Na maioria dos novos apartamentos a área de serviço é pequena e muitas vezes é de lá que vem a iluminação e ventilação para a cozinha. Então:  Como separar a área da cozinha da melhor forma para você ?  Sabendo claramente quais são as suas prioridades e as vantagens e desvantagens de cada solução. Vamos a elas:

Como separar a cozinha da área de serviço?

É importante que a separação mantenha ao máximo  a luz e a ventilação na cozinha ou ao menos permita que elas existam quando você quiser. Mas quanto mais a área for aberta entre os 2 ambientes, mais possibilidade você terá que suas roupas tenham cheirinho de almoço – uma ótima coifa melhora isso! – e mais exposta para a cozinha vai ficar a roupa no varal…

A) Usando muretas (já existentes ou construídas por vc)

Como separar a cozinha da área de serviço?

Muitos apartamentos vem com esta mureta pronta e vc pode deixá-la como está, diminuir ou aumentar sua altura, acrescentar um elemento, como o vidro incolor da 2a foto (pode ser vidro adesivado, serigrafado, cobogó, bloco de vidro,etc).

Vantagens e desvantagens: Manter a abertura melhora a ventilação e diminui a sujeira e o gasto com obras, mas não protege nada as roupas da gordura e odores e deixa ver mais da área, assim como o  vidro incolor, que mantem a luminosidade e é mais fácil de limpar. Vidro não incolor diminui a exposição das roupas no varal e a luminosidade para a cozinha. Cobogós diminuem a visibilidade do varal, são melhores para a ventilação mas podem ser bem difíceis de limpar – escolha bem o modelo! Blocos de vidro ajudam na luminosidade da cozinha, são fáceis de limpar e deixam ver, mas não muito, a área de serviço. Atualmente não são tão usados assim somente por uma questão de moda.

areaecozinha2

Aqui , na 1a foto, uma situação mais comum em prédios mais antigos onde havia área de serviço separada e ela foi retirada mantendo esta paredinha entre a cozinha e a área (que normalmente é uma coluna, não pode ser derrubada).  Na 2a foto uma solução elegante: Veja que há uma coluna que avança pouco para fora. A solução foi colocar nichos, deixando tudo com a mesma profundidade.

muretaparedecozinhaelavanderia_voceprecisadecor05

Uma pequena “mureta” do mesmo material da bancada foi colocada na lateral do móvel que embute o tanque. Assim a gordura ou alguma sujeira vinda do fogão fica na pedra (acredito ser silestone) protegendo o MDF do móvel.

B) Usando divisórias fixas

areaecozinha3

E a quantidade de materiais diferentes que vc pode usar é enorme: blocos de vidro, cobogó (já falei das vantagens e desvantagens acima)

areaecozinha4

Painéis de madeira (ou imitando madeira, acompanhando o material dos móveis da cozinha), vidro (incolor, adesivado, serigrafado,etc) . Em relação ao painel de madeira, apesar de ser uma bonita solução, não é das melhores em termos de desvantagens: Ao lado do fogão pode deteriorar rapidamente e é complicado de limpar e caro de manter, além de não permitir que a luz chegue ao fogão. Aliás a limpeza da parte que fica espremida entre os móveis ou eletros é difícil de fazer, seja de qual material for.

Atenção que a divisória pode não ir até o teto se vc quiser. Isso melhora a ventilação e luminosidade, mas aumenta a exposição da área de serviço na parte superior (no caso de material não incolor).

ripadohabitissimolavanderia-1015719

Outra possibilidade que fica muito bonita mas que é de difícil manutenção e mais difícil limpeza ainda é o ripado de madeira. Ele é elegante, esconde um pouco a visão da área – se as ripas se movimentarem como uma persiana a manutenção é facilitada e pode ser fechado qdo você quiser, mas o preço aumenta muito!

C) Cortinas ou persianas

areaecozinha5

Encontrei estas 2 opções que nunca vi pessoalmente, mas achei interessante mostrar: A primeira é uma persiana do tipo rolô, de panamá, da Luxaflex. Ela fica presa ao teto por um suporte de ferro sem bandô. O produto teve tratamento antichama e o tecido é lavável (projeto do arquiteto Marcos Contrera, de SP). A segunda é uma cortina de linho que fecha a área da lavanderia. Sinceramente, acho que não dura muito isso, só serve no caso de uma grande necessidade de adiar um pouco a solução final.

areaecozinha6

Mais 2 soluções com persianas: A primeira fechando todo o vão entre as áreas e a segunda naquela situação bem específica onde vc consegue um canto para “embutir” a área de serviço, vamos dizer assim. Neste caso, a persiana serve somente para “esconder” a área quando for desejado.

D) Portas de correr

areaecozinha7

Desde as velhas conhecidas – e um tanto datadas – com perfis de alumínio como a da direita (que tem com vidro de todo jeito, toda em vidro, metade persiana ou até só persiana,etc) ou pvc (mais atual, leve e fácil de manter) até esta lindinha com esquadria colorida que é bem charmosa. Tem porta que vai até o teto, as que não vão (melhores para a ventilação e luz, piores para esconder a área de serviço) , algumas tem basculantes na parte superior (o que é bem legal para luz e ventilação mesmo com a porta fechada) as que tem trilho no teto ou no piso (este dificulta limpar). Tem de tudo!

portadecorrerconstruindominhacasaclean008

Um modelo super conhecido, muito usado por anos, agora é bem menos visto. Os perfis anodizados em preto estão sendo mais usados. Este modelo deixa passar só a luz quando fechada e não tanto assim…Muitas vezes as pessoas colocam portas e elas vivem abertas. Só em ocasiões como festas e tal é que a porta é fechada… e às vezes nem …A limpeza destas portas é bem problemática

portadecorrer decorfacil20160825imagem-36-1

A porta de correr amarela em madeira é linda, O granito na lateral do fogão melhora a situação de gordura, calor e sujeira sobre a porta, mas a limpeza tem que ser permanente,. A luminosidade e ventilação são bem restritas.

areaecozinha8

Uma solução bem diferente e interessante para quando o que você quer realmente é esconder a área de serviço, tipo como se ela não existisse: Isso é MDF; A porta fixa pintada com esmalte preto fosco e a de correr recebeu um adesivo vinílico (o que facilita a manutenção e limpeza). O projeto é da Designer Bia Barreto de SP.

casaejardim dividir-cozinha-lavanderia-area-de-servico-porta-vidro-incolor

Um modelo mais comum de se ver  hoje com o vidro adesivado ou jateado de diversas formas. Assim transparente deixa a área muito exposta mas trás o máximo de luz e dá a impressão que todo o espaço é maior

E) Integração total 

Quer dizer: Simplesmente não separar! É um ganho de espaço, ventilação e luz, mas ou vc seca a roupa em outro lugar (não sei onde mesmo!) ou vai conviver com aquela roupa exposta totalmente… Não é uma solução para todos, realmente.

semdivisaolimaonaagua11-cozinha-pequena-madeira-e-geladeira-preta

Esta é mais ou menos total: A máquina de lavar está no “lado” da cozinha, mas veja que atrás da divisória fixa há uma área onde deve estar o tanque e o varal. É uma boa ideia se vc recebe um imóvel que tem uma área de “cozinha” grande

emdivisaodecorfacil20160825imagem-40-1

E aqui a real integração total mesmo. Você ganha espaço, não há dúvida. Só tem que conviver com este varal aí com roupas penduradas. Se vc não tem uma família grande, mora só ou só um casal pode ser uma grande ideia pq espaço é ouro!

Ainda achei algumas outras opções, como portas sanfonadas ,  portas comuns e até portas de garagem e pantográficas (aquelas de elevador antigão, sabe?), mas são soluções para situações muito específicas no meu entender. Espero que isso ajude vc a decidir o que fazer com este espaço cada vez menor e tão importante!

E não esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Fotos dos sites e blogs:  viajandonoap,  casaejardim , voceprecisadecor,  casaabril,  decorfacil,  habitissimo,  lopes,  construindominhacasaclean, limaonaagua

2 COMENTÁRIOS

  1. Rosana, amo seus artigos! Cada um melhor que o outro … E sempre tirando minhas duvidas, não só as minhas mais de muitas gente! Obrigado por compartilhar cada detalhes com a gente! Que Deus abençoe sua vida grandemente!

    Abraaço.

    Jonathan.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui