O que seria um cantinho de paz? Um espaço que seja, para você, tranquilo, aconchegante e confortável, não importa o tamanho dele. O importante é que esteja cercado por coisas que lhe fazem bem ver, sentir, cheirar, tocar, beber, comer – acionando de forma positiva todos os seus sentidos, lhe envolvendo no clima relaxante e calmo que você procura.

10 dicas para criar um cantinho de paz na sua casa
Foto: Site Decorfacil

Além de envolver o corpo, esse espaço deve levar sua mente para um estado de segurança, tranquilidade, reflexão, equilíbrio e conexão com a sua paz interior – aquela que todos temos, mas que os problemas, correrias e tensões diárias acabam por nos fazer esquecer.

cantinho para meditar
Foto: thedailycrisp

Mas como se decora um ambiente que proporcione tudo isso?

Como fazer um cantinho de paz na sua casa

Na verdade, cada um tem a sua ideia do que seja um espaço que pode proporcionar estas sensações e estados e, com certeza, é isso que lhe deve guiar para decorar esse lugar.

cantinho de leitura
Foto: blog keltainentalorannalla

A seguir vou lhe dar inspirações que podem ou não “bater” com o que lhe faz se sentir bem, mas que fazem muitas pessoas conseguirem isso:

  • Cores e iluminação

As cores frias – azul, verde, violeta tem a capacidade de acalmar a maioria das pessoas. Na verdade, o verde (amarelo + azul) e o violeta (azul + vermelho), como tem cores quentes na mistura, devem ser escolhidos com cuidado, preferencialmente os tons atenuados, menos vibrantes.

cantinho para relaxar Foto: blog demotivateur

Além delas, o branco, os off whites, as madeiras e as cores “neutras” terrosas são uma boa pedida em um cantinho de paz. E algumas pessoas se sentem bem com tons alaranjados suaves.

Use a cor que mais lhe der a sensação de aconchego nas paredes ou nos acessórios. Mas não exagere na quantidade de cores diferentes, a não ser que se sinta melhor assim.

cantinho no jardim
Foto: blog vidaloucadecasada

A iluminação natural é sempre bem-vinda, assim como as lâmpadas com temperatura de cor mais quente, que dão a sensação de aconchego. Prefira luminárias com luz difusa e/ou indireta. São mais acolhedoras ainda quando mais fracas, mantendo o ambiente em meia penumbra.

cantinho embaixo da escada
Foto: blog keltainentalorannalla
  • Conforto do corpo

É mais fácil você se sentir relaxada(o) quando está bem acomodado(a) em um assento que dê conforto ao seu corpo. Por isso é importante escolher esse assento de acordo com o seu gosto pessoal, onde seu corpo se sentir bem. Almofadas fofas em tecidos agradáveis ao toque também são bem vindas. Muitos adoram redes ou futons e tapetes.

cantinho de descanso
Foto: Emily-Henderson
  • Temperatura do ambiente

É claro que é impossível ter sossego sentindo muito calor ou frio. Um cantinho de paz deve ter uma temperatura que lhe seja confortável.

velas e plantas
Foto: papelsemente
  • Cheiros

Caso lhe agrade, velas, incensos, difusores, perfumes agradáveis e em pouca quantidade são desejáveis. A Lavanda, o aroma do café, camomila, madressilva, baunilha, canela, alecrim, em óleos essenciais são calmantes. Odores perfeitos para um cantinho de paz.

velas cristais e incenso
Foto: ganeshaincense
  • Objetos afetivos

 Ter por perto fotos e objetos que lembrem situações felizes, pessoas amadas, viagens agradáveis sempre nos proporciona um estado mental positivo e tranquilo. Se você tem uma religião ou é ligado aos valores de alguma, ter em volta símbolos dela fazem bem. Livros do seu interesse – mas não ligados ao seu trabalho – podem estar disponíveis se você gosta de ler.

cantinho de leitura
Foto: cepaynasi
  • Natureza

Estar dentro ou perto de uma área onde há árvores, canto de pássaros, barulho de rio ou mar sempre faz bem ao nosso espírito. Caso não seja possível, plantas e pequenas fontes podem substituir. A madeira, o bambu, as fibras naturais também podem ser inseridos na decoração de um cantinho de paz.

Cantinho com plantas
Foto: Arquitetura do imóvel
  • Música

Muitas pessoas se sentem relaxadas com música suave e em baixo volume. Se for o seu caso, escolha as que lhe agradam e aproveite.

cantinho para relaxar com plantas
Foto: CasaAbril
  • Privacidade

Seu cantinho de paz em casa deve ser escolhido de forma que você não seja interrompido(a) todo o tempo ou que barulhos desagradáveis incomodem.

cantinho para relaxar verde
Foto: decoradornet
  • Atividades em um cantinho de paz

Uma massagem, um escalda pés, uma leitura agradável e leve, meditação, yoga – enfim, atividades relaxantes e prazerosas para você podem e devem ser exercidas no seu cantinho de paz.

escalda pés
Foto: gazeta-rs
  • Intenção

Não faz parte da decoração, mas é talvez o ponto mais importante para você ter o seu cantinho de paz. O ideal é que ele seja usado sempre com essa intenção de paz e relaxamento, de forma que ele se torne, na sua mente, a representação da tranquilidade que você precisa.

cantinho para relaxar
Foto: iazamoveisdemadeira

Muita paz para você. E tente envolver todos que moram com você a usarem o seu ou criarem os seus cantinhos de paz. Isso é extremamente saudável, ainda mais nos tempos complicados que estamos vivendo.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui