Quem me acompanha aqui e nas redes sociais sabe que moro sozinha. E isso já faz mais de 10 anos! Nesse tempo me mudei algumas vezes e posso lhe dizer, acrescentando o fato de que trabalho com projetos de decoração, como decorar a casa quando você vai morar sozinha (o).

Como decorar a casa quando você vai morar sozinha
Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Como decorar a casa quando você vai morar sozinha

Além de ser, muitas vezes, uma grande conquista, morar sozinha(o) tem inúmeras vantagens: A sensação de liberdade é a maior! Liberdade inclusive para decorar o seu apartamento ou casa como desejar.

sala estilo escandinavo móveis coloridos
Manter a simplicidade é uma boa ideia, principalmente em apartamento pequeno Foto: Notre Loft

Mas com tanta liberdade, isso pode ser um desafio. E há uns pontos que é importante ter em mente, pois o grau de liberdade que você terá depende muito das características do imóvel, do que você já tem, do seu orçamento e – se ele é alugado – do que diz o contrato de locação. Pensando nisso, preparei algumas dicas que você pode adaptar de acordo com seu estilo e possibilidades.

sala pequena
Móveis nos tamanhos necessários Foto: TokStok

O que priorizar

Definitivamente há coisas que são prioritárias e outras que podemos esperar ter dinheiro ou tempo. Fazer uma lista de prioridades facilita e organiza a sua vida! O que vai estar nessa lista depende do estado geral do imóvel, do que você já tem e dos seus hábitos.

Em linhas gerais, consertos na hidráulica ou elétrica são prioritários e o melhor é fazê-los antes da mudança.

cozinha pequena branco cinza e azul
Foto: Terra Vivadecora

Depois vem os grandes itens, como geladeira, fogão, cama, mesa, cadeiras, sofá etc., e os apetrechos mínimos para usá-los (roupa de cama, panelas, pratos, talheres etc.).

Não esqueça de considerar o espaço que você tem para cada compra que realizar: É melhor comprar o essencial, se “estabelecer” e depois ir fazendo as coisas mais devagar.

As cores

Para escolher as cores do seu lar é preciso – antes de sair pintando ou comprando coisas – analisar alguns pontos, como:

O tamanho dos ambientes e a quantidade de luz natural que entra por eles – Quanto menor o ambiente e a quantidade de luz natural que ele recebe, mais importante será escolher cores claras e luminosas para paredes e móveis.

Mulher sentada em sofá em sala clara
Foto de Gustavo Fring no Pexels

Cores mais escuras vão exigir maior quantidade e potência das lâmpadas que serão usadas.

As cores daquilo que você não pode, não quer ou não vai mudar – Pisos, armários e bancadas de cozinha e banheiro e móveis grandes que você já possui influenciam a harmonia de cores dos ambientes.

Pense em um tapete bege em um piso preto e o mesmo tapete em um piso branco para você entender o quanto a cor do piso influencia a decoração.

Tudo que você for manter e não vai modificar deve ser considerado.

Sala pequena com tijolinho branco
Foto: Muitochic

O contrato de locação – Ao menos aqui, no RJ, os apartamentos são entregues pintados de branco e o contrato diz que deverão ser devolvidos exatamente assim. Como você terá que pintar ao sair, pinte como quiser e repinte de branco ao sair. Mas veja sempre o que o contrato diz antes de fazer qualquer coisa no apartamento alugado.

O melhor é que a pintura das paredes seja feita algum tempo depois da mudança e da organização dos móveis, para que você se acostume com a casa antes de decidir.

Mesa de jantar com banco cadeiras azuis
Foto: Conexão Decor Vivadecora

Quer e pode trocar o piso?

Para quem busca conforto e praticidade, recomendo o piso vinílico. Além de fácil de limpar, o piso vinílico oferece maior isolamento térmico e acústico que outros revestimentos.

Em locais quentes outra boa opção é o porcelanato, um piso frio, que dura bastante, também fácil de limpar e que no verão é uma delícia pisar. Só evite os brilhantes nas áreas do banheiro e cozinha.

Em qualquer dos casos, uma compra que vai acrescentar beleza e aconchego é o tapete, que faz diferença no conforto tanto do estar como dos quartos. Hoje você tem inúmeras opções antialérgicas e fáceis de limpar – alguns até em casa.

Salas e Quartos

A decoração das paredes

Além da pintura, pense em papéis de parede. Eles são de colocação rápida, transformam, dão aconchego e sofisticação com baixo custo e, sendo bem colocados, não dão trabalho para retirar.

Quadros e fotos também preenchem com rapidez as paredes e prateleiras ou estantes são sempre bem-vindas para organizar a casa (no caso de locação, leia o contrato).

Sala com tijolinho e plantas estilo industrial
Foto: Casa-de-Valentina

Espelhos e plantas

É impossível pensar em uma casa sem espelhos e plantas.

Além da funcionalidade os espelhos, bem colocados, ampliam os espaços.

E a Natureza não só embeleza como melhora a qualidade do ar e promove tranquilidade.

Mulher deitada no quarto decorado com plantas
Foto de Marko Klaric no Pexels

No quarto, faça uma ótima organização do guarda-roupas :Padronize cabides, utilize divisórias nas gavetas, caixas organizadoras para itens menos usados, capas de proteção para peças delicadas, etc.

E é provável que você, mulher, queira ter uma penteadeira! Para mantê-la sempre organizada e limpa, utilize um organizador de maquiagem. Segundo Patrícia de Souza, editora de beleza do site Universo delas, além de manter os produtos divididos por categoria, o organizador de maquiagem mantém os cosméticos limpos e conservados.

penteadeira no quarto
Foto: dicasdecor

O Banheiro

Alguns recursos podem ser utilizados para manter o banheiro organizado, como o cesto para roupa suja, o repositor de papel higiênico vertical, caixas organizadoras de produtos e para material de limpeza. Evite manter perfumes e cosméticos no banheiro.

São bem-vindos os conjuntos de banheiro para algodão, escovas, lenços de papel, sabonete líquido, etc.

Banheiro cimento queimado e madeira
Foto: 1-Kindesign

Nele você também pode colocar (com cuidado para não atingir os canos de água) prateleiras e melhorar a iluminação, se necessário.

A cozinha

Hoje é fácil melhorar muito a aparência de azulejos usando tinta epóxi ou adesivos. Os armários também podem ser melhorados com tinta ou adesivos. Há uma enormidade de modelos com ótima qualidade e durabilidade no mercado.

Use potes organizadores para mantimentos, organizadores de gaveta para os talheres, prateleiras e ganchos para utensílios, sempre se certificando da posição da hidráulica para não atingir canos.

cozinha estilo provençal branca e madeira
Foto: Voceprecisadecor

Uma casa só permanece bem decorada com ótimos espaços para circulação e armazenamento, o que permite manter a organização com facilidade. Facilite e aproveite a sua nova vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui