O Home office confortável

O Home office confortável – Ergonomia e Normas regulamentadoras

A Ciência da ERGONOMIA busca atender aspectos físicos, cognitivos (do processamento de informações, recursos conceituais, habilidade perceptiva) e organizacionais e, portanto, pode e deve ser aplicada a qualquer tipo de trabalho visando dar e manter a saúde, conforto e segurança da pessoa.

home office ambiente

A Ergonomia não se aplica apenas a trabalhos tipo Escritório e vai muito além da cadeira e da mesa. Nem o Home office confortável é só isso: Você pode ter uma cadeira e mesa perfeitas para seu corpo e ter muito barulho em volta que atrapalha seu trabalho, diminuindo sua produtividade e lhe irrita, por exemplo.

home office trabalho

Ergonomia, dentre outras coisas, visa adequar o trabalho ao homem e para isso é necessário entender todo o processo de trabalho e de diversos pontos de vista: as atividades a serem executadas, os equipamentos que serão manuseados, aspectos anatômicos e psicológicos,etc.

home office ambiente 2

Em Home Office temos duas situações:

Pessoas que trabalham por conta própria em Home Office, como profissional liberal, autônomo, microempreendedor, prestador de serviços etc.

home office iluminação e ruídos

Estes devem buscar conhecimentos em Ergonomia para conseguir a condição de saúde, conforto e segurança em seu tipo de trabalho para ter um home office confortável para sua atividade. Sugiro a leitura de matérias sobre o tema e o sugerido no item seguinte (para os profissionais em regime de CLT) para terem bons conhecimentos sobre o assunto. Neste site temos diversas ideias e sugestões básicas para o seu conforto no home office. E para saber mais ainda, acesse os links informados no final do post.

home office e ergonomia

Profissionais em regime de CLT:

Estes precisam conhecer a Legislação (antes e pós pandemia) e estar atentos a seus direitos e deveres, em especial aqueles relacionados ao trabalho em casa. Especialmente agora, devem estar atentos para as modificações que estão ocorrendo nas normas relacionadas à pandemia para sua cidade. Precisam também conhecer e entender a NR17 – Ergonomia – que é a Norma Técnica que deve ser seguida por profissionais e empresas em relação à Ergonomia. Vejam também nossos posts para ter um home office confortável.

Para saber mais, veja os links no final do post.

home office e conforto térmico

Em Home Office buscamos proporcionar o Conforto Ambiental cujos requisitos físicos do espaço incluem: conforto higrotérmico (relacionado à sensação de bem-estar relativamente à umidade e temperatura do ambiente) , acústico, visual, de qualidade do ar e ergonomia. Há ainda o subjetivo conforto psicológico que tem como aliados importantes: as plantas bem escolhidas, a qualidade do ar, as cores e a luz natural. Tudo em volta é importante para o seu home office confortável.

home office e a postura

O ser humano usa o sistema sensorial  (audição, tato, olfato, visão, paladar) para perceber o espaço e considerá-lo confortável ou não. É por isso que um ambiente pode ser confortável para um indivíduo, mas não para outro. Por exemplo, o uso de antropometria (medição de partes do corpo) baseada em livros que falam de medidas “normais” ou “da maioria” não se mostra eficaz ao dimensionar espaços e móveis já que há uma variação imensa de medidas na população brasileira. Desse modo, o espaço deve ser pensado nos indivíduos que farão uso dele, usando as suas medidas e encontrando a melhor solução para o grupo familiar.

home office práticas saudáveis

As sugestões nas fotos servem para a reflexão e percepção do seu espaço. São algumas ideias simples para tornar o seu home office mais agradável. O que você pode fazer para melhorá-lo? Já pensou? 

Texto – SimplesDecoração e @marcia_nassrallah_ambientes (que também criou as imagens) – Designer de Ambientes e Especialista em Ergonomia.

Links úteis:

Encontre informações sobre a NR17 aqui:https://segurancadotrabalhoacz.com.br/tags/nr-17-atualizada/

Encontre informações sobre as normas regulamentadoras em geral aqui: https://valorcrucial.com.br/nr-normas-regulamentadoras/

O texto completo atualizado na NR17 está aqui: https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_NR/NR-17.pdf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui