Marcia Nassrallah, nossa Editora de Jardinagem e Paisagismo vai mostrar orquídeas como você nunca viu – as novas orquídeas que foram lançadas na Enflor 2018, que aconteceu em Holambra no início do mês de Julho. E aproveitando, vai dar algumas dicas sobre como ter e manter estas lindas! 

Orquídeas como você nunca viu

Todos os anos temos feito a cobertura da Enflor e da Expoflora, que acontecem na cidade de Holambra – SP. Mas este ano resolvemos fazer uma abordagem diferente: Escolhemos alguns lançamentos e vamos lhe ensinar a cultivá-los. E nada como a fonte (os produtores) para nos dar as instruções e boas dicas.

Orquídeas como você nunca viu

(foto: Sítio Kolibri)

Um dos lançamentos é esta bela Phalaenopsis tingida de azul e rosa

Essa Phalaenopsis é originalmente uma orquídea branca que recebe uma infusão de tinta para ficar nessa coloração. A ideia é  ter um produto diferenciado para usar em decorações de festas como os chás revelação, que estão super na moda ou até em festas temáticas, como as festas com o tema unicórnio, que usam bastante as duas cores.

Os outros lançamentos são das orquídeas em formatos diferenciados, como a orquídea coração, a em formato redondo e a em formato de espiral:

orquideas formatos diferentes

(foto: Sítio Kolibri)

 Esses formatos foram pensados para serem produtos diferenciados nas Floriculturas ou dados como presente em datas especiais.

Agora vamos contar aqui 6 cuidados básicos para cuidar bem da sua orquídea

1) A iluminação:

Muita gente comete o erro de colocar as orquídeas no sol. Mas quando entendemos que, na natureza, elas estão sempre abaixo das copas das árvores, podemos compreender que elas precisam estar em um local iluminado, porém sem luz solar direta. A Phalaenopsis também gosta luz artificial, desde que também haja iluminação indireta do sol.

orquidea formato espiral

(foto: Sítio Kolibri)

2) A rega:

Um dos grandes segredos para regar orquídeas é colocando 3 pedras de gelo no vaso, abaixo das folhas, uma vez por semana. Essa frequência pode ser um pouco maior no verão, e ser feita a cada quatro dias. O importante é que as pedras de gelo, além de manterem uma temperatura amena, gotejam a água e permitem uma absorção mais lenta, sem acumular água no vaso – isso seria mortal para elas! Caso não queira colocar gelo, você pode regar, mas sempre deixando a água escorrer, sem jamais acumular na parte de baixo das raízes.

orquidea formato redondo

(foto: Sítio Kolibri)

3) A temperatura:

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

orquídea formato coração

(foto: Sítio Kolibri)

4) O corte das hastes:

Depois que as flores caem, é importante cortar as hastes que ficam secas. Caso não fiquem secas, não é necessário cortar – e provavelmente haverá uma nova florada. Você pode cortar a haste em sua base, deixando apenas 2 cm dela. Outra opção é cortar a haste logo acima da terceira gema (aquele “nó” que se forma) e com isso surgirá uma nova florada ou, talvez, uma nova muda.

orquídeas azul e rosa

5) Para adubar as orquídeas:

Deve-se utilizar os adubos encontrados nas lojas especializadas com os nomes 10:10:10 ou 20:20:20. Isso significa que eles possuem as mesmas quantidades de nutrientes diferentes. Aplique o produto  uma vez por mês, e procure não adubar em época de floração.

kokedamas de orquídeas

(Orquídeas em kokedamas – Expoflora 2017)

6) As raízes:

Quando as raízes estão bem hidratadas, elas apresentam uma coloração verde. Se estiverem brancas ou cinzentas, significa que precisam de água: se for o caso, coloque em uma bacia de água por dois minutos e depois retire, permitindo que a água escorra. Já as raízes cinzas e moles simbolizam excesso de rega. Muitas vezes, elas cheiram a mofo. O ideal é deixar sem rega nenhuma por cerca de 10 dias.

kokedamas de orquídeas

(Orquídeas em kokedamas – Expoflora 2017)

Se gostou das informações, por favor… curta, comenta e compartilha, assim sempre teremos novidades para você

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

P​interest  —  Instagram

11 COMENTÁRIOS

  1. Orquídeas são plantas magníficas! Como biólogo e botânico eu tenho um profundo respeito não só pelos vegetais, mas também pela natureza! Parabéns pelo conteúdo!

  2. Amei o artigo! Sou uma apaixonada por orquídeas e dede que me conheço cultivo em casa. Com certeza este artigo vai me ajudar muito.

  3. Oi muito interessante esse artigo, uma parte que eu acredito que merece um completo é sobre as raízes, pois elas ficam cinzas apenas se tiverem velame, e nesse caso, as orquídeas que possuem velame nas raízes são as epífitas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui