Simples Decoração - Porque o bom é simples

Arquitetura Dicas Produtos

Rodapés – Tudo que você precisa saber para escolher o melhor

Com tanta opção a escolha dos rodapés para a casa – salas e quartos, cozinhas e áreas de serviço, banheiros e lavabos, sem esquecer as áreas externas e ambientes comerciais – ficou mais complicada. Para acertar é preciso estudar as opções e considerar as necessidades, estilo de decoração, materiais e cores, o que já existe e seu gosto pessoal. Vamos lá? 

terra cozinha-com-mesa-azul-tiffany-projeto-de-ingridro-sien-nichols

Um rodapé simples de porcelanato como o piso, protegendo a parede pintada

Continue lendo para saber suas características e onde é melhor usá-los

Funções do rodapé:

Além de embelezar, ele protege seu revestimento, encobre desníveis do piso, facilita a limpeza, pode esconder fiações e até ajudar na iluminação com fitas de led ou balizadores que iluminam o caminho.

rebatedorescada_voceprecisadecor09

(Foto:voceprecisadecor)

O que é mais importante para escolher bem:

As necessidades dos ambientes: Nas áreas molhadas (banheiros, cozinhas, áreas de serviço e áreas externas com paredes não revestidas com porcelanato ou cerâmica) o material do rodapé deve ser resistente à água.

03-piso-de-cimento-queimado-fotos-de-20-boas-ideias

A cerâmica foi usada na área externa como rodapé tbem

O fluxo de pessoas no ambiente: Em locais por ondem passa muita gente use materiais mais resistentes e duráveis (veja os materiais, lá embaixo. Tem até tabelinha…).

O tamanho e altura (pé direito) do ambiente: Grandes ambientes e os com pé direito alto ficam mais imponentes com rodapés altos (de 15cm para cima) e/ou em cores que se destaquem. Mas se a decoração for rebuscada (cheia de móveis, cores e objetos) prefira discrição no rodapé. Em ambientes pequenos e/ou baixos use rodapés baixos (7 a 10cm) que podem ser da mesma cor da parede ou do piso.

ideiaImage-from-The-Style-Files-Stools-from-Lakeland-Furniture

O rodapé baixo não prejudica a sensação de altura do ambiente, mas foi enfatizado com a escolha da madeira como material (que continua na guarnição da porta e existe no ambiente – uma opção diferente e harmonica!)

Observar piso, portas e paredes:

Paredes com porcelanato, cerâmica ou cimento não necessitam obrigatoriamente de rodapé, principalmente se as paredes e piso tiverem o mesmo revestimento (como porcelanato ou cimento queimado, por exemplo) .

jurnaldedesigninterior Decor111

Apesar de ser uma opção mais  barata e prática em geral, o rodapé não precisa ser igual ao piso ou guarnição nem em cor nem em material. Só é preciso que o conjunto seja harmônico em cor e estilo.

Campinas-Decor-Designer-Christine-Di-Domenico-Foto-Miro-Martins3454-Rodapé e batentes cobre linha Aluminium Santa Luzia

Rodapé em tons metálicos que funcionou belamente neste ambiente da CampinasDecor, de Christine Di Domenico. Veja que a guarnição e batentes mantem o material e modelo mas o rodapé foi duplicado (Foto:Miro Martins)

Considero mais equilibrado quando o rodapé é da largura ou maior que a guarnição.

Em piso de madeira ou que a  imita, se optar pelo rodapé em madeira escolha o mesmo material OU uma cor totalmente diferente e que combine com piso e parede.

Evite mesmo usar rodapé de porcelanato ou cerâmica em piso de madeira (a instalação pode danificar a madeira).

home adore14_IMG_1284_1

Eu acho que o rodapé é embutido, mas pode ser uma pintura. De qquer forma, o rodapé embutido teria este efeito. E olha que interessante a cor preta e estes desenhos ou adesivos ! O rodapé pode ser muito criativo! (Foto:home adore)

pisos de porcelanato permitem o uso de rodapés de madeira/mdf, a não ser que a área seja molhada (a água vai danificar o piso).

Se o piso é muito desenhado contrabalance com um rodapé mais discreto. O mesmo com uma parede com revestimento colorido. Branco ou cores neutras são boas escolhas.

apartment branowicz04

A parede colorida recebeu um rodapé alto em cor neutra que existe no ambiente e acompanha as portas (Foto: ApartmentTherapy)

A guarnição (alizar ou vista) da porta deve ser um pouco mais profunda que o rodapé. Se precisar esconder desníveis, use um sócalo entre eles. O sócalo fica bonito um pouco mais alto que o rodapé. Seu uso é perfeito em ambientes mais clássicos.

santaluziainstaladorFoto0149

O nome das coisas para você entender melhor

A cor do rodapé: Se desejar enfatizar o rodapé escolha uma cor diferente do piso e da parede, mas que exista no ambiente igual, mais clara ou mais escura. Brancos combinam quase com tudo.

Rodapés em cores claras enfatizam uma parede escura. Na mesma cor que a parede não “achatam” ambientes com pé direito baixo.

apartment34 wick_20150427_0123-Edit

(Foto: ApartmentTherapy)

Os tipos de rodapé:

Você pode optar por rodapés lisos (os mais usados atualmente – são leves e elegantes e existem em todos os materiais), frisados (aqueles com sulcos), com borda arredondada (acumulam menos sujeira) ou reta. Tem também os com alturas sobrepostas e o que mais vc imaginar…rs! Os mais decorados servem melhor a ambientes com estilo  clássico.

tiposderodapes

As formas de estruturar os rodapés:

O ótimo desenho abaixo, um dos mais copiados da internet e que é do Site Dicas de arquitetura   mostra as  formas mais comuns de se resolver o encontro do piso com a parede. Desde a situação sem rodapé algum, até o embutido (que não “sai” da parede) e o mais recente rodapé invertido ou negativo que é “prá dentro” da parede (acho até bonito, mas deve dar trabalho para limpar e não sei se atende bem a função de preservar as paredes, mesmo com as cantoneiras). 

Dicasdearquiteturarodapés

Detalhe construtivo para rodapés

Os materiais:

Muitos apartamentos são entregues com rodapé de 7cm e em madeira. Você pode mantê-los, envernizá-los, pintá-los ou fazer a troca depois. Se pretende mudar o piso é melhor aguardar para fazer tudo junto.

tipos2

PVC – É um plástico, tem preço baixo, resiste à umidade, permite fiação, mas não é assim, bonitão! 🙁

Poliestireno Expandido (EPS) – Muito usado atualmente é feito de isopor reciclado. É durável, permite a passagem de cabos, resiste à umidade, é encontrado em diversas cores e pode ser usado em todo tipo de piso. Aceita pintura. Bom para pisos de madeira, laminado, porcelanato e cerâmicas.

(atente se sua fiação cabe nos rasgos dos rodapés que escolher e ainda mantenham 50% de área do rasgo livre para evitar aquecimentos)

fattoarquitetura Dica-da-arquiteta-rodapé

E olha só um rodapé que além de invertido ainda é iluminado! (Foto:fattoarquitetura)

Porcelanato – Muito durável, resistente à água, possui peças para uso específico como rodapé (o que é bem mais simples de instalar e fica em geral, mais bonito…mas é mais caro). É mais fino que os outros materiais. Não permite passagem de fiação. É perigosa a instalação em pisos de madeira devido ao uso da argamassa para instalar o rodapé. Fica bem mesmo com pisos de porcelanato, cerâmica, cimento queimado, mármore e pedras em geral.

Cerâmica – Basicamente similar ao Porcelanato, mas os modelos prontos são mais limitados.

tabela4

Uma síntese para você

Madeira – Durabilidade maior que o MDF, possibilita passagem de fios, pode atrair cupins e empenar com o tempo, não é resistente à água. Aceita pintura. Combina com pisos de madeira, laminados, vinílicos e até porcelanatos e cerâmicas (sem contato com a água).

MDF – Similar à Madeira, com menor durabilidade e menor preço. Não atrai cupins. Não resiste à água. Diversos modelos e cores. Aceita pintura.  Combina com pisos de madeira, laminados, vinílicos, porcelanatos e cerâmicas (sem contato com a água).

casaabril byarqresidenciabroklin133

Uma disposiçao comum em quarto de bebê, só para você saber o nome do rodameio rs!

Mármore e pedras – Altíssima durabilidade, um dos materiais mais caros – principalmente o mármore. Instalação trabalhosa.

Perfil de alumínio – Usado no rodapé negativo ou invertido.

Este post monstro é para compensar a demora nas postagens. Espero que vocês tenham gostado e tirado todas as suas dúvidas sobre rodapés, mas se ainda tiver alguma ou se você descobriu alguma bobagem que escrevi aí (quem fala muito, acaba falando bobagem, minha vó já dizia…!) comentem aqui, ok? 

 

Posts relacionados

Comentários:

ana maria martins coelho · 11 de agosto de 2018 às 09:29

Show de post Rosana!
Aqui em casa eles são brancos com friso e borda reta, nem imagino se tem aquele espaço de fiação no seu interior. Acho que rodapés altos dão um acabamento bem elegante.

bju grande, bom dia
ana

Responder

Rosana Silva · 11 de agosto de 2018 às 18:18

Oi, Lindinha! Obrigada!
Ah, sim! Rodapés altos são muito “classudos”! Rs!
bjo
RO

Irany · 11 de agosto de 2018 às 19:28

Cara ! Amo ver suas publicações acho vc porreta demais. Fico imaginando minha casa com suas mãos. Ah ! Se eu pudesse. Bjs no coração.

Responder

Rosana Silva · 11 de agosto de 2018 às 20:28

Puxa, muito obrigada!!! Mas olha, talvez possa, viu? Manda um e-mail para mim explicando suas necessidades e a gente conversa. [email protected]
beijocas e obrigada novamente
RO

Deixe o seu comentário!