Fiquei aqui um dia exercitando de quantas formas eu conseguiria distribuir os móveis mais comuns (cama padrão, guarda-roupa, criados-mudos e uma cômoda/mesa estreita) em um quarto 3x3m. Achei 12 jeitos de distribuir os móveis em um quarto 3×3, algumas ótimas e outras nem tanto assim, mas se vc está aí sem saber como organizar o seu quarto, quem sabe isso ajuda ?  Este é um bom exercício quando vc quer decorar a sua casa, viu ? 

12 jeitos de distribuir os móveis em um quarto 3×3

Distribuição 1 

12 jeitos de distribuir os móveis em um quarto 3x3

Uma das formas mais comuns de distribuir os móveis no quarto. Os círculos mostram pontos que não são tão bons assim (50 cm dá mas é “apertado” como área de circulação). O “A” em verde mostra um ponto onde poderia ser colocado um banco ou cadeira pequena para um rack ou  mesa de trabalho ou maquiagem com 35 cm de profundidade. Este móvel poderia ser mais comprido e ter maior profundidade (até 25 cm a mais é possível, mas não ideal). Para quem quer tv no quarto é uma boa distribuição. Seria similar a este quarto – que é bem mais largo:

12 jeitos de distribuir móveis em um quarto 3x3

(foto tirada da janela) Foto: Achadosdedecoracao)

Ou este:

12 jeitos de distribuir móveis em um quarto 3x3

(foto tirada da entrada do quarto) (foto:asarquitetas )

Distribuição 2

quarto 3x3 distribuição 2

Outra forma que se vê muito por aí: Um dos lados da cama fica bem apertadinho, mas cabe um mínimo criado mudo. Em compensação, o espaço do guarda-roupa fica mais livre… Ainda dá para colocar uma cômoda mais estreita ou mesa que pode ir até abaixo da janela (o “A” em verde mostra onde pode haver extensão do móvel – abaixo da janela – e até uma cadeira). É uma boa distribuição para quem quer uma mesa office/estudo/maquiagem e não gosta de aperto para o guarda-roupa. Já para TV pode até não ser possível se a janela for muito grande e no mínimo, vai ficar “torta” em relação à cama. A distribuição seria similar a este quarto, que é um pouco maior que 3×3:

quarto 3x3 distribuição 2 a

(a janela e a cômoda estariam atrás de onde foi tirada a foto) (foto:Melina Mundim Design de Interiores)

quarto 3x3 distribuição 2 b

Considerando que o guarda roupa está no lado esquerdo, poderíamos pensar em algo assim na parede da janela (foto: vickys-home)

Distribuição 3quarto 3x3 distribuição 3

Outra distribuição legal para quem quer TV no quarto, é uma inversão da distribuição 1, dá mais espaço livre para guarda-roupa mas deixa a cama mais exposta para quem chega na porta. Também o acesso à janela fica prejudicado com somente 40 cm.

quarto 3x3 distribuição 3 a

Considerando que a porta é de onde está se tirando a foto e que há um guarda-roupa na direita, esta seria uma ideia desta distribuição. Ideia ruim, mas gente, é difícil achar fotos que mostrem ambientes inteiros, já perceberam???

Distribuição 4

quarto 3x3 distribuição 4

Esta distribuição  serve para quem precisa de um espaço para fazer um canto de estudos/ office/ maquiagem ou até um office + maquiagem o quarto.  Veja que há um bom espaço onde estão as setas amarelas, que pode ser usado com móveis. Vc poderia por exemplo, esticar o criado mudo até a parede e depois ligar a uma mesa com direito a ter uma pequena cadeira aí.E ainda tem o espaço vertical. Você pode ter até mais um guarda-roupa, percebe? Fora isso toda a circulação fica “apertada”, mas possível. E a TV pode até  ficar no guarda-roupa na frente da cama, o que hoje é possível e mais em conta que antigamente.

quarto 3x3 distribuição 4

Estou falando de ter um canto assim por exemplo. Se vc não precisa disso, esqueça esta distribuição (foto:assim eu gosto)

quarto 3x3 distribuição 4b

Outra ideia … mais ou menos tbém – não sei qual a largura deste quarto, mas me parece possível (foto: achadosdedecoracao)

Distribuição 5

quarto 3x3 distribuição 5

Esse é o 5o. dos 12 jeitos de distribuir os móveis em um quarto 3×3: Similar à distribuição anterior: Tudo fica apertado exceto aquele canto onde tem as setas amarelas. Você pode usar esta área para muita coisa:office, maquiagem, estudo, colocar mais um guarda-roupa, sapateira…enfim.No resto do quarto a circulação vai ficar apertada e uma TV só se for no guarda-roupa,

Distribuição 6quarto 3x3 distribuição 6

Chegamos ao 6o dos 12 jeitos de distribuir os móveis em um quarto 3×3:

Uma distribuição que deixa mais espaço livre que todas as anteriores (vc pode até ter um guarda-roupa de portas que não sejam de correr e pode ter um baita móvel com Tv/  office / maquiagem, etc que suba as paredes (ou outro guarda roupa até) mas…. sua cama vai ficar encostada na parede. Você pode colocar um lambri, por exemplo e resolver o problema da parede fria. Um pequeno móvel na cabeceira pode guardar coisas e tbém distanciar sua cabeça da parede. Além disso, ao menos o lado encostado na parede não vai ter criado-mudo. E a cama vai “invadir” o espaço da janela – algumas vezes isso não é possível e tem gente que não suporta. A questão é, talvez, testar, porque há vantagens! Tudo depende das suas prioridades, percebe?

Este post deu um trabalho danado e não consegui fotos que mostrassem de forma clara, o que queria mostrar, mas espero que ajude vocês a lidar com espaços pequenos que podem ter muitas possibilidades. É só usar a criatividade e tentar! 

Se vc tiver dúvidas, escreve aí que eu respondo, ok? E Tá aqui a parte 2 dos 12 jeitos de organizar um quarto 3 x3 

Depois me diga:Qual dos 12 jeitos de distribuir os móveis em um quarto 3×3 você gostou mais?

51 COMENTÁRIOS

  1. Meu quarto é exatamente esse da primeira distribuição, só que pensei em colocar criado só de um lado e um espelho ao lado da tv com uma gaveta para maquiagem e uma cadeira , qual dica vc me daria?

  2. Oi, Gabrielle,
    Envie (por e-mail) uma foto da sua planta e um texto explicando o que pretende e o que mais achar importante informar para que eu compreenda o seu problema, ok ?
    O e-mail é [email protected].
    Aguardo
    abraços
    Rosana

  3. Boa Tarde
    Estou com mtas dúvidas de como mobiliar o meu quarto pois os móveis não serão planejados.
    Queria ideias de como fazer.
    Tenho uma planta desenhada a mão por mim mesmo…rs pode me ajudar?

  4. Paloma,
    Para lhe dar uma ideia realmente útil precisava saber a posição de janela e porta no quarto nas paredes, assim como o tamanho Largura profundidade e comprimento de cada um dos móveis.
    Se quiser, envie as informações para [email protected]
    abraços
    ROsana

  5. Oie!!!
    a casa onde vou morar só tem um quarto para as crianças, você pode me dar uma ideia de como distribuir os moveis nesse quarto, ele mede 3×4
    tenho que por nele 1 cama solteiro e uma beliche e um guarda roupas grande .

  6. Oi, Marília,
    Pode sim, desde que o espaço total da cama e mesinhas não seja maior que o da parede até a porta.
    Bjo
    Rosana

  7. Olá!
    O layout do meu quarto é parecido com a distribuição 2. Minha dúvida é: posso colocar uma mesa de cabeceira mais larga do lado da parede (45cm) e do lado da porta apenas uma mesinha mais fina? Nesse caso, a cama não ficaria centralizada na parede. Tem problema?
    Obrigada.

  8. Oi, Yasmim!
    É uma cama de casal comum, 1,38 x 1,88. A queen tem 1,58 x 1,98. vc ficaria com 40 cm entre o armário e a cama, o que é bem apertado (no ex. 4). O 6 seria o melhor.
    abs
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui