Tempos atrás, as metragens dos apartamentos eram muito mais generosas. Saiba que entre 2007 e 2016 a metragem dos aptos novos em SP diminuiu 30% , de 102,33m2 para 71,58m2 de acordo com a Isto É. E de 2016 para cá só piorou: Veja este post sobre isso.

Um teto alto pode fazer você mais feliz

Mas o que muitos ainda não perceberam é que perdemos tbém no pé direito(*): Os tetos estão cada vez mais próximos das nossas cabeças!!

(*) Pé direito: Altura entre o piso e o teto

Um teto alto pode fazer você mais feliz

Bela sala, mas veja que teto baixo!!!

Na minha juventude era normal que uma casa ou apartamento tivesse um pé direito de 3 metros ou mais de altura. Atualmente é um achado quando ele tem  2,70m. O limite mínimo, por lei, é de 2,50 m para áreas sociais e quartos e 2,30 m para os banheiros. 

teto alto e baixo

Na foto original (na esquerda, do apartment34) este teto deve ter 3,20 de altura. Aí “rebaixei ele para uns 2,70 na foto seguinte. Viu como muda tudo, principalmente a impressão de espaço?  Na verdade não é impressão, o espaço ficou menor mesmo, apesar de não ter diminuído comprimento ou largura, né ?

E as pessoas muitas vezes rebaixam o teto de apartamentos já baixos somente  para colocar iluminação embutida e até sancas com desenhos “pesados”. E isso só piora em um país que está cada vez mais quente!

sala de estar com sanca aberta

Uma porta comum como essa tem 2,10m de altura. A sanca pode  ser bonita (mas está bem out atualmente,viu?) mas a altura acaba ficando muito baixa… Pelo menos ela não cobre todo o teto e as lâmpadas incandescentes não são mais usadas  – elas iriam esquentar muito a sala!

beliche em apartamento com teto alto

Só um teto alto para realmente ter um beliche com conforto em um quarto! É uma felicidade para pais que aumentaram os filhos mas não a quantidade de quartos! (Bem este modelo “caixote” pode não ser tão confortável mas não é porque o teto é baixo kkkk) (Foto:home adore)

E o que o teto alto ou baixo tem a ver com a temperatura do ambiente ? É que o ar dentro de casa vai ficando quente e o ar quente tem a tendência de subir para que o ar novo e mais frio possa entrar e ficar embaixo. Com o teto baixo o ar quente não tem muito para onde subir, todo o ar do ambiente fica quente mais rápido e você vai conviver com ele pertinho de você, sentir mais calor, forçar mais o ar condicionado , gastar e pagar mais caro a energia…. E isso não pode lhe deixar infeliz ??? 

sala pequena com teto alto
prodesign

Olha bem que a sala não é grande. O teto é alto e as janelas e cortinas ajudam mais ainda a dar esta sensação FELIZ de espaço! Um verão nesta sala, mesmo neste RJ quentão, é mais fresquinho, viu ? (Foto:prodesign)

A única vantagem que me lembro de um teto baixo é quando você mora em lugares frios. Exatamente pq o ar vai esquentar mais rápido!  Tem gente que diz que acha mais aconchegante. Bem, a gente consegue aconchego de outras formas…

Quarto com teto alto pintado de preto

Quer aconchego no quarto com teto alto ? Pinte do jeito acima! E você pode usar marrom, cinza, verde, azul escuro….(Foto:TheSpace)

Uma dica super importante  para você que está construindo ou comprando sua casa, principalmente em locais muito quentes: Preste atenção na altura do piso ao teto e evite diminuí-la ao máximo. Iluminação com trilhos de spots direcionáveis, por exemplo, estão na moda, são fáceis de manter e podem ser direcionados, o que facilita muito quando você quer mudar a distribuição dos móveis, quadros, etc. Os spots embutidos – principalmente qdo não são direcionáveis –  podem ficar iluminando coisas erradas e você terá, muitas vezes, que mudá-los de lugar quando modificar a decoração (mais gasto e tristeza (snif)!).

Sala de estar com teto alto
1-Kindesign

Quando vc tem tetos realmente altos, esqueça a “regra” que diz que os quadros (ou conjunto de quadros) devem ficar na linha dos olhos (que seria o centro do quadro ou conjunto a 1,60 m do piso, mais ou menos). Aproveite a felicidade de colocar quadros grandes e belos usando toda sua parede, centralizando o quadro ou o conjunto de quadros na área livre da parede inteira. (Foto:1-Kindesign)

E para quem tem o prazer de viver em apartamentos com teto alto, aproveite as dicas deste post e defenda seu teto alto até o fim! São difíceis de encontrar e muito valorizados.

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

11 COMENTÁRIOS

  1. Moro num lugar quente pra porra! Aqui eu preciso do teto alto, não só por deixar o ambiente mais frio. Me sinto sufocada em tetos muito rebaixados

  2. Olá!!! Compramos uma casa toda com pé direito de 3 metros e não vamos rebaixar. Estamos adorando. Nem nos banheiros vamos mudar nada, mas vamos abusar das cores coloridas nos tetos e nos desenhos perto dos tetos. Amei o seu texto. Senti o valor do imóvel que compramos.

  3. Respeito sua opinião, mas discordo. É só pensar em viver em uma casa que tenha 15 cm a mais que sua altura para mudar de opinião, eu acredito.
    abs
    Rosana

  4. Teto alto é uma benção, pode acreditar. Principalmente se você mora em lugar quente no verão.
    bjo e obrigada
    ROsana

  5. Adorei seus comentários a respeito do teto baixo, me fez valorizar o meu teto alto que estava me deixando apavorada!

  6. Olá!
    Meu marido compartilha a mesma ideia sobre rebaixamento de teto, mas vale fazer somente na sala para que fique mais intimista e aconchegante e nos quartos usar molduras com os spots embutidos na moldura!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui