Com esta pergunta  (Como assim “Uma cor pode gritar, Rosana?”) você pode pensar que finalmente eu perdi o último parafuso da cabeça, mas tenho certeza que olhando esta foto você vai saber exatamente do que estou falando:

Uma cor pode gritar?

uma cor pode gritar

Fala sério que vc não escuta este laranja gritar nesta sala, não permitindo que a atenção vá para quase nada (a não ser o cão, que não faz parte da decoração, né ?). Percebe tbém como o sofá, a parede lateral e o tapete parecem velhos ou até sujos? É como se tivessem pintado a parede e deixado todo o resto antigo e gasto com o tempo…

Agora veja a diferença com um laranja acinzentado (juro que é o mesmo laranja, só que adicionei cinza nele, “apagando” a cor):

corquegritaA

Nenhuma cor “grita”, o sofá parece mais novinho e limpo, e o amarelo da parede lateral parece mais vivo e limpo também, assim como o tapete.

Pois então, eu já “sentia” esta sensação de “cor que grita em um ambiente” faz tempo. E talvez por pintar também, sabia que tinha a ver com a “luminosidade” excessiva de uma cor em um ambiente em que as demais cores não eram tão “vivas” assim. Isso é SUPER IMPORTANTE quando você está escolhendo uma combinação de cores para um ambiente. É claro que você pode usar para o “bem” ou para o “mal”. Mas o uso depende do seu conhecimento desta questão: Cores “vivas” e cores “acinzentadas”, “meio mortas”, ou “sujas” misturadas causam um desequilíbrio. Se você não souber usar muuuuito bem, é um desastre. Vejamos mais exemplos: 

 notreloft-sancal-mobilier-0023-800x661

O sofá amarelo vivo faz uma combinação bem triste com as almofadas em um vinho/marrom meio morto (kkkkk!) … Mas se trocarmos estas almofadas por outras com cor mais viva, veja o que acontece:

notreloft sancal-mobilier-0023-800x661A

Gente! Até o amarelo do sofá parece mais vivo, concorda? 

A Maria Killam, uma expert em cores, sobre a qual eu já falei aqui, tem falado sobre a mistura incorreta de cores “limpas” e cores “sujas” (ela mostra exemplos legais neste post) que é exatamente sobre o que estou falando e que pode atrapalhar muito o efeito final que você deseja na sua decoração e mais ainda, por exemplo, ao pintar uma pequena área em seu banheiro pensando que vai “renovar” ele. Veja:

banheiro-antes-e-depois

Ao escolher uma cor super viva para o entorno do espelho do banheiro vc não considerou que todas as cores restantes são “sujas”. Então, a impressão final, com a nova cor, é que todo o banheiro é antigo, velho… menos a parte com o azul “vivão” que vc colocou. Mas veja o que acontece se vc escolher uma cor que tenha a luminosidade similar à do restante do banheiro.

banheiro antes e depois2

A cor se integra melhor às demais cores do banheiro e nada fica parecendo “velho” ou “sujo”. Percebeu? 

As cores não funcionam sozinhas na decoração de um ambiente. O conjunto é o que importa. Lembra do laranja que grita lá na primeira sala deste post? Pois veja ele aqui neste quarto:

orange-and-purple-bedroom-ideas-orange-and-black-bedroom-48f864d0b567544e

Aqui ele pode até falar alto, mas não está sozinho,não “apaga” os outros elementos, pq todas as cores são vivas e fortes como ele, inclusive o branco da parede lateral. Vc não tem a impressão de que tudo está “apagado” e só ele está “aceso”. Entende?

É claro, eu acredito, que vc pode usar cores “vivas” em ambientes “sujos” mas, na minha opinião, deve controlar muito o uso deste contraste.Uma parede é muita coisa, mas algumas almofadas com cores vivas mas não “absurdas”, por exemplo, podem trazer vida sem prejudicar como uma parede inteira faria: 

vivoesujo

Pontos de cor viva (mas não muito) em um ambiente repleto de cores “sujas” trazem alegria quando bem controladas.

Eu queria saber sua opinião sobre este post. Ajudou a perceber mais este detalhe quando combinar as cores da sua casa? Comente aqui! 

Caso tenha interesse em uma consultoria para encontrar as cores ótimas para seu ambiente, escreva para [email protected] e envie fotos do seu ambiente na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica (e econômica) para lhe ajudar na escolha de cores dos elementos da sua decoração. 

Fotos: ApartmentTherapy, notreloft, apartmentTherapy

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cristina!
    As cores que vc tem são quentes, tendendo para o vermelho/laranja/amarelo, certo? Por isso eu sugiro que vc diminua esta tendencia contrapondo com um sofá azul (claro, médio, turquesa). Ou verde (mas neste caso, um verde mais acinzentado, para o contraste não ser muito forte, pois são cores contrastantes). Outra opção mais neutra seria um sofá cinza, que fica bem com quase todas as cores.
    bj
    Rosana

  2. Rosana,entrei no site e gostei demais de suas matérias.Gostaria de uma opinião sua. O piso de minha sala é cerâmica na cor telha. As paredes pintadas na cor pérola.Persiana bem clarinha com bandô caramelo claro.Que cor de sofá fica melhor nesse ambiente?Fico sempre em dúvida por causa da cor do piso ser muito forte.Agradeço desde já. Cris

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui