Esta trepadeira Sapatinho de Judia é simplesmente deslumbrante… Qualquer pessoa que se depara com ela toda florida fica de boca aberta e até os distraídos soltam um natural “QUE LINDA!”

(Por Marcia Nassrallah, Editora de Jardinagem e Paisagismo do Simples Decoração)

(e não deixe de ver os vídeos novos no  Canal do Simples Decoração no You Tube! )

Trepadeira Sapatinho de Judia

plantas fáceis de cuidar: trepadeira Sapatinho de Judia
Foto: floresefolhagens

Sapatinho de judia é o nome popular dela porque lembra um delicado sapato feminino. Mas o porque de “de judia” não descobri o motivo ainda! Os motivos dos nomes populares são muito curiosos, então, se alguém souber, conta pra gente. O nome científico da trepadeira sapatinho de judia pra você não errar na hora de comprar é: Thunbergia mysorensis.

trepadeira sapatinho de judia

Além da beleza estonteante tanto pelas folhas verdes escuras quanto pelos cachos de flores pendentes, ela atrai beija-flores. E quem não ama esses visitantes ligeirinhos?

trepadeira sapatinho de judia
Foto: CasaeConstrucao

A minha sugestão é que você plante a trepadeira sapatinho de judia de modo a percorrer estruturas altas com pergolados, caramanchões, etc, visto que os cachos irão pender livremente.Ela pode ser cultivada a Pleno sol ou Meia sombra, mas floresce mais a Pleno sol. É originária da Índia e floresce mais na primavera – verão, mas aqui nos estado de São Paulo, está muito florida em pleno inverno. Não tolera geadas.

trepadeira sapatinho de judia
Foto: Guilherme Santos

Mesmo que você tenha uma pequena varanda, poderá plantá-la em um vaso com espaço razoável e conduzi-la pela área desejada. Um vaso de 60 x 60 já é suficiente.

trepadeira sapatinho de judia
Foto: JeitodeCasa

(Foto: JeitodeCasa)

Ela pode ser podada após a floração, eliminando galhos velhos e secos e partes doentes ou com má formação.

O solo que sempre sugiro para  a maioria das espécies é uma mistura em partes iguais de Substrato para jardim, Terra Vegetal e Areia grossa. O berço deverá ter o dobro do torrão. No vaso, lembre-se da camada de drenagem e regas mais regulares.

Regue sempre que o solo estiver seco.

trepadeira sapatinho de judia
Foto:umaflorpordia

(Foto:umaflorpordia)

Você pode adubar com adubos orgânicos como cinzas de lenha (não pode ser de churrasco), dentre outros, mas para quem não tem muita experiência e não conhece todas as necessidades das plantas, procure por adubos que contenham macros e micros nutrientes. Siga as orientações da bula e não haverá erro.

Evite os NPK porque eles contém apenas macro nutrientes.

trepadeira sapatinho de judia

Sua trepadeira sapatinho de judia será um sucesso e você poderá produzir mudinhas por estaquia.

 Você deve ter percebido que ela é muito fácil de cuidar. Bora plantar? E passe lá no Canal do Simples Decoração no You Tube  que tem vídeo novo!!!

trepadeira sapatinho de judia

Já falei da Flor do Guarujá  ,  da  Onze Horas , da  Fitônia ou Planta mosaico ,  das Peperomias e Ráfis  , da folhagem Coleus , da Pitaya ,  do Tapete Inglês  , da Falsa Érica ,  da Dinheiro em Penca , da Lambari , da Lavanda ,  do Leocofilo , da Cica , da  Babosa ou Aloe , da Air Plant e  do Abacaxi Roxo. Dê uma olhada e escolha as mais legais para seus cantinhos verdes!

A próxima planta da série Plantas fáceis de cuidar é o belo Capim do Texas! Vai lá ver! 

Se gostou… curta, comenta, compartilha.

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

P​interest  —  Instagram

33 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma muda q com pouco tempo ela já tinha flor agora q ela está toda ramada está enchendo d flores

  2. Oi, Romeu!
    Ela floresce mesmo é com Sol direto. Como não tolera geadas, mas vc a protege, tente mais uma vez, talvez trocando o vaso (a quantidade de terra deve ser o dobro do ocupado pelo torrão) ou só a terra (coloque uma mistura em partes iguais de Substrato para jardim, Terra Vegetal e Areia grossa) e dê uma limpeza retirando galhos secos e partes mal formadas. Estou torcendo!!
    abs
    ROsana

  3. Olá, bom dia!!
    Tenho um pé já a quase 3 anos e ainda não produziu uma flor se quer. Já podei, adubei e nada.Moro na Serra Gaúcha e o pé está protegido da geada, que se ela desse flores seria deslumbrante, pois trata-se de toda frente da minha casa. Não sei o que fazer já pensei em desistir, mas ao ver estes comentários resolvi tentar novamente.
    O que vocês sugerem?

  4. OI, Luciene!
    Meu Deus, que horror! Nós não ouvimos falar disso. Todos os sites que pesquisamos dizem que a origem é porque as flores parecem sapatinhos. E até agora, pesquisei rapidamente e não encontrei qquer ligação… De qquer forma, é uma tristeza que haja essa referência para uma planta tão bonita…

  5. Olá pessoal. Sempre ouvi referência a esse termo de sapatinho de judia que era repudiado em casa. Antepassados diziam que eram “de judia” por elàs e eles eles serem enforcados e seus pés ficarem pendurados em praças na Alemanha. Daí a sinistra analogia.

  6. Estou ansiosa esperando pelas mudas que comprei …….é linda demais. Posso usar farinha de ossos ,pra adubar??…

  7. Pode ser falta de adubação, Adilson. Como dito no post “Você pode adubar com adubos orgânicos como cinzas de lenha (não pode ser de churrasco), dentre outros, mas para quem não tem muita experiência e não conhece todas as necessidades das plantas, procure por adubos que contenham macros e micros nutrientes. Siga as orientações da bula e não haverá erro.”
    Aguarde a floração ((julho a setembro e janeiro).
    Se não aparecerem flores tente mudar de lugar – se estiver na sombra, coloque em local onde haja mais sol.
    abs
    Rosana
    ROsana

  8. Tenho um sapatinho de judia de 1 ano e nunca floresceu … o que estou fazendo de errado?
    Está plantada com sol forte de 10h em diante…. em Manaus.

  9. Olá
    Tenho uma sapatilha de judia na sacada ha um ano mais ou menos. Desenvolveu bem mas até hoje não floresceu. O que faço?

  10. Oi Tudo bem ? Tenho um pé do Sapatinho de Judia mas tá sem nenhuma, folha caiu todas. Como façi pra recuperar o pé, ora ela voltar a dar folhas e ficar forte novamente. Pra poder vislumbrar a beleza das suas flores? Se você puder me ajudar te agradeço de coração.

  11. Que bom que gostou Henrique.
    Qualquer dúvida pode perguntar.
    Nos siga tbm nas Redes Sociais e se puder compartilhe nossos perfis.

    No Instagram pode procurar: @marcia_nassrallah_ambientes e @simplesdecor

    Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui