A cozinha é um dos ambientes mais importantes do lar. Na maioria das casas, a vida familiar gira em torno dela. Assim como os alimentos,os diversos utensílios domésticos que compõem o dia a dia na cozinha são essenciais. Mas, para conseguir praticidade e otimização do tempo, que é sempre escasso, organizar panelas e tampas na cozinha é uma necessidade.

organizar panelas e tampas na cozinha
Foto: Comprandomeuap

As panelas são as principais ferramentas para cozinhar os alimentos. Elas exigem cuidados para manter sua integridade, beleza e performance. O modo de acomodá-las pode evitar quedas e danos, sem falar na possibilidade de utilizá-las como elementos da decoração.

panelas e tampas na cozinha pequena
Foto: limãonaágua

Pensando nisso, preparamos uma lista de dicas para organizar as panelas e tampas na sua cozinha. Saiba como manter tudo em seu devido lugar, sem amontoar desordenadamente.

Organizar panelas e tampas na cozinha evita a bagunça e você ganha espaço!

Aquele estrondo desesperador quando derrubamos panelas e tampas de uma vez causa arrepios. A bagunça só atrapalha; nunca encontramos o que desejamos e vivemos reclamando da falta de espaço. Quando acontece isso é urgente organizar panelas e tampas na cozinha!

organizar panelas e tampas na cozinha
Foto: Casaejardim

Organizar panelas e tampas na cozinha irá te ajudar a ganhar um espaço que já existia, só não era aproveitado. Confira o que fazer para ter mais amplitude e versatilidade:

É hora de desapegar

Se algumas panelas estão sem cabo, arranhadas e descascando, é hora de desapegar. Em um estado tão crítico, tão prejudicado, só irão armazenar poeira e dar trabalho, tomando espaço desnecessariamente. Algumas podem até fazer mal à saúde, sabia?

panelas e tampas em prateleiras na cozinha
Foto: Arquiteturaeconstrução

Talvez seja o momento de adquirir conjuntos novos, dar um upgrade na sua cozinha, assim como no sabor dos alimentos. Por que não?

Quais panelas você mais usa no dia a dia?

Essa pergunta é extremamente necessária para a dica que você vai conhecer agora. E então, quais você mais usa no dia a dia? São as panelas de alumínio ou as panelas de cerâmica? Panelas de aço inox ou de vidro?

panelas e tampas acima da pia na cozinha
Foto: Homedit

Identifique as mais utilizadas para acomodar debaixo da pia ou em armários embutidos. De modo que fiquem sempre próximas ao fogão ou cooktop. Organize-as em pilhas, das maiores para as menores, encaixando uma por uma.

Já as tampas, você pode acomodar em uma cesta ou em um recipiente com divisórias, mantendo-as perto das panelas a que pertencem.

panelas no armário
Foto: Casaejardim

É importante ressaltar que as panelas podem riscar dependo da forma que você as guardar. Panelas caras como as de cerâmica merecem ser guardadas com carinho, fique atento. Organizar panelas e tampas na cozinha ajuda a aumentar a vida útil delas!

Invista em suportes suspensos para organizar panelas e tampas na cozinha

Você já deve ter visto na TV cozinhas bem elegantes com panelas ou frigideiras em suportes suspensos na parede. Pois é! Além de ficar super charmosa, a decoração da cozinha libera espaço.

panelas penduradas na cozinha
Foto: Divulgação Atlas – Fotógrafo Luis Gomes

Em lojas de utensílios domésticos e instrumentos para o lar, é fácil encontrar as mais variadas opções de suportes. Como ganchos para adaptar em armários ou paredes. Feitos com madeira (com visual bem moderno), bases de ferro; como preferir!

E que tal um organizador próprio para panelas?

Sim, existe um organizador próprio para panelas que pode ser adaptado em balcões, embaixo da pia, nos armários… analise onde melhor ficaria acomodado o organizador. Com seu acabamento de inox, garante um aspecto requintado. Assim, poderá manter as panelas e tampas guardadas e bem protegidas.

organizadores de panelas
Foto: casaedecor

Embora não seja obrigatório, pode esboçar uma decoração diferenciada, adequando panelas de mesmo material e cor no aparato, de modo que fique a vista na cozinha. Conjuntos de panelas de barro, de cerâmica, de alumínio; ou ainda, coloridas, como as panelas vermelhas, por exemplo.

Coloque ganchinhos na porta do armário para tampas

Já achou um bom lugar para acomodar as panelas no seu móvel da cozinha? Se sim, você pode investir em ganchinhos na porta do armário para as tampas. Providencie ganchos pequenos, com material de qualidade, e disponha-os no lado interior. Verifique se estão bem presos para coibir quedas ao abrir.

tampas na porta do armario da cozinha
Foto: Instructables

Existem opções de plástico, de inox e em modelos diversos. Daí, é só escolher o que mais gosta. Ah, e você pode colocar extensores, como aqueles que penduramos toalhas, para fazer de suporte.

Gavetas auxiliam na organização

As gavetas, principalmente os gavetões com maior profundidade, auxiliam na organização dos utensílios de cozinha. Se a sua ideia é investir em armários planejados, embutidos ou móveis avantajados, maravilha! As divisões internas facilitam na arrumação, dividindo os itens por tamanhos e tipos de uso.

gavetões na cozinha
Foto: homedsgn

Os trilhos de correr também figuram como excelente dica para o projeto. Proporcionando novas maneiras para pendurar as panelas nos balcões ou armários de cozinha.

trilhos para panelas na cozinha
Foto:casatreschic

Não faltam ideias para você organizar panelas e tampas na cozinha de uma forma funcional e bonita. Mãos à Obra!!!

2 COMENTÁRIOS

  1. Que bom, Jussara!
    Espero que o SD a ajude mais ainda!!!
    E estou me esforçando para isso! rs!
    Não conheço a panela não.
    bjo
    RO

  2. Adorei o conteúdo Rosana, o Simples Decoração está cada dia melhor, se tornou minha referencia em decoração! já estou arrumando minha cozinha e minhas panelas conforme suas dicas! Você conhece a panela antiaderente Goldchef, recomenda?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui