tons terrosos, por exemplo, são ótimos para isso. (Veja aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/07/cores-da-terra-para-decorar-a-sala/ e escolha os mais tranquilos. Além deles, azuis e verdes acinzentados são ótimos para relaxar a mente. Nessa hora todos estamos precisando disso, não é mesmo?
    Um beijo grande prá vc e escreva sempre que tiver dúvidas ou achar que posso ajudá-la, ok?
    É um prazer ter vc por aqui!
    bjo
    Rosana

  2. Nossa, um presente esse blog. Cheguei aqui, pois digitei no Google “design de interiores para pobre” rsrs
    Minha casa é extremamente simples, alugada, mal dividida. Eu não tenho ideia de decoração. Alguns móveis são improvisados, com mesa de bar na sala, por exemplo, mas estou muito cansada. Gostaria q minha casa fosse um lugar q me dê prazer de estar e atualmente, tem sido um martírio.
    Espero mudar isso. Vou pintar as paredes, que estão péssimas, quem sabe isso me anime para as próximas etapas.

    Beijos
    Gratidão pela partilha

  3. Olá Rosana, amei a postagem e toda a história de como o Simples Decoração começou. Eu geralmente acompanho suas postagens por e-mail, até fiz uma pastinha no pinterest com algumas das suas dicas da parte de jardinagem. Enfim, gosto muito das coisas que você ensina e saber um pouco mais de você deu alma a todo esse lindo trabalho. Parabéns e que Deus esteja sempre contigo!!!

  4. OI, Rubens!!!
    Qto tempo! Espero que esteja bem e que o “nosso” projeto tenha sido executado e tenha lhe atendido bem até hoje! E estou aqui pra ajudar no projeto da nova casa, viu ??? É só escrever: [email protected].
    Vc foi um ótimo cliente, só não me mandou as fotos do “depois” préu mostrar pro pessoal… 🙁
    bjo e muitas alegrias na casa nova!
    ROsana

  5. Oi Rosana!
    Olha que coincidência… Fui cliente se há quase dez anos atrás! E cheguei até aqui neste posto por acaso. Eu estava ficando seu site, que sempre tem ótimas dicas! Adivinhe porque!? Estou de mudança. Hehe 🙂
    Meus parabéns pra você. Pela sua história, pelo reviravolta, pelo lindo trabalho e pelo carinho!
    Beijos

  6. Olá! Se reinventar e ver q deu certo é sempre gratificante!
    Gratidão pela tua gentileza em compartilhar as tuas pesquisas e conhecimentos com a gente!
    Um 2018 abençoado Rosana!!

  7. Parabéns!! Parabéns por conseguir traduzir a dor em ação…
    Nesse post vc conseguir colocar em palavras o que acredito. Que coisas boas e bonitas podem chegar a tds as pessoas, indiferente de poder aquisitivo!!!
    Que bom q encontrei esse blog, de uma pessoa como vc!
    Continue assim! Está dando certo!!!
    Tenham um excelente 2018! Cheio de realizações, paz, amor!!!

  8. Muito obrigada, minha amiga Maria Alice!
    Sei que comungamos dos mesmos valores e que, do jeito que podemos e com sacrifício, temos lutado (vc muito mais tempo q eu) por eles. E vamos continuar lutando pq isso está mesmo no nosso DNA! Somos formiguinhas teimosas ! rs!
    Um beijo grande e muito obrigada por todo apoio, carinho e esta amizade que é um conforto para o meu coração!
    bjo
    Ro

  9. Depois de tantos comentários e parabéns sinceros e super merecidos, sobra pouco para eu dizer, né amiga? Imagino a dificuldade sua em se abrir e contar esta história, mas é preciso. É cada vez mais preciso chamar a atenção para o que realmente o design de interiores é, e o que ele não é. Não é sobre mostras, modismos e badalações. Mas é sobre simplicidade e bem estar. Não é sobre o designer da moda, mas sobre o designer que faz muito com muito pouco. Não é sobre a ostentação, mas sobre a beleza da ausência, ou seja, da casa que tem muito pouco, e mesmo assim é linda…
    Coisas difíceis de transmitir quando o que se persegue é o TER mais que o SER… coisas difíceis de se mostrar, quando para todos os lados que se olha o interesse do mercado – todo ele, do imobiliário às revistas, passando pelos lojistas e também pelas escolas – é mostrar que QUANTO MAIS MELHOR, ao invés do desapego… enfim, é tarefa das mais difíceis…
    Mas enfim, como sempre nadamos contra a corrente e por isso mesmo não estamos nos holofotes, dá prazer em fazer nosso blogs dentro do que entendemos que é realmente belo, realmente interessante e realmente necessário. E você faz isso com maestria, com tranquilidade, com sabedoria, em cada post, em cada ensinamento de cada post, em cada gráfico, foto e texto, e isso é muito bom. Quem quer aprender, vem aqui, é fácil, prático, rápido. Te pergunta, troca, te lê e fica sabendo da solução. De uma (ou até várias) solução possível para o caso, sem blá, blá, blá. Talvez não fique com a casa com cara de revista, este não é o objetivo, mas com conforto e com um visual de casa da gente. E o que a gente precisa é passar adiante essa ideia, de que a casa da gente tem que ter a nossa cara. E a nossa cara é bonita, seja ela qual for. Não, não me falem de modas, de dourados, de ‘sereismos’, de que “o rosa é o novo preto” e de que agora o certo é usar madeira no box ou que móvel bom se troca a toda hora. O certo é a cor que a gente gosta e o que fica bem é o que tem qualidade. E a gente tem qualidade nesse país, técnica e estética, para todos, a preços que todos podem pagar, você sabe.
    Obrigada pelo post e continue seu caminho do mesmo jeito. Você está fazendo tudo certo.
    Um beijo!

  10. Emocionante depoimento, e a razão de existir do blog é a mesma razão pela qual a gente se identifica com ele! Obrigada por compartilhar o conhecimento e nos fazer acreditar que é possível aliar design e simplicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui