Aprender como organizar o guarda-roupas é essencial, principalmente se o móvel é compacto ou se você mora em um apartamento pequeno.

Essa tarefa é muito relevante, tanto que você pode contratar um profissional especializado em organização de closet e guarda-roupas, o personal organizer, uma profissão que está crescendo no Brasil.

Como otimizar a organização do seu guarda-roupas - personal organizer guarda-roupas
Foto: blog.loft

Quem não pode ou não deseja contratar um profissional para organizar o guarda-roupas, pode aplicar algumas técnicas simples, mas eficientes, para deixar o móvel organizado.

Como otimizar a organização do seu guarda-roupas

Conseguindo mais espaço no guarda-roupas

A primeira sugestão é retirar todas as peças do armário, fazer uma limpeza e separar as roupas em perfeito estado das que precisam de reparos. Aproveite para selecionar as peças que não estão sendo usadas e envie-as para a doação ou venda.

O ideal é que você faça isso ao menos uma vez por ano.

caixa com roupas para doação
Lembre que roupas para doação não devem estar em péssimo estado. Pessoas vão usá-las (Foto: jornalbalcao)

O que fica nos cabides?

Para manter o guarda-roupas organizado e visualmente bonito, padronize os cabides. Escolha cabides do mesmo tamanho, formato, material (prefira os de madeira) e tonalidade.

Outra opção é escolher cabides diferentes para cada tipo de roupa (calças, camisas, vestidos etc.).

roupas no cabide
Foto: pporganizer

Pendure apenas as peças que não podem ser dobradas como agasalhos, peças de alfaiataria e vestidos. Cintos devem ter um cabide específico, preferencialmente nas laterais ou portas do guarda-roupas.

As calças podem ser separadas de acordo com o tecido como moletom, algodão, malha, sarja, alfaiataria ou jeans ou de acordo com a finalidade da peça (esporte, formal, casual). As calças sociais devem ficar em cabides, mas as demais – além de shorts e bermudas – podem ficar em gavetas se não houver espaço.

Não pendure peças de tricô ou crochê. Elas vão deformar com o tempo.

O que fica nas gavetas?

Para as gavetas menores, reserve uma para roupas íntimas como calcinhas e sutiãs ou cuecas e outra para meias. Você pode fazer ou comprar divisórias para gavetas para que as peças fiquem mais organizadas e fáceis de usar.

gaveta com divisórias para roupas pequenas
Foto: organizatop

Atenção especial para os sutiãs de bojo, que devem ser encaixados um atrás do outro para evitar que fiquem deformados.

Se necessário, use organizadores com divisões pequenas para lenços, calcinhas, cuecas, gravatas, óculos e relógios.

Pijamas, baby dolls e camisolas merecem uma gaveta ou caixa específica. Assim como roupas de praia.

Para as demais gavetas e prateleiras, separe as peças por tonalidade, das cores claras para as escuras, ou por modelo, como regata, t-shirt e blusa de manga comprida.

gaveta com peças íntimas
Foto: casapraticaqualita

Outra possibilidade é separar as roupas de acordo com a estação, sendo peças para a primavera e verão em uma metade do guarda-roupas e peças para o outono e inverno na outra.

Caso não haja tanto espaço, você pode deixar as roupas da estação embaixo e da estação oposta em cima.

Para facilitar ainda mais a organização, coloque etiquetas de identificação em cada gaveta. Assim você não precisa abrir todas para achar o modelo ou cor desejados.

O que fica em nichos?

Malas, bolsas e peças grandes, que ocupam muito espaço e são pouco usadas – como edredons acolchoados, podem ficar em nichos na parte superior do guarda-roupas.

bolsas no guarda-roupa
Foto: Socie

Agilizando o uso no dia a dia com caixas organizadoras

As roupas que você vai utilizar com pouca frequência podem ser guardadas nas áreas mais altas do guarda-roupa, em caixas organizadoras. As caixas para peças de vestuário devem possuir pequenos orifícios para que as peças “respirem”, prevenindo bolores e mau cheiro.

Essas caixas também podem ser usadas para organizar toalhas de rosto e banho ou roupas de cama. Para facilitar na hora do uso, guarde os jogos juntos.

jogo de lençóis no guarda-roupa
Foto: tudointeressante

E nada proíbe que você faça as suas próprias caixas organizadoras usando revisteiros, papelão, caixas não usadas, cestos de tecido ou vime etc.

Quem armazena os calçados dentro do guarda-roupas encontrará muita utilidade em um organizador de calçados vertical. Mas lembre-se que antes de guardar você deve higienizar a sola dos sapatos.

sapatos no guarda-roupa
Foto: ali express

Segundo Marcela Campos, personal organizer e colunista do Mago de Casa, existem diferentes modelos de organizadores de guarda-roupas: caixas de plástico ou tecido, organizadores penduráveis, cestas removíveis etc.

Roupas especiais

Para as roupas delicadas ou trajes utilizados apenas em eventos, pendure em cabides com capas de proteção que são confeccionadas em TNT e possuem transparência para facilitar a visualização das peças. Mantenha-as juntas na lateral mais difícil de alcançar, já que são menos usadas.

Mantendo as roupas

Para manter as roupas por mais tempo sempre siga as instruções das etiquetas nas lavagens.

Atenção especial para peças de couro: Após o uso, deixe um tempo fora do guarda-roupas e nunca as guarde úmidas. De tempos em tempos, hidrate o couro, passando um pano um pouco úmido e depois um pano seco. Em seguida, passe um algodão embebido em óleo de amêndoas. Deixe secar e guarde novamente.

manutenção de roupas de couro
Foto: oficinadeinverno

Todas essas recomendações podem ser aplicadas na organização do armário de bebê, criança, adulto ou casal, assim como em  closets de qualquer tamanho.

Está animada(o) para organizar seu guarda-roupas? Se não estiver, pense no tempo que você vai economizar todo dia procurando roupas em um guarda-roupas todo bagunçado! Vale a pena!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui