Simples Decoração - Porque o bom é simples

Dicas Organização

As 15 melhores dicas para decorar apartamentos pequenos e integrados

Comprou ou alugou um apartamento pequeno e com poucas paredes e agora está pensando em como decorá-lo ? Sim, não é fácil, mas vou lhe dar as 15 dicas mais importantes sobre a boa decoração de apartamentos pequenos e integrados. Quem já é leitor do Simples Decoração sabe de quase todas elas, mas é sempre bom lembrar. E quem está chegando agora, anote e se inspire. 

1) Divida o espaço em áreas funcionais

acasaqueaminhavoqueria Apartamento-decorado-em-sp4

(foto:acasaqueaminhavoqueria)

Apesar de não ter paredes, o espaço precisa atender suas necessidades em termos de funcionalidade. Então você deve pensar nas atividades vão ser realizadas e separar espaço para cada uma delas (Por exemplo: Estar, jantar, mini-office, lanche rápido, leitura…). Mesmo que uma pequena poltrona seja o seu “espaço de leitura” e esteja no meio da área de estar, funcionando também como parte dela – aliás, isso nos leva ao próximo item:

2) Crie ambientes multiuso

13692813_1202410499809693_2451960452844537324_o

(foto:Decorarmaispormenos)

Pensar em espaços que permitem funções diferentes economiza espaço. Esta sala de estar/jantar é bem diferente: A “mesa de jantar” é uma bancada que está no “meio” da área de estar. Pode não servir para todos, mas serviu para esta família. Você pode ter um office no espaço do quarto, uma lavanderia no banheiro e por aí vai. Tudo com o objetivo de fazer o pequeno espaço “render” o máximo. É claro que para conseguir isso é preciso muito planejamento, o que me lembra as próximas dicas:

3) Aposte o quanto puder nos móveis planejados

quarto-de-menina-azul-cama-quadro-almofadas-madeira-cama-roupa-de-cama

(foto: revistacasaejardim)

Neste pequeno espaço acima tem uma cama, um “baú” (na cabeceira), uma gaveta, um colchonete, um criado mudo (que poderia ser até uma mesa de estudo se fosse mais alta) e  um nicho fechado. Difícil você conseguir otimizar tanto este espacinho com móveis prontos. Nas cozinhas então, eles são fundamentais. Vale a pena investir sim.

4 e 5) Pense bem no tamanho dos móveis e nas cores que serão usadas: 

casa2

(foto:Casaabril)

Em um apartamento pequeno tudo tem seu lugar e qualquer centímetro é super importante: Cadeiras e poltronas pequenas, sofás com braços estreitos e pouca profundidade, tvs em tamanho que não seja incompatível com a distância em que vão ser vistas, camas em tamanho padrão, mesas de centro se possível e mantendo boa circulação…enfim, até um abajur comprado no impulso pode acabar com o espaço do criado mudo! E as cores, sim, as cores ocupam “espaço visual” – muitas cores por todo canto vão fazer seu pequeno apartamento “cheio” mesmo estando vazio. Além disso, elas podem ajudar a manter os espaços claros, dar a impressão de que são maiores ou chamar a atenção para a cozinha quando não é esse o seu objetivo. 

6 e 7) “Aumente” o Espaço – Deixe o pé direito o mais alto possível e use o mesmo revestimento no máximo de áreas

casa2arquitetos ambiente-integrado-e-iluminado-1703615

(foto:casa2arquitetos)

Pois então, falar em impressão de maior,  o mesmo revestimento nos quartos, sala e cozinha faz isso (além de ser mais econômico, em geral). Porcelanato é perfeito para isso! E manter o teto o mais alto possível (não usando forro, por exemplo, como nesta foto) realmente faz o ambiente ser maior… não vai ser só impressão! E tbém melhora a luminosidade, ventilação, diminui o calor… é uma beleza mesmo! Falando nisso….

8) Cabe um mezanino? 

contemporist small-apartment_170715_03

(foto:contemporist )

Sei que não é barato nem possível a maioria da vezes, mas olha, se vc tem um pé direito duplo investir em fazer o quarto no “andar de cima” valoriza demais o seu apartamento além de lhe dar muito espaço. 

9) Tente ver o horizonte!! rs!

decorfacil20171124quadros-para-sala-39

(foto:decorfacil)

Se vc tiver móveis altos no meio do ambiente é claro que a”visão” de todo o espaço vai ser prejudicada e seu apartamento parecerá bem menor do que é (fora que a possibilidade de ficar estranho é grande)… Mas é claro que vc vai querer dividir alguns ambientes e aumentar a privacidade em outros… Como faz?

10) Onde for necessário, coloque divisórias espertas!

aptodecoradopequeno.painel-planejado-para-sala-de-tv-5

(foto: Achadosdedecoracao)

Aí você usa divisórias que acrescentem beleza aos espaços e, melhor ainda, tenham alguma funcionalidade (esta acima é o painel da tv e provavelmente apoia algum pequeno móvel ou prateleiras no lado da cozinha. Onde for possível faça divisórias que permitam que a luz e a ventilação circulem (que dizer: prefira divisórias vazadas).

11) Cozinha que é vista, melhor ser simples e elegante

chictip interior-design-Christopher-Elliott-Design-4-494x700

(foto:chictip)

Como falamos de cozinha, é bom pensar que ela será vista da sala (ou de todo o canto do apartamento) , precisará estar “apresentável” e não deve chamar – em geral – mais atenção que a sala, por exemplo. Por isso, é uma boa ideia planejar uma cozinha simples, de linhas retas, mais armários fechados – é discreta, mais fácil de limpar e permite tirar dos olhos aquele monte de apetrechos e panelas e pratos etc…

12) Encontre e economize espaço 

Quarto-02

(foto: dcorevoce)

Use portas de correr, estantes aéreas, encoste a cama na parede – mas coloque algo, de preferência almofadado para lhe proteger e aumentar o conforto. Nossa! Vc nem imagina quanto espaço vai ganhar!

galeria-imagens-quartos-pequenos-projetos-03

(foto:netstudios)

Precisa nem falar nada, né ? 

terra decoracao-de-quarto-masculino-com-cabeceira-de-couro

(foto:terra )

Olha quanta coisa se guarda e quanta atividade pode acontecer neste cantinho!

13) Use transparências nos móveis

terramodelos-de-painel-para-sala-com-suporte-giratorio-para-tv

(foto:terra)

Veja só como esta mesa de centro – relativamente grande para o espaço – ficou leve e nem parece estar lá! Móveis de vidro, acrílico, espelhados… funcionam! (se vc não tiver filhos pequenos) 

14) Use o velho truque dos espelhos

 mintyinspirations Czy204

(foto:mintyinspirations)

Sim, eles funcionam! Mas não use em qualquer lugar e muito menos em todo o canto. Escolha lugares estratégicos e seguros, de preferência refletindo uma janela porque vai parecer automaticamente, que há outra janela no ambiente e você vai ganhar luz. De graça. Como na foto acima.

15) Não esqueça do espaço de circulação!!!

keltainentalorannalla md2015_05_29-094724-1-y

(foto:keltainentalorannalla )

Por último e o MAIS IMPORTANTE DE TUDO: O espaço vazio é o espaço mais importante do seu lar! É por ele que você anda e faz qualquer coisa. Então, não dá para colocar mesa de centro ? Não coloque! Queria uma mesa para 4 mas não tem espaço? Consiga uma dobrável, coloque 2 cadeiras e use puffs… Enfim, use a criatividade e aceite que algumas coisas não serão possíveis, mas não viva “apertado(a)” batendo as pernas nos móveis. Não dá para ser feliz assim.

E não se esqueça!

1) Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2) Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

Posts relacionados

Comentários:

Márcia Alcalá souza · 24 de agosto de 2018 às 12:26

Moro em um ap de 60 mts quadrados e integrei a varanda de 4metros quadrados a sala;fiz envidraçamento da sacada e coloquei persiana rolo.
Gostaria de fazer um barzinho na lateral.
Que cor devo escolher destes móveis?
Cadeiras etc? Me ajudem!!!

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2018 às 11:29

Oi, Márcia!
Isso depende do seu gosto pessoal e da decoração do restante do apartamento. Se vc não quer chamar tanta atenção para este espaço, use cores neutras ou similares às paredes. Para maior durabilidade, mesmo com o envidraçamento e principalmente se for do tipo que abre quase totalmente, prefira móveis de exterior. Se desejar uma consultoria mais específica que realmente vai lhe ajudar, envie fotos da sala e da sacada para [email protected], ok ?
bjo
Rosana

Jeito de casa · 24 de agosto de 2018 às 19:56

oi Ro, boa noite!

Amei teu post, super prático. Por dicas assim q hoje a tarde indiquei seu blog pra minha filha q é estudante de arquitetura. Disse que ela pode pesquisar aqui e vai encontrar grandes dicas!!

Bjo querida
ana maria

Responder

Rosana Silva · 24 de agosto de 2018 às 11:24

Obrigada, amiga Ana! Vc sempre tão gentil… Parabéns pela filha arquiteta daqui a pouco! Espero que ela goste do SimplesDecoracao!
bjo
RO

Deixe o seu comentário!