Utilizar papel contact na decoração ou acabamentos é uma ótima alternativa. Ele é um artigo simples, prático, com um custo-benefício incrível e que pode deixar sua criatividade fluir.

Vamos conhecer melhor este item e mostrar como você pode aproveitá-lo ao máximo, usando cores e estampas que combinem com seu ambiente. Além disso, veremos o modo correto de instalá-lo de forma a não criar as famosas bolhas.

Então, continue lendo para entender tudo sobre o tema! Vamos lá?

Papel contact na decoração – Como aplicar e como decorar paredes e objetos

Que o papel contact é muito útil no dia a dia, a gente já sabe. Mas, como aproveitar as melhores cores e estampas para deixar seu ambiente verdadeiramente lindo? Acompanhe!

papel contact na decoração
Antes e depois – Tudo com papel contact (simulação)

Para que serve o papel contact?

Um dos artigos mais práticos para decoração e personalização que podemos encontrar em lojas especializadas no tema, o papel contact tem diversas aplicações.

Ele é usado para encapar cadernos, agendas, apostilas, fazer acabamentos em objetos de artesanato e, claro, forrar ou personalizar aquela parede ou móvel que precisa de uma cara nova. Para todas estas situações, há um modelo de papel contact te esperando!

papel contact na decoração
Antes e depois – (simulação)

Mas qual a diferença dele para os papéis de parede? As diferenças básicas são que o papel de parede é mais caro, um pouco mais robusto e na maioria das vezes necessita de mão de obra especializada. O papel contact tem preço muito mais acessível e em geral, você mesmo(a) pode aplicá-lo. Eventualmente, com o uso, as extremidades podem se soltar. Mas nada que impossibilite você de colocar a mão na massa e deixar o seu espaço lindo (e com a sua cara)!

Papel contact estampado – Dica de utilização

O papel contact é vendido em diversos modelos e estilos de estampas. E o papel contact estampado é um dos mais famosos do mercado. Afinal, muitas vezes as pessoas o buscam para personalizar de forma exclusiva alguma superfície. Ou seja, com algum tema, personagem ou ilustração.

Então, para usar este visual, recomendamos que você considere toda a decoração, o contexto da personalização. Use sua criatividade e bom gosto. As estampas vão dar uma “cara” totalmente nova e de destaque para o ambiente ou objeto de decoração.

Em grandes áreas talvez o excesso de personagens ou estampas possa criar uma sensação de “peso”. Então, ponderar e avaliar cada situação é sempre importante, ok?

papel contact no quarto da criança
Antes e depois – (simulação)

Papel contact sem estampas (liso) – Dica de utilização

Já o papel contact colorido ou em cores neutras é mais fácil de ser utilizado. Tudo que você precisa fazer é escolher uma cor que lhe agrade e combine com o ambiente. Depois é só aplicar o papel na superfície em questão.

Como dica bônus, considere as tonalidades com relação a psicologia das cores. Por exemplo, a cor vermelha sempre nos remeterá a algo quente e enérgico. Já o azul nos remeterá a algo tranquilo, calmo e sereno.

Entender os conceitos básicos das cores primárias vai lhe ajudar a tomar uma decisão não só criativa, mas também baseada nas sensações e sentimentos que os tons podem despertar.

Passo a passo de como instalar papel contact

E como aplicar o material de forma prática, sem grandes trabalhos ou incômodos? Vejamos um passo a passo muito fácil para que nada dê errado durante o processo. Acompanhe!

papel contact na decoração da sala
Antes e depois – (simulação)

1- A limpeza da superfície é importante

O passo número um que você precisa dar para instalar o papel contact é fazer a limpeza da superfície onde ele será instalado. Não pode haver nenhum tipo de sujeira. Caso contrário, a cola do papel não fará o contato ideal e a vida útil da sua aplicação pode ser muito reduzida.

Então, faça uma boa limpeza com pano úmido e seco. Evite usar produtos químicos como lustra móveis, ok? Isto poderá fazer a cola perder o contato.

2- Tire as medidas

O segundo passo é tirar as medidas da parede, móvel ou objeto que receberá o papel contact. Cada superfície tem uma melhor forma de aplicar o material e você precisa considerar isso.

Paredes retas ou quadradas são mais fáceis. Afinal, basta aplicar. Em áreas pequenas ou cheias de detalhes e irregulares é preciso fazer as medições certinhas para criar as dobras certas e não embolar o papel contact.

modelos de papel contact
Hoje os papéis contact imitam diversos materiais

3- Molhar a superfície pode ser vantajoso

Uma ótima dica antes de começar a colagem do papel é molhar a superfície.

Então, o terceiro passo é umedecer a superfície com borrifadas de água (no caso de paredes) e panos úmidos (no caso de capas duras de livros, por exemplo). Isto ajudará o papel a não criar aquelas incômodas bolinhas e você terá um resultado muito bom ao fim do processo.

4- Faça a colagem aos poucos

O quarto passo é ir colando o papel aos poucos, de forma a tirar a lâmina plástica protetora também aos poucos. Evite tirar a lâmina plástica integralmente antes da colagem, ok? Você poderá, acidentalmente, deixar o papel contact grudar nele mesmo. Neste caso, teria que recomeçar o processo e até mesmo comprar mais papel. Então, tenha muito cuidado nessa fase e aproveite o fundo milimetrado que os melhores papéis contact tem para posicioná-lo perfeitamente.

modelos de papel contact
E estampas de papéis de parede clássicos

Vantagens de usar papel contact na decoração

Há muitas vantagens de utilizar papel contact na decoração. A maior é que você pode proporcionar um efeito incrível a um ambiente sem ter que fazer grandes reformas ou mudanças drásticas e gastando muito pouco, ainda mais porque pode fazer isso sozinha(o).

Entre outros benefícios, separamos os seguintes:

Praticidade e versatilidade

Basta comprar a quantidade que você precisa, preparar a superfície e fazer a colagem. Em poucos minutos, você tem uma parede, móvel, caderno ou qualquer outro objeto com um aspecto novo e moderno.

modelos de papel contact motivo infantil
As estampas infantis são muito queridas

Ótimo custo-benefício

O custo-benefício de utilizar papel contact é muito grande. Tanto a pintura como a aplicação de papel de parede são mais caras. E ainda mais se você contratar mão de obra especializada.

E ele é fácil de encontrar! Se você procura  papel contact em BH, RJ, SP ou qualquer outro lugar, sempre achará muita variedade.

Liberdade para a criatividade

E por fim, este material possibilita que você mesma(o) utilize sua criatividade de forma muito mais livre do que uma pintura ou papel de parede possibilitaria. Você pode misturar estampas e cores diferentes com muito maior facilidade, criando ambientes ou detalhes exclusivos na sua casa. Experimente e dê asas a sua imaginação!

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Rejane!
    Sim! Procure no google “adesivo para geladeira”. Tem um monte! Alguns: Donacereja, qcola, franadesivos, etc.
    bjo
    RO

  2. OI,
    Olha, no banheiro eu sugiro somente colocar em partes que não tem contato direto com a água. Alguns fabricantes dizem que seu adesivo suporta ser usado no box, mas eu realmente ainda não usei e não conheço ninguém que tenha usado.
    Colocar por cima pode ser uma boa opção, mas a mão de obra tem que ter experiência em fazer isso. O azulejo tem que ser nivelado (para retirar o desnível dos rejuntes) e a obra acaba mais rápido.
    abs
    Rosana

  3. O papel de parede . pôde ser colocado, no banheiro todo sobre o azulejo antigo? Principalmente no box do banheiro.
    Estou precisando arrumar o meu banheiro.mais os azulejos antigo e difícil para quebrar.não encontro pedreiro que faça o serviço.eles quer colocar pôr cima.obgda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui