Já falei muito sobre como escolher e combinar as cores usadas na decoração. Mas sempre há dúvidas e mais a falar e nesta série “Escolhendo as cores da decoração na prática” venho mostrando e modificando as cores de ambientes para exemplificar alguns princípios importantes que vão lhe ajudar a combinar de forma harmoniosa as cores na sala, nos quartos, enfim…em todos os ambientes. Vamos ver mais alguns exemplos de Combinação de cores na prática:

Combinação de cores na prática

Como dar vivacidade a uma sala “apagadinha”?

1)Acrescente uma cor alegre e repita COM VARIAÇÕES: Esta dica funciona bastante para salas monocromáticas, principalmente em cinza ou bege: Veja só: 

Combinação de cores na prática

Uma sala toda em tons de cinza/bege que às vezes você olha e acha meio tristinha. Então, você pensa: “Vou colocar uma cor nesta salinha!”. Aí vc troca um dos quadros:  (Foto: TDC)

TDC_FlooringXtra_Rug_9369_2A

Automaticamente, vc cria uma ponto focal forte na sala: Todos os olhos se voltam para o quadro. Não é ruim, mas o que acontece é que todas as texturas que criavam interesse nessa sala perdem força, pq o quadro – esta única cor – chama atenção demais. Uma solução é acrescentar outros pontos com a mesma cor. Dois ou 3 é o bastante. Mas o importante é que as cores acrescentadas variem, em luminosidade ou saturação ou material ou estejam em estampas ou tudo isso junto. Assim:

TDC_FlooringXtra_Rug_9369_2E

Veja que agora o quadro não é um ponto focal tão forte a ponto de ofuscar todo o resto. E, mesmo usando a mesma cor, a variação dela acrescenta interesse. O que não acontece em composições como essa:

compacto-e-charmoso-piemonte

O mesmo material e cor exata da poltrona e das almofadas “empobrece” a composição… Evite!

Mas se vc quer colocar umas corzinhas que mantenham a preponderância do monocromático, (pq não gosta mesmo de cores…kkkk)  faça como nessa sala:

ape-tons-cinzas

O quadro colorido foi colocado em uma posição que não chama a atenção (como seria a parede onde está a tv) e, no outro lado, foram acrescentadas 2 mesinhas de apoio pequenas nas cores principais dele.  Assim, a combinação cinza/madeira permanece forte.

2)Evite misturar cores “sujas” com cores “limpas” e chamativas: O que chamo de cores sujas são aquelas que apresentam cinza em sua composição, o que lhes diminui a vivacidade. Veja aqui:

Arquitetura do Imóvel72d6a6aefde

Fora o branco e o preto, as demais cores dessa sala são acinzentadas, o que transmite esta sensação de tranquilidade e sofisticação. É bonita mas não é uma sala jovial e alegre. (Foto:arquitetura do imóvel)

E o que acontece quando, pensando em dar maior vivacidade à esta sala, inserimos algumas cores bem vivas? Será que dá certo?

Arquitetura do Imóvel72d6a6aefdA

Em geral, não! Veja que a cor da parede, em contraste com as cores vivas acrescidas, parece pálido e “velho” e, como escolhi muitas cores diferentes e as coloquei de uma forma aleatória, a sala perdeu o clima sofisticado e tranquilo e parece uma sala bagunçada, sem equilíbrio – enfim, ficou feia mesmo. 

Então, como dar vivacidade a uma sala com uma paleta de cores “sujas” ? Veja abaixo:

Arquitetura do Imóvel72d6a6aefdBa

Em primeiro lugar, diminua a quantidade de cores que vai acrescentar. Aqui usei o azul e o verde (cores frias) para contrastar com os tons quentes da sala. Em segundo lugar, use cores sujas, mas CLARAS.

Porque isso funciona? Pq vc mantêm a característica sofisticada e a harmonia com as outras cores e não cria contraste demais. Compare aí a original e a última. 

page1

Não é uma mudança absurda, mas na 2a. foto a sala ficou mais alegre em relação á 1a.  Para dar mais vivacidade ainda, seria necessário mudar a cor da parede, que ocupa muito espaço e acaba “regendo” o clima da sala, para uma menos acinzentada, de forma que se mantivesse a harmonia.

O objetivo dessa série é que você, leitor(a), treine seu olhar para assim conseguir resolver com maior facilidade e segurança suas dúvidas sobre que cor usar nos seus ambientes. Escolher bem cores é muito simples observação.  Queria saber mesmo sua opinião sobre este tipo de postagem. Comenta aí!!!

E não se esqueça!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui