Depois de ler este post é claro que você não vai mais repetir estes erros comuns na hora de colocar quadros e outras coisas nas paredes. Ou vai tornar alguns destes “erros” pontos de atenção ou beleza, pq erro é uma coisa relativa em decoração a não ser que estejamos falando de medidas para o seu conforto ou coisas mal feitas, é claro!  Vamos a eles:

5 Erros que você não vai mais repetir quando colocar quadros

Primeiro erro ( o mais comum): Altura errada!

Este é o mais comentado erro da internet, provavelmente. A “regra” é simples, mas na verdade não é simples segui-la algumas vezes.

5 Erros que você não vai mais repetir quando colocar quadros

A “regra” é: Coloque o centro do quadro na altura média do olhar (considerando o ponto e posição onde estará o observador do quadro – se ele estará de pé, o centro do quadro fica por volta de 1,60 do piso para uma pessoa com mais ou menos 1,70 de altura).  Na situação acima, com um pé direito baixo,  você pode também deixar um espaço mais ou menos igual entre as duas áreas acima e abaixo do quadro.

quadros na parede 2

Se você quer colocar um conjunto de quadros considere-os como se fosse um quadro só, medindo desta forma.

Atenção que se você não consegue colocar um quadro (ou mais) de acordo com esta regra é porque o quadro ou conjunto não se ajusta ao espaço que vc tem! 

quadros na parede 3

Neste exemplo, o quadro está bem perto do sofá. Se houver o perigo de alguém, sentado, bater a cabeça no quadro é pq ele é grande demais para o espaço, entende? 

E algumas vezes tbém não seguir esta regra pode dar certo, sabia? Só que para não seguir uma regra é bom antes conhece-la e testá-la até vc ter certeza que pode “descumpri-la” : Que vai ficar bonito para você e não vai atrapalhar nada.

quadros na parede 4

Os 2 quadros neste quarto não respeitam a “regra” e ficaram muito bem no espaço., chamando a atenção para a parte inferior do quarto, o que tem todo sentido, pois chama mais atenção para a parte de baixo, já que em cima é branco, não há nada…

Segundo erro :Escala errada!

É quando vc coloca um quadro grande ou pequeno demais para a área e isso fica estranho:

quadros na parede 5

Como nesta foto, por exemplo. Na verdade, a foto original é a abaixo. Veja que (mesmo que vc não goste do resultado) a junção de outros elementos fez o conjunto parecer uma coisa só, mais coerente com o espaço.

quadros na parede 6

Uma forma bonita que achei de quebrar esta regra (e a que falei acima tbém) foi essa: 

quarto simples com pintura na parede

Sem a pintura em diagonal, que ocupa o espaço vazio e chama a atenção para o conjunto de quadrinhos, esta parece seria bem estranha. Com a pintura ficou original e perfeita esteticamente. 

E estes conjuntos das 2 últimas fotos são uma solução para o próximo erro :

Terceiro erro : Não deixe sua casa parecendo uma galeria!

quadros na parede 7

Não é que esta organização não seja bonita. Mas este tudo combinandinho, sem variedade, na casa toda, vai ficar meio cara de galeria, entende? É claro que se vc colecionar ou for artista pode não ter muito jeito. Você também pode ter um estilo mais formal. Mesmo assim, sugiro que tente dar uma variada em algum lugar, colocar um quadro ou elemento diferente, misturar os quadros com os demais objetos da casa:

quadros na parede 8

Olhe que interessante: Os quadros foram posicionados para serem vistos na linha do olhar de quem está sentado nesta cadeira, vc percebe? Por isso estão “mais baixos”. E veja como se misturam materiais e estilos diferentes. Não parece uma galeria.

Quarto erro : Fixe direito os seus quadros!

Como eu tenho um pouco de TOC fico doida quando vejo isso, que de qualquer jeito, não é legal ver, muito menos ter que ficar ajeitando todo o tempo:

quadros na parede 9

Tenho quase a certeza que quem organizou este bonito arranjo de quadros não colocou alguns tortos como estão. O problema é que mal fixados eles acabam ficando tortos! Evite isso fixando-os bem!

Quinto erro :  Escolher quadros que não tem qualquer relação com o ambiente

Eu não estou falando de ter as cores do ambiente no quadro (se bem que ajuda ter algumas e não precisam ser iguais), mas de não usar quadros que pareçam ET´s no espaço. As cores podem não ser as mesmas mas o estilo, o “clima”, a luminosidade das cores, algo tem que trazer harmonia. Senão fica estranho mesmo:

achados decoracao-salas-pequenas-achadosdedecoracao-2

Tentaram colocar uma almofada repetindo as cores do quadro. Mas não é o bastante. As cores vivas do quadro “gritam” neste ambiente com cores atenuadas e sendo um painel, sem moldura, o afasta muito do estilo mais sério, apesar de descontraído do ambiente. Uma moldura que conectasse o quadro ao ambiente poderia melhorar isso:

achados decoracao-salas-pequenas-achadosdedecoracao-2A

A moldura mais formal e na cor do tijolo faz a conexão com o ambiente, percebe? Ficou bem melhor!

Então: Existem poucas regras que não devem ser quebradas: São aquelas que lhe trazem desconforto (físico, visual, auditivo, enfim, qquer desconforto). O resto, sabendo fazer, pode se transformar em um ponto de atração do ambiente. 

E não se esqueça de nossas redes sociais!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades e fazemos isso ON LINE!!!

Fotos dos sites e blogs: achadosdedecoracao,  habitissimo,  thinkdecor,  desiretoinspire, arquiteturadoimovel , stylefiles,  Mrsboho,  rsvalente, casavogue  e decorhappy

23 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Luid!
    Sinto muito que meu post, onde tentei mesmo não ferir ninguém, tenha ferido seus sentimentos. Eu pinto, sabe? E tenho muita dificuldade pq sempre faltam paredes para meus quadros. Luto com a dificuldade de não transformar minha casa em uma galeria de arte. Não acho que fazer isso demonstra que não entendo nada de decorações e estilos variados. É só uma questão de equilíbrio, na minha opinião. Não considero que ambientes descontraídos ou não tem a ver com a quantidade de quadros nas suas paredes. A questão é que na minha casa (e penso que é o ideal na casa de todos) busco formas de mostrar toda a minha personalidade e não enfatizar demais somente uma parte importante mas pequena dela. Não quero desconstruir ninguém. Se se sentiu ofendido, sinto muito.
    Abs
    ROsana

  2. Que lixo de consultoria, principalmente quando vc menciona a “casa parecendo uma galeria”, indicativo de que vc não entende absolutamente nada de decorações e estilos variados, principalmente formais. A maioria das pessoas mais sérias e com mais acesso, faz uso desse tipo de decoração na maioria dos ambientes da casa, tendo apenas um ou dois ambientes descontraídos na parte interna. Em vez de tentar descontruir as pessoas, procure respeita-las valorizando todos os estilos e culturas – que em um país como o Brasil não são poucas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui