A Márcia Nassrallah vai dar a você 7 dicas para ter frutas na sua varanda, acredita??? Veja aí embaixo e ‘bora plantar!!!

Foto: proma – limoeiro

Quais os segredos para ter espécies frutíferas na varanda?
Sim, você pode ter frutíferas na varanda, mas, existem regras a seguir:
1. Sol pleno ou cerca de 6 horas de sol por dia porque sem sol as frutíferas não florescem e não frutificam.

Foto: jardineironet – Româ

2. Umidade na dose certa porque não pode faltar água para as frutíferas. Caso contrário, os frutos não desenvolvem. Mas nada de encharcamento para não apodrecer as raízes. O solo deve ser bem drenado, portanto, no fundo do vaso coloque uma camada de de brita ou argila expandida, caco de telha, ou até pedaços de isopor para manter as raízes longe do fundo. 

Foto: Omeupomar – Morango

3. Prepare bem o solo de acordo com as necessidades da espécie escolhida, em geral, orgânico.  Pesquisa o que sua planta gosta. 

Foto: minhahortacasa – Romã

4. Aprenda a fazer a poda específica da espécie escolhida. Sim, a poda correta é muito importante para as frutíferas e a época correta também. Se você podar na época da floração, não terá frutos. 

Foto: jera – Acerola

5. Evite locais com muito vento pois o vento prejudica muito especialmente na época da floração e além disso resseca o solo.

Foto: marielydelrey

6.  O vaso deve ter o tamanho adequado, pois é necessário espaço suficiente para o desenvolvimento das raízes. Obs.: Nada de exageros em varandas muito pequenas de apartamentos. Verifique as Normas do Condomínio pois um vaso com terra pesa muito, mesmo que ele seja de plástico. 

Foto: proma – jabuticaba

7. Fique de olho e controle as pragas, especialmente as sugadoras.

Foto: decorandocasas – Carambola

Tendo isso tudo em mente, é hora de escolher suas espécie favorita. As mais utilizadas em vasos são: Jabuticabeira, Pitangueira, Romãzeira, Limoeiro, Aceroleira, Amoreira e Laranjeira. Mas existem outras possibilidades como Parreira ou Maracujá caso tenha espaço para isso. 

Foto: jera – amoreira

Ficou com vontade,  né? Então, mãos a obra. 
Gostou das dicas? Compartilhe.Tem dúvidas? Pergunte.


Marcia Nassrallah
Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

design de interiores – paisagismo – visual merchandising – mktdigital – ergonomia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui