As paletas de cores mais queridas para decoração da casa são as que sugerem decoração em tons terrosos, sem dúvida.
Mas, quais são os tons terrosos?
Decoração em tons terrosos
Pensamos muitas vezes em cores, muitas neutras, tendendo para o ocre, areia, marrons, beges, mas a verdade é que existe uma enormidade de tons terrosos.
E muitos bastante vibrantes e ousados nas cores!
Tons terrosos seriam as cores que um solo pode ter, não é mesmo?
E olha só o que encontrei quando procurei “cor de solo” no google:
Desde o quase branco das praias até o preto, passando por uma grande variedade de beges, marrons, laranjas, vermelhos, cinzas e até azuis e verdes. Não é interessante?
Há um livro que categoriza os tons dos solos, o Munsell Soil Color Book, uma ferramenta que diversos profissionais usam para identificar a cor de solos, plantas e rochas, de acordo com o Sistema Munsell de cores – que usa o Matiz (a cor propriamente dita), o Valor (proporção de branco e preto) e o Croma (intensidade) para classificar uma cor.
Pela cor você consegue identificar inúmeras características do solo que são importantes para atividades como agricultura, engenharia etc.
Bem, isso tudo é só para dizer que tons terrosos de verdade são muitos mesmo!
A característica comum na decoração em tons terrosos é a sensação de aconchego que estas paletas oferecem.
No entanto, veja a diversidade de “climas” que os tons terrosos podem proporcionar:
Ambientes leves e tranquilos, tons neutros que dão um aconchego carinhoso e calmo:
Para conseguir esse clima, aposte em tons neutros, claros e com pouco contraste entre eles, quer dizer, escolha cores que não tenham grandes diferenças em luminosidade.
Ambientes vibrantes, em tons quentes médios, apropriados para a brincadeira e alegria
Para ter essa alegria e vibração aposte em tons terrosos alaranjados e rosados, com algum contraste e base clara. Cinzas, verdes e azuis são bem vindos.
Ambientes em cores ousadas e, mesmo assim, aconchegantes, perfeitos para os que querem expressar sua personalidade apaixonada, quente e vivaz
Uma ou mais cores terrosas bem saturadas em vermelho, roxo, laranja, amarelo (tons quentes) cria facilmente este clima apaixonado. Complete a paleta com tons mais neutros na quantidade que sentir apropriada.
Ambientes com predominância de terrosos frios, que trazem a sensação de nostalgia
Os cinzas e verdes atenuados produzem essa sensação nostálgica. Acrescente neutros claros para ter algum contraste.
Ambientes “sérios” que facilitam a introspecção e/ou intimidade
O clima intimista é conseguido com tons terrosos escuros, foscos, acinzentados. Acrescente alguns itens em tons neutros mais claros para trazer um pouco de luz.
Ambientes onde o aconchego está no prazer do acolhimento que nos transporta as casas antigas e cheias de carinho para receber a família e amigos
Os tons terrosos quentes e com luminosidade média reforçam o objetivo da decoração dos ambientes (essa cozinha com a parede em um cinza frio perderia bastante a característica acolhedora e carinhosa, percebe?)
Na cozinha abaixo os móveis em azul acinzentado quebram a predominância das cores terrosas quentes, equilibrando a paleta.
Ambientes onde o aconchego do romantismo fala mais alto
Você olha para este banheiro e pensa que parece um sonho, uma fantasia romântica. E é claro que, além da decoração, os tons terrosos e amadeirados, com pouco contraste entre si ajudam a criar essa sensação.
Agora que você já viu todas essas possibilidades, ao pensar em usar tons terrosos reflita: Afinal, o que você quer transmitir, que clima e/ou parte de sua personalidade quer imprimir aos seus ambientes com decoração em tons terrosos?
E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!
1)Caso tenha interesse em um projeto ou consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.
2) Acesse tbém nosso Facebook, Pinterest , Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!
Amo tons terrosos. Parabéns pela matéria primorosa! ✨
Amei esse artigo!!!